01-JUNHO-2020
RELAÇÃO TREINADOR/ÁRBITRO
MUITO PARTICIPADA

Mais de 500 participantes estiveram presentes na sessão integrada no I Ciclo Internacional de Formação Online (CIFO 2020) e subordinada ao tema «A Gestão de Jogo: O erro na perspectiva do Treinador e Árbitro; Relação entre Árbitros e Treinadores nos Jogos de Formação e Seniores», organizada pela Associação Nacional de Treinadores de Voleibol (ANTV) e pela Associação Nacional de Árbitros de Voleibol (ANAVOL), "num incrível momento de partilha de sinergias onde a promoção do Voleibol foi a tónica dominante", conforme salientou Diogo Geraldes.

Ainda de acordo com o Presidente da ANAVOL, "tem sido de facto muito importante a participação de todos na construção da nossa Associação, mas sobretudo a partilha de sinergias entre os diversos agentes desportivos, na qual a ANTV tem sido desde a primeira hora uma parceira neste itinerário desportivo.
Não é demais realçar a competência e integridade da Associação de Treinadores, na pessoa do seu presidente".

O evento foi moderado por Diogo Geraldes e pelo Presidente da ANTV, Rui Pedro Silva.

Para o CIFO 2020, esta foi a terceira semana de realização de conferências online.
A Semana 3 do CIFO 2020 iniciou-se com o Módulo 5, respeitante à relação árbitros/treinadores, conforme foi referido anteriormente, e resultou, segundo Rui Pedro Silva, "da boa relação entre as duas associações, ANAVOL e ANTV", tendo contribuído "para um melhor conhecimento das regras do jogo, interpretação das mesmas e melhor gestão do erro independentemente de ter origem no árbitro/atleta/treinador".

Seguiu-se a participação do treinador do Sporting Clube de Portugal, o brasileiro Gersinho Amorim, que apresentou um tema específico da fase ofensiva KI (Side-out) com foco no trabalho do distribuidor «Desenvolvimento da relação Central / Pipe. O distribuidor no alto rendimento».

"Foi mais um momento de excelência com o formador, dentro da especificidade do tema, a conseguir chegar a todos os treinadores seja da formação ou rendimento", referiu o Presidente da ANTV, adiantando:
"Para esta semana, teremos três módulos de diferentes categorias. Na terça-feira [amanhã], começaremos com um debate em que quatro treinadores que orientam equipas no estrangeiro – André Amorim (Angola), André Sá (França), Arlindo Miranda (Suíça, em 2019/2020) e José Miguel Castro (País de Gales) – que foram convidados pela ANTV irão partilhar as suas experiências e possíveis contributos para o Voleibol português.
Na quarta-feira, na categoria Escalões de Formação, o nosso convidado, o brasileiro Luiz Carlos Rodrigues, auxiliar técnico da Selecção Sub-19 de masculinos do Brasil, abordará o tema «"Processo de detecção e formação de atleta de base: uma experiência com a Seleção Brasileira U19» e, por fim, na quinta-feira, na categoria de Alto Rendimento, é a vez de o brasileiro Marcelo Fronckowiak abordar a Escola Brasileira e Europeia de Voleibol, princípios, diferenças e alternativas nas metodologias do treino. Nada melhor que um treinador que já orientou equipas de topo no Brasil, França, Itália, Rússia e Polónia. O Cifo 2020 está cada vez mais internacional, confirmando-se o aumento para 15 países cujos treinadores estão inscritos neste grande evento de formação online
".

O Ciclo Internacional de Formação Online prolonga-se por três meses e terá 38 horas de formação, divididas em 20 módulos de curta duração, classificados em 6 categorias e num total de 28 formadores, atribuindo 7,6 unidades de crédito (UC).

Inscrições em bit.ly/inscricaoantv2020

Para mais informações: antvoleibol@gmail.com

Programa de Maio aqui

Programa de Junho/Julho aqui

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS