12-NOVEMBRO-2015
VALDIR REIS AO ATAQUE
NO CAMPEONATO DA I DIVISÃO


FOTO: Paulo Faria

A edição 2015/2016 do Campeonato Nacional da I Divisão - seniores masculinos promete. Pelos resultados alcançados até à 7.ª jornada, o SL Benfica (21 pontos) e a AJ Fonte do Bastardo (18) voltam a assumir-se como os maiores candidatos ao título de campeões.
Contudo, em sua perseguição está um grupo de equipas com ambições diversas mas igual vontade de vencer: SC Espinho (15), Castelo da Maia GC (15), AA S. Mamede (15) e GC Vilacondense (13).

A partir do 7.º classificado, o equilíbrio também é evidente: Esmoriz GC (8), AA Espinho (6), Vitória SC (5), CA Madalena (5), SC Caldas (3) e Leixões SC (2).
Equipa-sensação das primeiras jornadas do Campeonato, o GC Vilacondense apresenta no seis-base uma verdadeira máquina de fazer pontos: Valdir Reis, que, à 7.ª jornada, tem já 203 pontos (média de 29 pontos por jogo), 181 dos quais alcançados no ataque (25,8 pts por jogo), números impressionantes, para mais tendo em consideração que pontuou por 36 vezes em cada um dos três últimos jogos.

Como é que o oposto cabo-verdiano «explica» esta performance?
“Eu acho que é mesmo isso: jogo num Campeonato que já conheço bem e no qual me sinto à vontade. Vou já para a minha oitava época aqui em Portugal; estive em equipas [SL Benfica, GC Vilacondense e SC Espinho] onde aprendi muito e agora tenho o privilégio de trabalhar com uma equipa jovem, onde posso transmitir um pouco daquilo que aprendi noutras paragens.
Os pontos são simplesmente fruto do trabalho que se tem desenvolvido aqui, no GC Vilacondense. Agora, repetir os 36 pontos em três ocasiões seguidas, é caso para pensar em jogar no Euromilhões [Risos]".

Embora isso não seja muito normal no desporto, aos 30 anos, Valdir Reis está na plenitude da sua forma como jogador?
“Acho que 30 é só um número. Em todas as equipas onde joguei senti-me bem e tive sempre a sensação de que dei tudo de mim e tem sido uma evolução gradual. Sinto-me bem fisicamente, acho que nestas épocas que estou aqui tenho aprendido muito. Estou cada vez mais apaixonado por este desporto, e é isto que me motiva e me faz querer mais.
A diferença é que no Ginásio Vilacondense temos uma equipa muito jovem e acho que se eu chamar a mim a responsabilidade do jogo, o pessoal mais jovem não sente tanto a pressão e fica mais solto para dar a sua contribuição.
Em relação à «plenitude da forma como jogador» acredito que… o melhor está por vir".

O GC Vilacondense entrou muito bem no Campeonato. Até onde poderá ir esta equipa? E quem são os favoritos aos lugares cimeiros?
"A equipa do Ginásio é uma equipa muito jovem, mas com muito potencial e, com muito trabalho, podemos continuar a fazer um Campeonato interessante. Todos sabemos quem são os candidatos a esses lugares pelos investimentos que fizeram: o Benfica, o Bastardo, o Espinho, o Castelo, etc.".

E quanto ao jogo GC Vilacondense x Esmoriz GC deste fim-de-semana?
"O Ginásio Vilacondense e o Esmoriz são duas equipas parecidas, que lutam pelos mesmos objectivos, equipas com muita garra e que tentam amealhar o máximo de pontos possíveis nesta fase… Vai ser um jogo difícil, pelo que espero que possamos proporcionar um bom espectáculo de Voleibol a quem se deslocar ao pavilhão".

Sábado
15h30 – GC Vilacondense x Esmoriz GC, no Pav. Desportos de Vila do Conde
17h30 – Vitória SC x CA Madalena, no Pav. Vitória SC
17h00 – AAS Mamede x SC Espinho,no Pav. Eduardo Soares
18h00 – SL Benfica x SC Caldas, no Pav. N.º 2 da Luz
17h00 – Leixões SC x Castelo da Maia GC, na Nave Ilídio Ramos - CDC Matosinhos
16h30 – AJ Fonte Bastardo x AA Espinho, no Comp. Desp. Vitorino Nemésio

Na I Divisão - femininos, disputam-se este fim-de-semana os jogos:
Sábado
20h00 – CD Ribeirense x CF Belenenses, no Pav. Esc. Ponta da Ilha-Piedade
Domingo
17h00 – Leixões SC x GC Santo Tirso, na Nave Ilídio Ramos - CDC Matosinhos
17h00 – Porto Vólei 2014 x Castelo da Maia GC, no Pav. Escola EB 2/3 Viso
15h00 – Esc. Pedro Eanes Lobato x Boavista FC, no Pav. Escola Pedro E. Lobato
16h00 – GDC Gueifães x Lusófona VC, no Pav. Municipal de Gueifães
17h30 – Atlético VC x SC Braga, no Pav. Municipal Lameiras

Ver antevisão dos femininos aqui

Os resultados e as classificações provisórias podem ser consultados aqui

Mais informações: www.fpvoleibol.pt

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS