06-JUNHO-2016
OLISIPÍADAS: VOLEIBOL SENTADO
NA FESTA DO DESPORTO E DA AMIZADE
 

O Estádio Universitário de Lisboa recebeu, ontem, as competições finais das 12 modalidades presentes nos Jogos de Lisboa, apelidados de Olisipíadas, em ambiente de festa e com actividades lúdicas e de experimentação abertas a toda a família.

Após a realização da fase local, com perto de 100 eventos desportivos realizados entre Janeiro e Maio, uma verdadeira Festa do Desporto, da Amizade, da Educação e do Desporto fez vibrar, no passado fim-de-semana, a capital portuguesa, com o Voleibol Sentado a dar uma contribuição significativa na criação de um ambiente marcado pela alegria do convívio com amigos e o entusiasmo pela prática desportiva.

Este segundo evento desportivo organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em parceria com as suas 24 freguesias, surgiu após o sucesso que assinalou a recuperação, em 2015, de uma iniciativa que "marcou muitas gerações de jovens da cidade" e que tem ainda o apoio institucional do Comité Olímpico (COP) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), das Federações Desportivas (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica, Judo, Natação, Rugby, Skate, Ténis de Mesa e Voleibol). Ver vídeo promocional aqui

A participação do Voleibol Sentado, membro do CPP, sob a forma de demonstrações nas II Olisipíadas dividiu-se por vários momentos, tendo culminado, no sábado e no domingo, com a participação nas Finais, no Estádio Universitário de Lisboa.

Mais informações em:
www.cm-lisboa.pt/olisipiadas
www.facebook.com/olisipiadas
http://olisipiadas.cm-lisboa.pt/Olisipiadas

O ParaVolei não pára...
e faz história!

O 3.º Encontro Experimental ANDDI/FPV, organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e pela Federação Portuguesa de Voleibol, realiza-se no dia 9 de Junho, pelas 10h00, na Praia de Canide Norte, em Vila Nova de Gaia.

O evento será apadrinhado por Ana Freches, atleta de Voleibol e Voleibol de Praia (campeã nacional em 2006, 2009, 2010, 2011 e 2013), Rui Moreira (campeão nacional de Voleibol em 2015/2016 e de Voleibol de Praia em 2015) e José Pedrosa (primeiro português a sagrar-se campeão europeu de Voleibol de Praia na categoria de Sub-23, em Esposende / 2001) e conta com a participação de 65 atletas, em representação de várias instituições.

Para o dia seguinte está agendado um momento histórico: o «1.º Encontro de ParaVolei_faz + por ti!», que contará com as primeiras equipas de Voleibol Sentado.
O Castêlo da Maia GC e a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação de Braga têm realizado, em pouco tempo, um trabalho notável, sobretudo na motivação dos atletas, que impressionam pela forma como se entregam à prática da modalidade e, sobretudo, pelo espírito de entreajuda, amizade e alegria que marcam sempre os seus treinos e os transformam em momentos de convívio verdadeiramente motivadores.

No dia 10 de Junho, o «1.º Encontro de ParaVolei_faz + por ti!» servirá de demonstração destes valores consubstanciados no jogo de Voleibol Sentado apresentado perante uma extraordinária audiência de mais de 1500 miúdos no chamado Dia do Mini-Voleibol.
Serão 100 os campos montados no Compl. Desp. Lousada, numa organização que envolve a FPV, a Associação de Voleibol do Porto e a maioria dos clubes federados numa verdadeira festa desportiva e de inclusão social.

Os responsáveis federativos pelo ParaVolei acreditam que será um momento único de partilha social e de sensibilização em relação a quem não é «diferente» e continua a praticar desporto com gosto e a aproveitar o melhor do que a vida tem para oferecer, como a amizade e a solidariedade.

Próximas actividades ParaVolei

9 de Junho - 3.º Encontro Experimental ParaVolei - ANDDI/FPV, em Vila Nova de Gaia (Praia de Canide Norte), às 10h00.

10 de Junho - 1.º Encontro PARAVOLEI - Faz + por ti!!! - CD Lousada, das 12h00 às 14h00.

22 de Junho - Acção de Sensibilização do Centro de Reabilitação do Norte - Actividade na Praia.

2 de Julho - Actividade em Ferreira do Zêzere - Parceria com a Associação Salvador.

O ParaVolei engloba o Voleibol Sentado e o inVolei. Ver mais informações aqui

Informações adicionais em www.fpvoleibol.pt/paravolei / www.avporto.pt e fotos em www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS