![]() |
|||
O Espinho Open 2019 - etapa de 4 estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB BeachVolley World Tour) apresenta amanhã uma verdadeira maratona de jogos: a Fase de Qualificação de masculinos junta-se ao Quadro Principal dos femininos, com as duplas que se apuraram hoje na Fase de Qualificação - ver informações sobre estes jogos aqui - a defrontarem os pesos pesados do Voleibol mundial nas areias da Praia da Baía, na cidade de Espinho. Pereyra/Gallay (Argentina), J. J. Zeng/M.M. Lin (China), Lehtonen/Ahtiainen (Finlândia), Bieneck/Schneider e Ludwig/Kozuch (Alemanha), Arvaniti/Karagkouni (Grécia), Suzuki/Nagata (Japão), Dabizha/Rudykh (Rússia) são as duplas que completaram vitoriosas o dia de hoje, com destaque para a dupla chinesa, que afastou as famosas Talita e Taiana.
Com o afastamento* de Calado/Mafalda na fase de qualificação, Portugal
estará amanhã representado no Quadro Principal por Vanessa
Paquete/Beatriz Pinheiro e Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
Juliana Antunes, a experiente jogadora do Leixões SC,
campeão de Indoor, destaca: Horário das duplas portuguesas (18 de Julho) - Campo Central
Quadro Principal - femininos
Qualificação - masculinos Os jogos de amanhã começam às 08h00. Ver calendário aqui As equipas vencedoras de masculinos e femininos desta edição do Espinho Open amealharão prémios pecuniários, bem como pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, agendados para o Japão. Quanto à participação portuguesa no dia de hoje, e numa missão praticamente impossível frente às experientes helénicas, Matilde Rodrigues e Mafalda Porto lutaram até à exaustão: 0-2 (19-21 e 5-21).
Embora não tenham entrado bem no jogo, realizaram uma excelente
recuperação no primeiro set, que as levou a discutir a vitória até aos
19-21 finais. As checas Barbora Hermannova e Marketa Slukova, que participaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, são cabeças-de-série em Espinho. Desde que se formou, no final de 2015, a dupla Hermannova/Slukova registou quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze no World Tour. Anteriormente, Slukova, que também jogou nas Olimpíadas de 2012, conta com duas medalhas de ouro e uma de bronze no World Tour, enquanto Hermannova conseguiu subir no pódio uma vez. Por seu turno, Ana Patrícia Silva Ramos/Rebecca Cavalcanti Barbosa Silva já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze no Circuito Mundial desde Outubro de 2018, incluindo um terceiro lugar no torneio suíço de Gstaad cinco estrelas na semana passada. Ana Patrícia, de 21 anos, também é campeã olímpica da juventude em 2014 e duas vezes campeã mundial Sub-21, ao lado de Eduarda Santos Lisboa (Duda). Duda, de 20 anos, tricampeã mundial Sub-19, e sua actual companheira de equipa, Agatha Bednarczuk, de 36 anos, campeã mundial de 2015 e medalhista olímpica de 2016, ocupam o terceiro lugar no ranking preliminar de Espinho. Agatha e Duda conquistaram quatro medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze no World Tour.
Dotado com um prize money de 300.000 dólares, o Espinho Open
arranca em pleno com a fase de qualificação de
femininos. Seguem-se os jogos do Quadro Principal (fase de grupos e
eliminatórias) na quinta e sexta-feira e as finais no sábado. A Sport TV vai transmitir em directo as meias-finais, os jogos de atribuição do 3.º e do 4.º lugar e as finais.
No dia 20 de Julho (sábado) -
Femininos
No dia 21 de Julho (domingo) –
Masculinos Os campeões masculinos em 2018, Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, da Letónia, estão de regresso para defender o seu título, mas as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy não participam na edição deste ano, pelo que o torneio de femininos terá novas campeãs. Após os eventos em Portugal e no Canadá, a FIVB realizará etapas do World Tour de 24 a 28 de Julho no Japão e em Itália. O Tóquio Open será uma competição-teste para os Jogos Olímpicos de 2020, tanto para masculinos como para femininos. Na última etapa do Circuito Mundial (Swatch Major Gstaad), os noruegueses Anders Mol e Christian Sorum conquistaram a medalha de ouro em masculinos e as norte-americanas Alix Klineman e April Ross subiram ao topo do pódio de femininos. Mais informações detalhadas/fotos/resultados em www.fpvoleibol.pt/openespinho2019
Em termos globais, o Espinho Open 2019 será a 16.ª edição da etapa
espinhense de masculinos e a
11.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram nomes como
Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público
espinhense. Lista das medalhas de ouro do Espinho Open
Masculinos
Femininos No Espinho Open 2018, igualmente de 4**** do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, as grandes vencedoras foram as duplas Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs (Letónia) e Taliqua Clancy e Artacho Del Solar (Austrália). Nessa 15.ª edição de masculinos, os letões superaram (2-1: 21-13, 19-21 e 22-20) na final os brasileiros Ricardo Santos e Gustavo Albrecht, num jogo que empolgou o público e que perdurará certamente na memória de todos aqueles que lotaram o estádio montado na Praia da Baía, criando uma animação extra num excelente espectáculo de Voleibol de Praia e augurando um futuro promissor à etapa espinhense, após um hiato de 10 anos. Para além do excelente ambiente criado à volta do Espinho Open pelos sponsors e/ou parceiros da FPV, como Honda, Lidl, Hospital de Santa Maria (presentes com Stands na competição), ActivoBank, Kinder + Sports, Mikasa, Vitalis, AFF Sports, 4ntep e, sobretudo, Câmara de Espinho, entre outros, saliente-se o regresso à Capital do Voleibol de Praia de dois ícones da modalidade. O primeiro foi o já mencionado Ricardo Santos, de 43 anos, nome indissociável da competição espinhense. Com 11 presenças no Espinho Open, oito medalhas, sendo cinco de ouro, o brasileiro é já uma lenda viva da história da competição portuguesa e do Voleibol de Praia mundial. A outra personalidade presente foi a inevitável Kerri Walsh Jennings. Aos 39 anos, a norte-americana, de 1.88 metros de altura, é um dos nomes maiores do Voleibol de Praia mundial, tendo sido, entre outros êxitos relevantes, tricampeã olímpica (2004, 2008 e 2012), com Misty May, com quem venceu por duas vezes em Espinho (2001 e 2005).
As duplas portuguesas presentes no Quadro Principal, Gabriela Coelho /
Vanessa Paquete e Roberto Reis / Fabrício Silva (Kibinho)
classificaram-se ambas no 17.º lugar, tendo somado 320 pontos cada uma
no ranking da FIVB. Resultados, classificações e fotos de 2018 aqui / Mais informações aqui
|