Federação Portuguesa de Voleibol - Notícias

03-NOVEMBRO-2016
A FPV E O SPORT CLUB DO PORTO
«FAZ(EM) + POR TI!»


O ParaVolei é já uma realidade no Sport Club do Porto, um dos históricos da Cidade Invicta, facto formalizado, ontem, com um protocolo de cooperação entre o clube e a Federação Portuguesa de Voleibol.

Lia Couto, Chefe do Centro de Desporto Adaptado do Sport Club do Porto, salientou:
"O Centro de Desporto Adaptado é um projecto, criado em 2013, que tem vindo a crescer exponencialmente no Sport Club do Porto e pretende chegar ao máximo de pessoas possível.
Assim, quando recebemos o contacto da Federação Portuguesa de Voleibol, foi para nós uma honra e uma oportunidade de expandir para uma nova modalidade. Esta estará inserida em duas vertentes dentro da área da deficiência, o Voleibol Sentado e o InVolei para pessoas com deficiência intelectual. Para além disto, queremos promover esta modalidade para pessoas da população sénior, para que possam, igualmente, usufruir e treinar regularmente a modalidade. O Centro de Desporto Adaptado e a Federação Portuguesa de Voleibol fazem assim uma parceria com o objetivo de promover o Paravolei e chegar a muitos atletas. O Voleibol é uma modalidade que permite vários benefícios a nível fisiológico, psicológico e também a nível social, criando um espírito de grupo fortíssimo e uma vivência de experiências únicas na vida. Somos os primeiros a querer promover este tipo de actividades e por isso agradecemos imenso à Federação Portuguesa de Voleibol pelo excelente trabalho que realizam dia a dia para promover a modalidade para todos. Como não poderia deixar de ser, será uma modalidade de todos, para todos
!"

"É nossa convicção que o desporto – e em especial o Voleibol – é um veículo fundamental para a promoção da inclusão. Daí que julgamos relevante desenvolver e explorar caminhos que são transversais a áreas tão nobres como a Educação, a Saúde e o Desporto para que o Voleibol seja proporcionado a todas as pessoas.
A parceria agora realizada é a confirmação das sinergias que podem ser criadas, bem como a comprovação da necessidade premente na implementação e operacionalização de projectos desportivos na área da deficiência.
A parceria com o Sport Club do Porto, um dos clubes históricos da cidade do Porto, com 112 anos de História, que proporciona a prática de 33 modalidades, pela dimensão, estrutura, capacidade e disponibilidade humana do clube, bem como pela vasta área de intervenção geográfica que dinamiza (Porto, Matosinhos e Gaia), na incorporação do Paravolei como nova modalidade a integrar o Centro de Desporto Adaptado, é um regozijo enorme e um passo importante para facultarmos o Voleibol a um maior número de pessoas
", afirmou, a propósito, Daniel Lacerda, responsável federativo que coordena o ParaVolei a nível nacional.

O clube, reconhecido pelo seu historial de eclectismo, é igualmente uma referência na organização de iniciativas ligadas ao Desporto Adaptado, como o «Mexe-te sem Barreiras - De todos para Todos», realizado recentemente no Parque da Cidade do Porto e que foi alvo de reportagens por parte da RTP (aqui) e do Porto Canal (aqui).

Ver informações adicionais aqui e aqui

Outras actividades do ParaVolei já programadas

1 e 2 de Dezembro
FADEUP –
Seminário sobre «O Desporto para a Deficiência Intelectual – Da base ao Alto Rendimento», organizado por FPDD, ANDDI e FADEUP, nas instalações deste estabelecimento de ensino universitário portuense.

7 de Dezembro
CAVA.NET - Vieira do Minho
Torneio InVolei
Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

19 de Janeiro de 2017
VII Encontro Experimental ANDDI/FPV
Torneio 3x3 - 1.ª Etapa Norte

O ParaVolei engloba o Voleibol Sentado e o inVolei. Ver mais informações aqui

Informações adicionais em www.fpvoleibol.pt/paravolei / fotos em www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS