19-JULHO-2019
CAMPEÕES IMPÕEM-SE
NO ESPINHO OPEN

O Quadro Principal de masculinos do Espinho Open 2019 / ActivoBank - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) entra amanhã numa fase decisiva com os jogos que culminarão no apuramento para as meias-finais da prestigiada competição.

Hoje acabou por ser um dia atípico, um dia que, como o tempo, ficou marcado por altos e baixos, por superações e esperanças perdidas, principalmente quem tem sonhos olímpicos, já que Espinho oferece aos vencedores pontos preciosos no caminho rumo a Tóquio 2020.

Roberto Reis/Fabrício «Kibinho» Silva, campeões nacionais em título, e Hugo Campos/João Pedrosa, as duplas presentes no Quado Principal, acabaram por deixar mais cedo a prova ao perderem dois jogos consecutivos.

Roberto Reis e Kibinho foram afastados pelos campeões em título do torneio: Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs (Letónia).
"Estamos extremamente gratos por esta participação no Espinho Open, mas sabemos que para disputar jogos deste nível temos de andar muito mais lá por fora, disputando etapas do World Tour.
Vemos aqui duplas muito boas, mas também nos apercebemos que não há impossíveis e acreditamos que se tivéssemos feito como em anos anteriores, em que começámos mais cedo a nossa praparação para a praia, disputando algumas etapas fora do País, poderíamos vir a alcançar alguns resultados diferentes e até superarmos as expectativas. Contudo, a época de Indoor foi muito desgastante e e acabámos por treinar para a praia apenas duas ou três semanas, o que é muito pouco para obter resultados significat
ivos". reconheceram.

Hugo Campos e João Pedrosa, jovens promessas do Voleibol de Praia nacional, acabaram por ter a mesma sorte dos seus compatriotas mais experientes, tendo cedido (0-2: 8-21 e 17-21) frente aos holandeses Varenhorst e Van de Velde.
Ver declarações da dupla lusitana aqui

Destaque ainda para a espectacularidade (e a envolvência) dos jogos das duplas brasileiras, como saliência para o jogo entre André/George e Alison «Mamute»/Álvaro filho, que terminou com o resultado de 2-1 (24-22, 17-21 e 15-13) e empolgou um público entusiasta e vibrante que aproveitou bem a melhoria das condições atmosféricas durante a tarde de hoje.

Após os eventos em Portugal e no Canadá, a FIVB realizará etapas do World Tour de 24 a 28 de Julho no Japão e em Itália. O Tóquio Open será uma competição-teste para os Jogos Olímpicos de 2020, tanto para masculinos como para femininos.

Ver calendário aqui

As equipas vencedoras desta edição do Espinho Open amealharão prémios pecuniários, bem como 800 pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, agendados para o Japão. 

A Sport TV vai transmitir em directo as meias-finais, os jogos de atribuição do 3.º e do 4.º lugar e as finais.

No dia 21 de Julho (domingo)
Meias-finais – 11h00 e 12h00
Jogo 3.º e 4.º lugar – 16h00
FINAL – 17h15

Mais informações detalhadas/fotos/resultados em www.fpvoleibol.pt/openespinho2019

Em termos globais, o Espinho Open 2019 será a 16.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 11.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense.
Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro.

Lista das medalhas de ouro do Espinho Open

Masculinos
1995 - Roberto Lopes/Franco Neto, Brasil
1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh, EUA
1997 - Jan Kvalheim/Bjorn Maaseide, Noruega
1998 - José Loiola/Emanuel, Brasil
1999 - Loiola/Emanuel, Brasil
2000 - Zé Marco/Ricardo, Brasil
2001 - Loiola/Ricardo, Brasil
2002 - Stein Metzger/Kevin Wong, EUA
2003 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2004 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2005 - Julius Brink/Kjell Schneider, Alemanha
2006 - Brink/Christoph Dieckmann, Alemanha
2007 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2017 - Vítor Felipe/George Wanderley, Brasil
2018 - Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, Letónia

No Espinho Open 2018, igualmente de 4**** do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, as grandes vencedoras foram as duplas Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs (Letónia) e Taliqua Clancy e Artacho Del Solar (Austrália).

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS