18-JULHO-2019
ROBERTO/KIBINHO E HUGO/JOÃO
CONTRA OS MELHORES DO MUNDO

O Quadro Principal de masculinos do Espinho Open 2019 / ActivoBank - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) arranca amanhã na Praia da Baía com duas duplas portuguesas, formadas por Roberto Reis/Fabrício «Kibinho» Silva, campeões nacionais em título, e Hugo Campos/João Pedrosa, jovens promessas.

Kibinho apela ao público português para apoiar as duplas nacionais (ver aqui) e revela as esperanças da sua equipa relativamente ao desempenho numa competição deste calibre:
"As expectativas são sempre as melhores possíveis. Estamos consientes de que vamos enfrentar duplas que lutam por uma vaga olímpica e que são profissionais do Voleibol de Praia, enquanto nós somos do indoor e só jogamos na praia durante o Verão, mas estamos prontos para honrar as cores portuguesas".

Januário Alvar e Fabrício Barros, que competiram na Fase de Qualificação, foram afastados (0-2: 8-21 e 17-21) da competição pela dupla cubana Sergio Gonzalez/Luis Reyes, que participou recentemente na última edição do Campeonato do Mundo e no Open de Varsóvia, de quatro estrelas, tantas quantas a do Espinho Open / ActivoBank.
Os portugueses entraram mal no jogo e nunca conseguiram ultrapassar o bloco de Gonzalez nem suster o ataque de Reyes no primeiro set.
No segundo parcial, já com outra postura, a dupla lusitana equilibrou o jogo (5-5, 14-14), acabando os cubanos por se revelar mais incisivos na recta final do segundo set.

Januário Alvar destacou:
"Entrámos tarde no jogo e o primeiro set foi dominado pelos nossos adversários. No segundo set, entrámos bem, melhorámos no bloco e equilibrámos o jogo.
A este nível, pesa muito a diferença de treinos e nota-se que eles estão mais adiantados na sua preparação, tendo disputado já outras etapas do World Tour
".

Ver mais declarações aqu

Em relação à concorrência estrangeira, os campeões masculinos em 2018, Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, da Letónia, estão de regresso para defender o seu título.
Na edição deste ano, quem sofrer duas derrotas consecutivas no Quadro Principal será automaticamente afastado da prova.

Após os eventos em Portugal e no Canadá, a FIVB realizará etapas do World Tour de 24 a 28 de Julho no Japão e em Itália. O Tóquio Open será uma competição-teste para os Jogos Olímpicos de 2020, tanto para masculinos como para femininos.

Na última etapa do Circuito Mundial (Swatch Major Gstaad), os noruegueses Anders Mol e Christian Sorum conquistaram a medalha de ouro em masculinos.

Os jogos de amanhã começam às 08h30. Ver calendário aqui

As equipas vencedoras desta edição do Espinho Open amealharão prémios pecuniários, bem como 800 pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, agendados para o Japão. 

 A Sport TV vai transmitir em directo as meias-finais, os jogos de atribuição do 3.º e do 4.º lugar e as finais.

No dia 21 de Julho (domingo)
Meias-finais – 11h00 e 12h00
Jogo 3.º e 4.º lugar – 16h00
FINAL – 17h15

Mais informações detalhadas/fotos/resultados em www.fpvoleibol.pt/openespinho2019

Em termos globais, o Espinho Open 2019 será a 16.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 11.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense.
Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro.

Lista das medalhas de ouro do Espinho Open

Masculinos
1995 - Roberto Lopes/Franco Neto, Brasil
1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh, EUA
1997 - Jan Kvalheim/Bjorn Maaseide, Noruega
1998 - José Loiola/Emanuel, Brasil
1999 - Loiola/Emanuel, Brasil
2000 - Zé Marco/Ricardo, Brasil
2001 - Loiola/Ricardo, Brasil
2002 - Stein Metzger/Kevin Wong, EUA
2003 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2004 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2005 - Julius Brink/Kjell Schneider, Alemanha
2006 - Brink/Christoph Dieckmann, Alemanha
2007 - Emanuel/Ricardo, Brasil
2017 - Vítor Felipe/George Wanderley, Brasil
2018 - Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, Letónia

No Espinho Open 2018, igualmente de 4**** do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, as grandes vencedoras foram as duplas Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs (Letónia) e Taliqua Clancy e Artacho Del Solar (Austrália).

Nessa 15.ª edição de masculinos, os letões superaram (2-1: 21-13, 19-21 e 22-20) na final os brasileiros Ricardo Santos e Gustavo Albrecht, num jogo que empolgou o público e que perdurará certamente na memória de todos aqueles que lotaram o estádio montado na Praia da Baía, criando uma animação extra num excelente espectáculo de Voleibol de Praia e augurando um futuro promissor à etapa espinhense, após um hiato de 10 anos.

Para além do excelente ambiente criado à volta do Espinho Open pelos sponsors e/ou parceiros da FPV, como Honda, Lidl, Hospital de Santa Maria (presentes com Stands na competição), ActivoBank, Kinder + Sports, Mikasa, Vitalis, AFF Sports, 4ntep e, sobretudo, Câmara de Espinho, entre outros, saliente-se o regresso à Capital do Voleibol de Praia de dois ícones da modalidade.

O primeiro foi o já mencionado Ricardo Santos, de 43 anos, nome indissociável da competição espinhense. Com 11 presenças no Espinho Open, oito medalhas, sendo cinco de ouro, o brasileiro é já uma lenda viva da história da competição portuguesa e do Voleibol de Praia mundial.

A outra personalidade presente foi a inevitável Kerri Walsh Jennings. Aos 39 anos, a norte-americana, de 1.88 metros de altura, é um dos nomes maiores do Voleibol de Praia mundial, tendo sido, entre outros êxitos relevantes, tricampeã olímpica (2004, 2008 e 2012), com Misty May, com quem venceu por duas vezes em Espinho (2001 e 2005).

As duplas portuguesas presentes no Quadro Principal, Gabriela Coelho / Vanessa Paquete e Roberto Reis / Fabrício Silva (Kibinho) classificaram-se ambas no 17.º lugar, tendo somado 320 pontos cada uma no ranking da FIVB.
Na Fase de Qualificação, os portugueses não foram tão felizes. Luís Gomes e José Silva perderam com os sérvios Kolaric e Basta e Luís Freitas e Tiago Pereira com os holandeses Dirk Boehlé e Steven Van de Velde.
Joana Gonzalez/Daniana Esteves Maria Tinoco/Rita Fernandes foram eliminadas respectivamente pelas polacas Gruszczynska e Wachowicz e pelas letãs Alise Lece e Ilze Liepinlauska, enquanto a dupla brasileira Ana Patrícia/Rebecca Silva superou Brígida Ferreira/Daniela Loureiro. 

Resultados, classificações e fotos de 2018 aqui / Mais informações aqui

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS