31-MARÇO-2017
FINAL 4 DA TAÇA DE PORTUGAL
É UM MOMENTO MÁGICO E ÚNICO


 

A Final Four da Taça de Portugal de seniores femininos 2016/2017 foi hoje formalmente apresentada em Conferência  de Imprensa realizada no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, onde amanhã o Atlético Voleibol Clube de Famalicão, a Escola Pedro Eanes Lobato, o Ginásio Clube Vilacondense e o Leixões Sport Club iniciam a disputa do troféu que glorifica o vencedor da prova-rainha do Voleibol nacional.

Num aspecto todos parecem estar de acordo: Todas as equipas têm hipóteses de erguer o troféu que recompensa o momento mágico que é a Taça de Portugal, pelo que o desejo é que o pavilhão fique cheio e apoie esta competição de femininos com o entusiasmo com que sempre acolheu as competições de Voleibol, sobretudo nas competições internacionais de Voleibol, como fases de apuramento para o Campeonato da Europa e jogos da Liga Mundial (Sel. Nac. Seniores Masculinos) e, mais recentemente, a fase de Qualificação para o Europeu 2017 (Sel. Nac. Seniores femininos), que contou, mais uma vez, com o apoio de um público entusiástico e conhecedor da modalidade.

No fundo, todos querem vencer e desejam que esta fase final concentrada da Taça de Portugal seja marcada por bons espectáculos, que agradem tanto ao público que se deslocar ao pavilhão como aos telespectadores do Volei TV e da Sport TV, e que constitua uma promoção do Voleibol nacional, do fair-play e um estímulo para a prática do Desporto por parte dos mais jovens.

Luís Diamantino, Vice-Presidente da autarquia poveira, e também responsável pelo pelouro do Desporto, deu as boas-vindas às equipas:
"É com enorme prazer que a Câmara Municipal acolhe esta Final Four e estamos agradecidos à Federação Portuguesa de Voleibol por ter escolhido a Póvoa de Varzim para a sua realização.
A Póvoa de Varzim já se habituou a ter aqui as selecções nacionais, a estagiar ou a jogar, e já podemos considerar que estamos na Casa do Voleibol.
Apostamos no turismo desportivo e temos atletas que são referência em várias modalidades e, embora tenhamos muitas infra-estruturas, já começa a haver pouco espaço para tantas actividades desportivas.
Esperamos que esta Final Four sirva de motivação e estímulo aos mais jovens, que com certeza desejam poder vir a estar no lugar destas atletas.
À Federação quero assegurar que sempre que precisar da Câmara, estaremos aqui de braços abertos".

Teodemiro Carvalho, Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), salientou:
"Agradeço a presença das equipas e dos representantes da Comunicação Social e à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que tem sido um parceiro excelente na realização de competições nacionais e internacionais, como o Torneio dos 60 Anos da FPV, apuramentos para Europeus e Liga Mundial.
Em nome da Federação, agradeço a continuidade da parceria que nos permite usufruir deste belíssimo pavilhão, que, acredito, vai estar repleto de público neste fim-de-semana. Desejo a todas equipas boa sorte e a realização de bons espectáculos e parabéns a todas por terem aqui chegado, embora nem todas possam levar para casa este troféu, que é uma réplica um pouco maior da primeira Taça de Portugal de Voleibol [1972-1973]".

Quanto aos principais protagonistas desta Final 4 da Taça de Portugal...

Luana Gomes, Capitã do AVC Famalicão:
"É uma competição especial, pois a atmosfera que envolve a Taça de Portugal é única. É muito bom para todas as equipas que esta Final 4 seja realizada aqui na Póvoa de Varzim porque o pavilhão terá hipótese de encher com adeptos, familiares e mesmo atletas das equipas de formação dos clubes.
Parabéns as todas as equipas por estarem aqui. Todas têm as mesmas hipóteses de conquistar a Taça. Pela nossa parte, estamos superconfiantes e focadas no mesmo objectivo, que é a conquista da Taça.
Está tudo reunido para a realização de bons espectáculos".

Rogério Paula, Treinador do AVC Famalicão:
"Estamos gratos por a Federação estar a valorizar, com a realização desta Final 4, o Voleibol feminino. A Federação tem-se empenhado em que as competições de femininos tenham qualidade e categoria dentro e fora do campo.
Quando cheguei ao AVC, encontrei uma equipa com um espírito solto, liberto e sinto confiança e tranquilidade naquela que é, ainda que há poucos dias, a minha equipa.
Essa confiança provém do trabalho que as jogadoras fizeram com a anterior equipa técnica e vamos tentar transformar isso num resultado positivo, que é a conquista da Taça".

Daniana Esteves, Capitã da Escola Pedro Eanes Lobato:
"É a primeira vez que estamos numa fase final da Taça de Portugal e sentimo-nos privilegiadas por isso.
Queremos aproveitar ao máximo este momento e dar o nosso melhor, pois numa final tudo é possível".

Nuno Maria, Treinador da Esc. PE Lobato:
"Os nossos objectivos são iguais aos das outras equipas, embora estejamos conscientes de que algumas estão num patamar diferente.
Congratulo-me por estarem aqui quatro clubes formadores, que têm por base a Formação, recordando que o nosso clube começou como escola.
Engrandece-nos o facto de estarmos aqui com estas grandes equipas.
As nossas expectativas são as melhores. Queremos ganhar, pois isso seria um prémio para o trabalho desenvolvido pelas nossas atletas."

Ivone Carneiro, Capitã do GC Vilacondense:
"Vamos dar o nosso melhor e procurar desfrutar ao máximo este momento importante para o clube e jogadoras".

Paulo Silva, Treinador do GC Vilacondense:
"Agradeço à FPV por criar este tipo de Final Four, que permite que equipas como a nossa, a única que joga na II Divisão, possa lutar pela conquista de um troféu tão importante.
Estamos orgulhosos e, embora cientes das diferenças entre as equipas, temos as nossas armas".

Mário Martins, Treinador do Leixões SC:
"É um prazer jogar na Póvoa de Varzim, de onde são naturais algumas das minhas jogadoras, como a minha capitã, Catarina Costa
São para momentos altos como esta Final da Taça de Portugal que nós nos preparamos ao longo de todo o ano. É um momentos único e nós queremos muito vencer esta Taça-
Estamos conscientes de que não será fácil, a começar pelo jogo de amanhã. O PEL tem um modelo de jogo que nos poderá criar dificuldades e teremos de ser muito competentes.
Será uma final difícil, mágica e aliciante e acontece no momento mais importante para nós, que vamos disputar a final da Taça e a final da Elite. Se conseguirmos levar a Taça, ficaremos muito felizes".

Catarina Costa, Capitã do Leixões SC:
"Obrigado à Câmara Municipal por acolher esta competição, que é especial para mim porque vou jogar em casa, na minha cidade. Temos aqui quatro equipas merecedoras de estar na Final 4, todas estão preparadas para disputar a competição diante de um pavilhão cheio, que assistirá com certeza a bons espectáculos porque os femininos estão mais equilibrados".

Na Final 4, há 5 jovens poveiras: no GC Vilacondense vão estar três jogadoras, Joana Fonseca, Sara Alexandre e Susana Fernandes, enquanto, no Leixões SC, jogam Ana Couto e Catarina Costa.

A Final 4 da Taça de Portugal é organizada pela FPV e pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Os jogos da Final 4 da Taça de Portugal podem ser seguidos em directo:
No Volei TV (sábado)
15h00 – AVC Famalicão x GC Vilacondense aqui / live score aqui
18h00 – Leixões SC x Pedro E. Lobato aqui / live score aqui
Na Sport TV (domingo)
16h00 – Final / live score aqui

Resultados e live score em www.fpvoleibol.pt/resultados_voleibol.php

Árbitros dos jogos aqui

Informações adicionais: www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS