07-ABRIL-2017
FPV COMEMORA 70 ANOS
PLENOS DE VITALIDADE!


 

"Aos 7 dias de Abril de 1947 reuniram-se, pelas 17h30 na sede da Associação de Voleibol de Lisboa, sita na Rua Jardim do Regedor, n° 5 - 4° andar, os delegados das associações de Voleibol de Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto, tendo resolvido o seguinte:
1.° Aprovar os Estatutos da FPV
2.° Aceitar o oferecimento da Associação de Voleibol de Lisboa, para que a sede da Federação seja na da referida Associação
3.° Propor à Direcção Geral dos Desportos a nomeação da seguinte Comissão Diretora da FPV até ao fim da presente época:
Presidente: Guilherme Castro Sousa Martins Secretário: Manuel Gagliardini Graça
Tesoureiro: João Encarnação Drumond Ferreira; 1.° Vogal: Manuel Macedo Franco; 2.° Vogal: Manuel Camacho Lúcio
".

Assim reza, na história do Voleibol português, a criação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), cuja legalização foi publicada no Diário do Governo de 02/06/1947.

Uma semana após o seu nascimento, a FPV tornava-se, em Paris um dos 14 fundadores da Federação Internacional do Voleibol (FIVB).

Volvidos 70 anos ao serviço do Voleibol, e condecorada com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Honra ao Mérito Desportivo e com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a Federação Portuguesa de Voleibol mantém a vitalidade e o espírito de pioneiro próprios da juventude que lhe permitem criar projectos desportivos e sociais tão importantes quanto populares, como o Gira-Volei, o Gira-Praia ou, mais recentemente, o ParaVolei.

A nível internacional, a FPV é considerada, pelas entidades máximas da modalidade, como uma das mais prestigiadas federações de Voleibol e uma das mais prestigiantes instituições do desporto português.

Com mais de 43 mil atletas, o Voleibol é hoje a 3.ª modalidade com mais atletas federados, conforme dados fornecidos pelo IPDJ, e se forem contabilizados todos aqueles que diariamente estão envolvidos nos projectos Gira-Volei, Gira + ou Gira-Praia, movimenta mais de 150 mil praticantes. [Ver História do Voleibol]

Informações adicionais: www.fpvoleibol.pt  / www.fivb.org / www.cev.lu / www.facebook.com/fpvoleibol  

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS