ALISON E ÁLVARO SÃO OS NOVOS REIS DE ESPINHO
21-07-2019
A medalha de ouro no torneio de masculinos do Espinho Open 2019 / ActivoBank foi para a dupla brasileira Alison «Mamute» Cerutti/Álvaro Filho, que este ano contava apenas com uma vitória (Kuala Lumpur, 3*), e hoje venceu os seus compatriotas André Stein e George Wanderley, 5.ºs classificados no Campeonato do Mundo, por 2-1 (21-13, 15-21 e 15-9).
Alison Cerutti:
"Estamos muito felizes por esta medalha de ouro, pois jogámos juntos há apenas três meses. Tínhamos uma vitória numa etapa de três estrelas e, agora, o ouro é muito bom. Estamos a evoluir muito depressa e mostrar muita alegria dentro de campo.
Jogar aqui em Espinho é fantástico porque os portugueses são muito parecidos com os brasileiros e vivem estes jogos de Voleibol de Praia com o coração".
André Stein:
"No Campeonato do Mundo batemos na trave e conseguimos o 5.º lugar. Podia ter sido melhor. Já tínhamos alcançado a medalha de bronze, conseguimos a prata num país tão especial como é Portugal e creio que estamos a caminho de vencer o ouro proximamente.
Espinho é especial porque aqui a comida é muito boa, o que é muito importante para os atletas, e há muitos brasileiros, temos uma torcida muito grande e sentimo-nos em casa".
RÚSSIA ESTREIA-SE A VENCER EM ESPINHO
20-07-2019
A medalha de ouro na 11.ª edição do torneio de femininos do Espinho Open 2019 / ActivoBank. foi para a surpreendente dupla da Rússia - país que venceu pela primeira vez em Espinho -, com Makroguzova/Kholomina a impor-se (2-0: 21-17 e 21-16) às norte-americanas Claes e Sponcil.
"É claro que estamos muito contentes e agradecemos a Portugal a oportunidade que tivemos de mostrar o valor da nossa dupla.
Esta vitória é colectiva: é das jogadoras, mas também do treinador, do nosso manager e da família, claro, que sempre nos apoiaram", destacou Nadezda Makroguzova.
É a primeira vitória desta dupla numa etapa de quatro estrelas do Circuito Mundial, após o triunfo em Anapa, Rússia (1 estrela) e no Campeonato da Europa de Sub-22, ambos em 2018.
CAMPEÕES IMPÕEM-SE NO ESPINHO OPEN
19-07-2019
O Quadro Principal de masculinos do Espinho Open 2019 / ActivoBank - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) entra amanhã numa fase decisiva com os jogos que culminarão no apuramento para as meias-finais da prestigiada competição.
Hoje acabou por ser um dia atípico, um dia que, como o tempo, ficou marcado por altos e baixos, por superações e esperanças perdidas, principalmente quem tem sonhos olímpicos, já que Espinho oferece aos vencedores pontos preciosos no caminho rumo a Tóquio 2020.
Roberto Reis/Fabrício «Kibinho» Silva, campeões nacionais em título, e Hugo Campos/João Pedrosa, as duplas presentes no Quado Principal, acabaram por deixar mais cedo a prova ao perderem dois jogos consecutivos.
LER+ (Masculinos) | LER+ (Femininos)
ROBERTO/KIBINHO E HUGO/JOÃO CONTRA OS MELHORES DO MUNDO
18-07-2019
O Quadro Principal de masculinos do Espinho Open 2019 / ActivoBank - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) arranca amanhã na Praia da Baía com duas duplas portuguesas, formadas por Roberto Reis/Fabrício «Kibinho» Silva, campeões nacionais em título, e Hugo Campos/João Pedrosa, jovens promessas.
Kibinho apela ao público português para apoiar as duplas nacionais (ver aqui) e revela as esperanças da sua equipa relativamente ao desempenho numa competição deste calibre:
"As expectativas são sempre as melhores possíveis. Estamos consientes de que vamos enfrentar duplas que lutam por uma vaga olímpica e que são profissionais do Voleibol de Praia, enquanto nós somos do indoor e só jogamos na praia durante o Verão, mas estamos prontos para honrar as cores portuguesas".
Januário Alvar e Fabrício Barros, que competiram na Fase de Qualificação, foram afastados (0-2: 8-21 e 17-21) da competição pela dupla cubana Sergio Gonzalez/Luis Reyes, que participou recentemente na última edição do Campeonato do Mundo e no Open de Varsóvia, de quatro estrelas, tantas quantas a do Espinho Open / ActivoBank.
Os portugueses entraram mal no jogo e nunca conseguiram ultrapassar o bloco de Gonzalez nem suster o ataque de Reyes no primeiro set.
No segundo parcial, já com outra postura, a dupla lusitana equilibrou o jogo (5-5, 14-14), acabando os cubanos por se revelar mais incisivos na recta final do segundo set.
MARATONA DE JOGOS NO ESPINHO OPEN 2019
17-07-2019
O Espinho Open 2019 - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) apresenta amanhã uma verdadeira maratona de jogos: a Fase de Qualificação de masculinos junta-se ao Quadro Principal dos femininos, com as duplas que se apuraram hoje na Fase de Qualificação - ver informações sobre estes jogos aqui - a defrontarem os pesos pesados do Voleibol mundial nas areias da Praia da Baía, na cidade de Espinho.
Pereyra/Gallay (Argentina), J. J. Zeng/M.M. Lin (China), Lehtonen/Ahtiainen (Finlândia), Bieneck/Schneider e Ludwig/Kozuch (Alemanha), Arvaniti/Karagkouni (Grécia), Suzuki/Nagata (Japão), Dabizha/Rudykh (Rússia) são as duplas que completaram vitoriosas o dia de hoje, com destaque para a dupla chinesa, que afastou as famosas Talita e Taiana.
Com o afastamento* de Calado/Mafalda na fase de qualificação, Portugal estará amanhã representado no Quadro Principal por Vanessa Paquete/Beatriz Pinheiro e Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
Em masculinos, o Voleibol de Praia português está representado no Espinho Open 2019 pelas duplas Roberto Reis/Fabrício «Kibinho» Silva, campeões nacionais em título, e Hugo Campos/João Pedrosa, 17.ºs classificados no Europeu 2019 de Sub-20, no Quadro Principal, e por Januário Silva/Fabrício Barros, na Fase de Qualificação.
ESPINHO CONTINUA LEGADO DA FIVB
Conhecida como a capital do voleibol em Portugal e lar de nove clubes desportivos portugueses, Espinho regressa ao Circuito Mundial de Voleibol de Praia da FIVB pela terceira vez consecutiva e pela 16ª vez no geral.
O Open de Espinho em masculinos e femininos vai decorrer de 17 a 21 de julho na Praia da Baía.
Estância balnear no Oceano Atlântico, Espinho é um dos principais locais da FIVB World Tour e vem logo atrás de Gstaad, Suíça (19ª edição), Klagenfurt, Áustria (18ª), Rio de Janeiro (18ª) e Marselha, França (16ª) na organização de eventos internacionais de Voleibol de Praia.
O Open de Espinho 2019 vai quebrar um empate com Berlim e Stavanger, na Noruega, na lista dos sites mais populares do World Tour, já que as três cidades atualmente ocupam o quinto lugar na lista dos sites de todos os tempos da FIVB.
Os melhores resultados de uma equipa portuguesa em Espinho foram o quinto lugar em masculinos de 1998 por João Brenha / Miguel Maia e o sétimo lugar em femininos, em 2000, por Cristina Pereira / Maria Schuller. Ambas as equipas classificam-se como as melhores duplas de Voleibol de Praia de Portugal ao longo da história.
Brenha / Maia, a única dupla a ganhar uma medalha de ouro no FIVB World Tour (1998, Ostende, Bélgica e Moscovo 1999, Rússia), disputou três olimpíadas e terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e Sydney 2000.
Pereira e Schuller, que ficaram em nono lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, são a única dupla feminina portuguesa a avançar para uma semifinal do FIVB World Tour (2000 em Dalian, China).
Segue-se uma lista das últimas duplas medalha de ouro de Espinho:
Masculinos
1995 - Roberto Lopes/Franco Neto, Brasail
1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh, EUA
1997 - Jan Kvalheim/Bjorn Maaseide, Noruega
1998 - Jose Loiola/Emanuel, Brasil
1999 - Loiola/Emanuel, Brasil
2000 - Ze Marco/Ricardo, Brasil
2001 - Loiola/Ricardo, Brasil
2002 - Stein Metzger/Kevin Wong, EUA
2003 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2004 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2005 - Julius Brink/Kjell Schneider, Alemanha
2006 - Brink/Christoph Dieckmann, Alemanha
2007 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2017 - Vitor Felipe/George Wanderley, Brasil
2018 - Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, Letónia
Femininos
1995 - Holly McPeak/Nancy Reno, EUA
1996 - Sandra Pires/Jackie Silva, Brasil
1997 - Monica Rodrigues/Adriana Samuel, Brasil
1998 - Barbra Fontana/Hanley, EUA
1999 - Annette Davis/Jenny Jordan, EUA
2000 - Liz Masakayan/Elaine Youngs, EUA
2001 - Misty May-Treanor/Kerri Walsh Jennings, EUA
2005 - May-Treanor/Walsh Jennings, EUA
2007 - Juliana Felisberta/Larissa Franca, Brasil
2018 - Mariafe Artacho/Taliqua Clancy, Austrália