05-OUTUBRO-2012
SL BENFICA ERGUEU HOJE
SUPERTAÇA SPORT ZONE 2012

O SL Benfica ergueu hoje a segunda Supertaça Sport Zone consecutiva ao vencer, por 3-0 (25/22, 25/18 e 25/16), no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, o campeão nacional SC Espinho, em jogo que contou com a arbitragem de Cesário Rama (1.º árbitro) e Rui Carvalho (2.º árbitro).
O jogo mostrou duas realidades distintas. O SC Espinho é uma equipa ainda em formação e crescimento: por exemplo, a ausência - regressou ao seu país - do argentino Jeronimo Nicola fez com que Filipe Pinto (zona 4) fosse adaptado à posição de oposto.
Por outro lado, o Benfica parece ter-se reforçado com dois jogadores brasileiros que são mais-valias para a equipa: o distribuidor Raphael Margarido, oriundo da equipa polaca Jastrzebski Wegiel onde actua Tiago Violas, e o zona 4 William Reffatti.

O SL Benfica entrou melhor no jogo (4-2, 5-3), com William Reffatti e Hugo Gaspar a facturarem no ataque. Dois pontos obtidos no ataque por Rui Moreira aproximaram perigosamente os tigres da Costa Verde (6-7), mas a equipa orientada por José Jardim logrou atingir o primeiro tempo técnico com uma vantagem de dois pontos (8-6).
O SL Benfica aumentou a vantagem para três pontos e procurou defendê-la ao longo do jogo (9-6, 11-8, 13-10).
A superioridade do seis encarnado nas acções junto à rede possibilitou-lhes chegar com uma preciosa vantagem ao segundo tempo técnico (16-11), através de um ataque de Hugo Gaspar.
Um bloco do distribuidor Raphael Margarido (Vinhedo), aumentou a confiança dos benfiquistas (19-13) e obrigou Hugo Silva a pedir um desconto de tempo para reorganizar a sua equipa.
A paragem surtiu efeito, já que aproximou os espinhenses (15-19, 17-20, 20-23). Hugo Gaspar fez o 24.º ponto (24-20); um serviço directo de Filipe Pinto ainda obrigou José Jardim a pedir um desconto de tempo (22-24), mas o SL Benfica fechou o set com o resultado de 25/22.

No segundo set, o equilíbrio instalou-se desde o início (2-2, 4-4), mas foi o SL Benfica a conseguir chegar em vantagem à primeira paragem obrigatória (8-6), com dois ataques concretizados pelo seu capitão, Hugo Gaspar.
O equilíbrio imperou ao longo do parcial (11-10, 14-13), mas foi novamente a equipa da Luz a chegar em vantagem ao segundo tempo técnico (16-13), desta vez com um ataque eficaz de William Reffatti.
Um bloco triplo de Flávio Cruz/Miguel Maia/Carlos Mosquera amenizou a distância (15-16), mas o Benfica respondeu com um bloco de Hugo Gaspar/Kibinho (18-15).
Filipe Pinto fez o 17-19 e manteve o SC Espinho na luta, mas Kibinho, com um serviço directo, deu novamente vantagem ao emblema da águia (21-17).
Depois, os serviços de Hugo Gaspar e os blocos de Reidel Toiran (23-18) fizeram os lisboetas caminharem a passos largos para o triunfo no set: 25/18, com um ataque de Reidel Toiran.

No terceiro set, esperava-se a reacção dos espinhenses, mas foram os lisboetas que voltaram a entrar melhor no set e fizeram o 6-0 com um serviço directo de Raphael Margarido.
Filipe Pinto tentou estancar a hemorragia de pontos (1-6), mas o SL Benfica atingiu o primeiro tempo técnico com uma pesada vantagem (8-1).
Hugo Gaspar fez o 11-2 no ataque e tudo se complicou ainda mais para os tigres. Filipe Pinto tentava remar contra a maré e, com dois pontos consecutivos no ataque, fez o 4-12, mas a determinação e confiança dos benfiquistas mostrou-se inabalável.
Reffatti fez o 16-7 e ditou a sentença do set, pese embora uma reacção firme dos espinhenses ter resultado numa aproximação (14-19) que chegou abalar um pouco as hostes de apoio dos encarnados. Resultado: 25/16 favorável ao vencedor da Taça de 2011-2012.

Hugo Gaspar, autor de 17 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Filipe Pinto, com 11 pontos, foi o artilheiro de serviço dos espinhenses.

Nuno Vicente, Chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Sérgio Quilhas, em representação da Sport Zone, os directores da FPV António Sá e Fernando Rosas e Daniel Lacerda, Director Técnico Nacional, procederam à entrega dos troféus às duas equipas, no final do jogo.

José Jardim (Treinador do SL Benfica):
"O Benfica jogou muito bem e mereceu ganhar.
Quase não cometemos erros e conseguimos conquistar mais um título para o clube.
O Voleibol é feito de vitórias e de derrotas e é a minha grande paixão, ou o meu amor, pelo Voleibol que é fundamental para que eu esteja aqui hoje e queira continuar a dar alegrias ao Benfica".

Hugo Silva (Treinador do SC Espinho):
"Os sets reflectem a nossa forma física, pois o nosso rendimento foi decrescendo com o desenrolar do jogo devido ao cansaço.
Por outro lado, o campeonato para nós começou mais tarde, pois em Setembro ainda não sabíamos se iríamos ter equipa.
Tinha consciência que os jogadores iriam acusar o cansaço, mas não podíamos ter treinado para esta competição doutra forma.
O nosso objectivo é chegar o mais longe possível. Hoje, arrisquei e acabei por me dar um bocado mal, pois os jogadores acabaram por confessar que sentiam as pernas muitas pesadas.
Treinar o Espinho é um desafio grande, mas é igualmente muito motivador.
Treinar o Benfica seria mais fácil, pois mudam-se peças com outra facilidade. À nossa equipa falta um oposto, mas também soluções para a zona 4, ainda temos algumas limitações".

Miguel Maia: "Estamos a fazer um bom trabalho, mas acusámos o cansaço. O Benfica apresentou-se aqui muito forte em todos os sectores e a nossa tarefa acabou por complicar-se ainda mais.
Vamos tentar ombrear com os melhores, pois só assim conseguiremos obter resultados e os mais novos poderão crescer como jogadores".

Desde 1990/1991* até à actualidade, só mais duas equipas de seniores masculinos rubricaram o seu nome na lista dos vencedores do troféu que coloca frente a frente o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal: o Castelo da Maia GC, que venceu a competição por cinco vezes, e o Sporting CP, com três triunfos.

ÉPOCA

MASCULINOS

FEMININOS

2011 / 12
2010 / 11
2009 / 10
2000 / 01
1999 / 00
1998 / 99
1997 / 98
1996 / 97
1995 / 96
1994 / 95
1993 / 94
1992 / 93
1991 / 92
1990 / 91
   1989 / 90 *

SL Benfica
SL Benfica
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
SC Espinho
Castelo Maia GC
SC Espinho
SC Espinho
Castelo Maia GC
SC Espinho
Castelo Maia GC
Sporting CP
Sporting CP
Sporting CP
SL Benfica

-
-
Boavista FC
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
Castelo Maia GC
Boavista FC
Boavista FC
Leixões SC
CR Estrelas Avenida
CR Estrelas Avenida

   * Nesta época, a prova denominou-se Taça Federação

Mais informações: www.fpvoleibol.pt / www.cm-coimbra.pt