VOLEIBOL SENTADO
26
4.4. Estratégias específicas para realizar a aula ou a actividade
As estratégias são as formas utilizadas para maximizar a instrução:
- Enfatize a interacção social e atribuir a função de "ajudantes" aos jogadores para
participarem como guias e / ou suportes na prática individual;
- Dê tempo extra para completar tarefas;
- Faça uso do reforço positivo;
- Incorpore escrita e estratégias visando linguagem oral “pop quiz”;
- Dê instruções explícitas e repetidas;
- Forneça exemplos claros, definidores do comportamento que se espera;
- Seja paciente e flexível no planeamento;
- Desmultiplique as tarefas em etapas menores;
- Use demonstrações com frequência;
- Use constantemente formas de jogo;
- Forneça constantemente informação e exemplos práticos;
Use grupos com níveis diferenciados.
4.5. Estratégias para a inclusão
Para que os esforços de inclusão sejam
bem sucedidos, os treinadores neces-
sitam de:
- Estar cientes do tipo e da gravidade da
deficiência que a pessoa apresenta;
- Avaliar o tipo de actividade mais
aconselhável a realizar;
- Garantir que modificação nos equipa-
mentos é segura e realizável;
- Determinar as necessidades individuais
e/ou dos pares que garantam a inclusão
activa da pessoa com deficiência na
actividade ou no jogo.
Fig.10 - Acção de divulgação com utentes da
MAPADI e atletas do Clube Desportivo da Póvoa




