30-MARÇO-2020
SUB-18 PORTUGUESES PREPARAM
APURAMENTO PARA O EUROPEU

A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, liderada por Nuno Pereira, "mesmo em tempos de quarentena e isolamento social, continua a trabalhar na preparação da Poule de Apuramento para o Campeonato da Europa.
Assim, o tema de hoje foi o estudo da nossa equipa, tendo por base os dados recolhidos no último Torneio da WEVZA, nomeadamente uma análise dos domínios técnico/táctico, quer a nível individual, quer a nível colectivo
", salienta o Seleccionador Nacional, que lança o apelo:
"Aproveitamos para pedir para que todos fiquem em casa!". #SerAtivoemCasa

A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos vai defrontar as suas congéneres da Hungria, Lituânia e Rússia na Pool A da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa 2020, inicialmente agendada para os dias 23 a 26 de Abril**, na cidade russa de Anapa.

A organização da fase final do Europeu está atribuída à Itália e à Grécia, que escolheu a cidade de Karpenissi para acolher, de 9 a 19 de Julho de 2020, a competição.

A segunda fase* de apuramento para Europeu de Sub-18 masculinos desenrola-se de 23 de Abril a 3 de Maio** e compreende os seguintes grupos:

Pool A – Rússia (organizador), Hungria, PORTUGAL e Lituânia
Pool B – Bulgária (org.), Roménia, Ucrânia e Noruega
Pool C – Alemanha (org.), Bielorrússia, Holanda e Israel
Pool D – Sérvia (org.), Eslováquia, Espanha e Suécia
Pool E – Áustria (org.), Bélgica, Letónia e Eslovénia

Os vencedores das pools apuram-se para a final, onde já têm presença garantida os 1.ºs classificados das competições zonais de qualificação: BVA, EEVZA, MEVZA, NEVZA e WEVZA, respectivamente Turquia, Polónia, República Checa, Finlândia e França.

*Portugal apurou-se para a 2.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria ao terminar no 3.º lugar do Torneio WEVZA realizado na localidade espanhola de Palencia no início deste ano.

** Datas previstas, que poderão sofrer alteração devido à pandemia de Covid-19.

A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida pela sigla WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.comwww.cev.eu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS