30-MARÇO-2020
CHALLENGER CUP ADIADA


A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) tem seguido atentamente a situação global provocada pelo aparecimento do novo coronavírus em cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Comité Olímpico Internacional (COI) e outras autoridades internacionais e nacionais de saúde e desporto.

Assim, e após reavaliação da evolução da pandemia de Covid-19, a entidade que rege a modalidade a nível mundial decidiu proceder a novas alterações no calendário das competições de âmbito internacional.

No Voleibol indoor, e depois de há alguns dias ter confirmado o adiamento da Liga das Nações de Voleibol 2020 (VNL), a FIVB anuncia hoje o adiamento, para datas a definir, da Volleyball Challenger Cup de masculinos e da VCC de femininos, competições de acesso à VNL 2021 e inicialmente agendadas para 24 a 28 de Junho do ano corrente, respectivamente em Gondomar e na cidade croata de Zadar.

As novas alterações nos calendários de eventos aplicam-se ainda ao Voleibol de Praia, cujos eventos agendados para Junho foram adiados ou suspensos, e ao Voleibol na Neve.

Salientando que "a protecção da saúde e bem-estar dos jogadores, oficiais e adeptos" é a sua "principal prioridade" neste momento, e após dialogar com as federações nacionais, promotores e organizadores de eventos, a FIVB tomou várias decisões que afectam as três variantes do Voleibol.

Tendo em vista as actuais limitações globais de viagens, a FIVB e os organizadores dos eventos concordaram com as seguintes alterações no calendário do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour), em etapas a relizar em Junho:
    • Etapa de 4 estrelas agendada para 3 a 7 de Junho em Moscovo, Rússia - cancelada
    • Etapa de 5 estrelas agendada para 9 a 14 de Junho em Roma, Itália - adiada
    • Etapa de 1 estrela agendada para 11 a 14 de Junho em Miguel Pereira, Brasil - adiada
    • Etapa de 1 estrela programada para 11 a 14 em Raja Ampat, Indonésia - adiada
    • Etapa de 1 estrela agendada para 12 a 14 de Junho em Ios, Grécia - cancelada

No seguimento do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a FIVB está em contacto com o COI sobre a revisão do sistema de qualificação do Voleibol de Praia.

A FIVB sublinha ainda que "todas as mudanças mencionadas foram adoptadas como a solução mais justa para os jogadores e no melhor interesse de todos os envolvidos".

Mais informações em www.fivb.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS