12-JUNHO-2020
TRABALHO DE SELECÇÃO
NO 17.º CONGRESSO TÉCNICO

O 17.º Congresso Técnico Científico de Andebol, organizado pela Federação Portuguesa da modalidade (FPA), juntou no Painel «Treinadores de Portugal» os seleccionadores das as cinco modalidades que se aliaram em prol do desporto português no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19.

No dia 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, e depois da Cerimónia de Abertura do congresso, que contou com a participação de diversas personalidades, a homenagem ao treinador português foi consubstanciada através do Painel «Treinadores de Portugal, com os seleccionadores nacionais Hugo Silva (Voleibol), Jorge Braz (Futsal), Mário Gomes (Basquetebol), Paulo Pereira (Andebol) e Renato Garrido (Hóquei em Patins).

As formas de planear e de executar a preparação para as diversas competições, que no Voleibol compreendem provas tão prestigiantes quanto exigentes como a Challenger Cup da Liga das Nações ou o Campeonato da Europa foram dissecadas por Hugo Silva, tendo o Seleccionador Nacional de Seniores Masculinos revelado alguns «segredos» da organização das sessões de treino, do volume diário ou do volume total por fundamentos do jogo, e deixado mesmo algumas dicas:
"O processo de treino tem como objectivo obter o máximo de cada atleta em cada treino, sem nunca abdicar da integridade física do atleta; para tal, evitamos o salto ao princípio da manhã e tarde, excepto no serviço".

A 17.ª edição do Congresso, em formato online, registou mais de 7000 visualizações e contou com a participação de treinadores das diversas modalidades e nacionalidades na prelecção, sendo também aberto a Espanha e aos países da CPLP.

Ver vídeo com as intervenções aqui

Na conclusão do evento, Pedro Sequeira, Vice-Presidente da FAP, salientou:
“Estamos muito satisfeitos. Através dos feedbacks que fomos recebendo durante estes três dias percebemos que este formato foi ao encontro dos treinadores, o que obviamente nos deixa muito felizes. Queria também destacar a onda de solidariedade que o Congresso criou. Treinadores, Prelectores e Moderadores aderiram desde a primeira hora o que nos deixa muito orgulhosos. A «Acreditar» merece. Estamos satisfeitos por termos conseguido, neste formato, chegar a treinadores que muitas vezes, pela distância e trabalho, não conseguiam vir ao Congresso. Desta forma conseguimos chegar a todos os locais a nível nacional, mas também a treinadores de outras modalidades, treinadores dos Países da CPLP e de todo o mundo.”
As receitas do 17.º Congresso Técnico Científico reverteram para a instituição Acreditar, que tem como missão "Tratar a criança ou o jovem com cancro e não só o cancro na criança ou jovem, promovendo a sua qualidade de vida e da família."

Marco dos Santos, Director Nacional de Andebol, destacou, dirigindo-se aos prelectores participantes:
"Agradeço a vossa disponibilidade para participarem no 17.º Congresso Técnico Cientifico de Andebol.
Já há alguns anos que vínhamos a tentar fazer algo deste género, mas devido aos diversos compromissos, nunca foi possível, mas quis o destino que, esta reunião acontecesse talvez no momento mais incerto da nossa história, o que acrescentou a importância desta sessão.
Foi um momento único e de enorme partilha, pois conseguiram provar que, é possível, diferentes modalidades coabitar e unir esforços para o desenvolvimento desportivo.
O vosso testemunho, como líderes das seleções das diversas modalidades, servirá como um bom exemplo e que influenciará os restantes treinadore
s".

Mais informações aqui

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS