08-MARÇO-2020
MULHERES DA AJM/FC PORTO
VENCEM TAÇA DE PORTUGAL 2020
 


Fotos: Óscar Pinto

A equipa de seniores femininos da AJM/FC Porto venceu hoje, Dia Internacional da Mulher, as açorianas do Clube K pela margem máxima (3-0: 25-16, 25-18 e 25-21) e ergueu novamente o troféu de vencedor da Taça de Portugal, disputada no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso e e arbitrada por Susana Rodrigues (AV Braga) e Raquel Portela (AV Porto).
Enquanto a AJM somava o seu segundo troféu, o Clube K perdia a sua terceira final consecutiva da Taça de Portugal...
Os prémios atribuídos às equipas finalistas foram entregues por Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e Vicente Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol.

1.º Set
Fortemente apoiada pelo seu público, a AJM/FC Porto entrou da melhor maneira na defesa do «título», tendo chegado cedo a uma vantagem por números inesperados (9-3, 15-8).
Um ataque de Carina Moura, seguido de um bloco da mesma central, colocou a equipa azul e branca a oito pontos de distância do seu adversário (17-9). Não estranhou, por isso, a vitória do detentor do troféu por números algo desnivelados: 25-16, num ataque da oposta Beatriz Santos.

2.º Set
As açorianas entraram no segundo parcial com a lição bem aprendida e tomaram em mãos as rédeas do marcador... mas só até aos 9-7, altura em que cederam à grande pressão ofensiva desenvolvida pela AJM/FC Porto e se deixaram igualar e mesmo ultrapassar (13-11).
Um serviço potente de Bea Santos fez o 18-13 e Paulo Barreto foi obrigado a reunir com as suas atletas.
Porém, e evidenciando sempre dificuldades na recepção e defesa, o Clube K viu o seu adversário voltar a vencer, desta vez por 25-18, selado com um serviço directo.

3.º Set
No parcial mais equilibrado, e ciente da importância do seu desempenho neste set, o Clube K começou por liderar o marcador e chegou a uma vantagem de cinco pontos (12-7).
A AJM/FC Porto reagiu e, baseando-se na maior eficácia do seu bloco, aproximou-se e acabou por igualar (16-16).
Um ataque de Bea Santos guindou as azuis e brancas à liderança (19-18).
Mas seria no bloco que a AJM/FC Porto decidiria o jogo a seu favor: 25-21.

Beatriz Santos (oposta) e Beatriz Santos (central), respectivamente com 17 e 13 pontos, cotaram-se como as melhores pontuadoras do jogo. Ver estatística aqui

No final, Victória Alves Pinto, n.º 9 da AJM/FC Porto, autora de 10 pontos, salientou:
"Faltam-me as palavras para descrever o que sinto neste momento, para mais porque hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Desportivamente, é o culminar de muito trabalho e dedicação. Planeámos este momento no início da época e já conseguimos dois dos três troféus que queremos conquistar. É uma sensação de dever cumprido.
Agora, é altura de mudar as agulhas e pensarmos no Campeonato Nacional. A nossa preocupação será o primeiro play-off e só depois o título de campeãs
".

Mais declarações em volei.tv

Na época passada, a Academia José Moreira – agora designada AJM/FC Porto – ergueu pela primeira vez o troféu da Taça de Portugal ao vencer, por 3-0 (25-22, 25-23 e 25-20), o Clube Kairós, na final da prova, disputada no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.

Vencedores das 48 edições: Leixões SC e Castêlo da Maia GC (8); Boavista FC (7); CD Ribeirense e CA Trofa (4); Atlético CP (3); Porto Vólei, AVC Famalicão, Sporting CP, SL Benfica e AJM/FC Porto (2), Rosário Vólei, CS Madeira, GDUP e CR Estrelas da Avenida (1).

Mais informações: www.fpvoleibol.pt / calendários / www.facebook.com/fpvoleibol 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS