01-ABRIL-2017
AVC VENCE GC VILACONDENSE
E APURA-SE PARA A FINAL DA TAÇA


 

O AVC Famalicão apurou-se para a final da Taça de Portugal, a disputar amanhã (16h00) – com transmissão em directo na Sport TV – ao vencer hoje, por 3-0 (25-11, 25-16 e 25-20) o GC Vilacondense, líder da Série dos Primeiros da II Divisão, nas meias-finais da Final 4, a decorrer no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.

O primeiro set foi decidido quase no início. Com a calma própria dos campeões nacionais em título, o AVC Famalicão chegou com facilidade a uma vantagem substancial (5-0, 8-1), fruto dos serviços de Vanessa Rodrigues e da segurança no ataque/bloco de Luana Gomes e Sthéfanie Tiele.
Pelo contrário, a aguerrida equipa vilacondense demorou a acalmar-se e, quando procurou assentar o seu jogo, viu que já era demasiado tarde (19-4), de nada valendo o serviço directo de Joana Fonseca.
Um ataque logo seguido de um serviço directo de Ana Freches ainda amenizou a diferença, mas o AVC selou o parcial com o resultado de 25-11, com um bloco de Ana Rita Novais. 

O segundo set foi totalmente diferente. O GC Vilacondense reagiu bem a uma desvantagem inicial (0-2) e, com as acções de Ana Macedo junto à rede, chegou em vantagem ao primeiro tempo técnico (8-7).
Com Yana Shevchuk a servir e Ana Novais a atacar, o AVC deu a volta ao marcador (13-10, 16-11) e, pese embora a réplica dada pela jovem equipa vilacondense, liderada em campo pela experiente Ana Freches, partiu para novo triunfo, selado pela capitã Luana Gomes: 25-16.

O terceiro parcial foi novamente equilibrado no seu início (4-4), mas Yana Shevchuk logrou dar vantagem às famalicenses à chegada à primeira paragem obrigatória (8-6).
Um serviço directo da número 11 do AVC cavou ainda mais o fosso pontual (11-6), praticamente sentenciando o jogo, que terminaria com o triunfo do AVC por 25-20.

Ana Rita Novais e Ana Freches foram as melhores pontuadoras do jogo, ambas com 12 pontos. Ver estatística aqui

Rogério Paula, Treinador do AVC Famalicão:
"Tínhamos traçado para este jogo um ritmo forte, que nos permitisse comandar o jogo e as atletas cumpriram à risca o que estava estipulado e tiveram um mérito incrível na vitória.
Agora, estamos na final e não interessa quem vamos defrontar porque estamos preparados para esse jogo.
Estou muito grato à Direcção do clube por ter confiado no meu trabalho e o que posso assegurar é que estamos a construir uma equipa vencedora".

Luana Gomes, Capitã do AVC:
"O treinador tinha-nos pedido para jogarmos com calma e foi o que fizemos, não perdendo a concentração em momento algum do jogo. Quando se chega a uma Final Four, qualquer equipa pode ganhar e estivemos sempre cientes disso, nunca achando que a vitória estava assegurada.
Amanhã é um novo jogo e os dois finalistas estarão no mesmo plano para conquistar o troféu.
Na época passada vencemos tudo, mas todos os anos são diferentes e esta época nunca nos sentimos pressionadas para vencer as competições, embora lutemos sempre por isso. Esta época as equipas reforçaram-se bem e o que eu posso dizer é que é um prazer imenso jogar num campeonato tão equilibrado".

Ana Freches, melhor pontuadora do GC Vilacondense:
"Sabíamos que a diferença entre as duas equipas era grande. No campeonato da II Divisão não defrontámos nenhuma equipa tão forte e foi impossível equilibrar o jogo.
Estou muito feliz por estas miúdas pois chegar aqui e defrontar uma equipa tão forte como o AVC é um prémio para a boa época que estamos a realizar. Foi como que um rebuçado para o trabalho que estas jogadoras e equipa técnica estão a realizar.

Paulo Silva, Treinador do GC Vilacondense:
"Foi muito difícil a equipa habituar-se a jogar a este nível, daí o desnível no resultado do primeiro set.
Quando ficaram menos nervosas, as nossas jogadoras conseguiram mostrar algum do seu valor e dar luta, a espaços,  a um adversário tão forte.
No fundo, valeu pela experiência de disputarem uma Final 4, pois estas jovens jogadoras mereceram plenamente chegar aqui pela dedicação e entrega ao trabalho que têm evidenciado".

Resultados em www.fpvoleibol.pt/resultados_voleibol.php

Árbitros dos jogos aqui

Informações adicionais: www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS