Previous Page  27 / 78 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 27 / 78 Next Page
Page Background

VOLEIBOL SENTADO

26

4.4. Estratégias específicas para realizar a aula ou a actividade

As estratégias são as formas utilizadas para maximizar a instrução:

- Enfatize a interacção social e atribuir a função de "ajudantes" aos jogadores para

participarem como guias e / ou suportes na prática individual;

- Dê tempo extra para completar tarefas;

- Faça uso do reforço positivo;

- Incorpore escrita e estratégias visando linguagem oral “pop quiz”;

- Dê instruções explícitas e repetidas;

- Forneça exemplos claros, definidores do comportamento que se espera;

- Seja paciente e flexível no planeamento;

- Desmultiplique as tarefas em etapas menores;

- Use demonstrações com frequência;

- Use constantemente formas de jogo;

- Forneça constantemente informação e exemplos práticos;

Use grupos com níveis diferenciados.

4.5. Estratégias para a inclusão

Para que os esforços de inclusão sejam

bem sucedidos, os treinadores neces-

sitam de:

- Estar cientes do tipo e da gravidade da

deficiência que a pessoa apresenta;

- Avaliar o tipo de actividade mais

aconselhável a realizar;

- Garantir que modificação nos equipa-

mentos é segura e realizável;

- Determinar as necessidades individuais

e/ou dos pares que garantam a inclusão

activa da pessoa com deficiência na

actividade ou no jogo.

Fig.10 - Acção de divulgação com utentes da

MAPADI e atletas do Clube Desportivo da Póvoa