11-JANEIRO-2020
ITALIANAS VENCEM TORNEIO WEVZA
E APURAM-SE PARA O EUROPEU DE SUB-17

A Itália venceu hoje a Holanda pela margem máxima no Torneio WEVZA realizado no Centro Cultural de Viana do Castelo, e qualificou-se directamente para a fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 femininos.
Classificação final: 1.ª Itália, 2.ª Holanda, 3.º Bélgica, 4.º Espanha, 5.º Alemanha, 6.º França, 7.º Portugal.

Holanda x Itália, 0-3 (17-25,18-25 e 19-25)

Como se esperava, começo muito equilibrado no jogo entre as duas melhores selecções do Torneio WEVZA. Paulatinamente, as transalpinas foram pressionando com um serviço agressivo e um ataque variado, bem secundado por um bloco eficaz, e venceram o set inaugural. Destaque para os nove pontos da italiana Marina Giacomello.
Sete pontos consecutivos com Sara Bellia no serviço sentenciaram o segundo parcial.
O terceiro set foi o mais emotivo, com a Holanda a recuperar quatro pontos, o que não bastou para evitar a derrota.

A melhor pontuadora foi a italiana Marina Giacomello, com 15 pontos, enquanto Tess Leemreize, com 9, foi a melhor entre as holandesas nesse capítulo.
Ver estatística aqui

Michele Fanni, Treinador de Itália:
"Foi um jogo quase perfeito. Jogámos muito bem, sempre focados no nosso alvo. Estivemos muito bem no serviço e crescemos no bloco e na defesa. Hoje também estivemos muito fortes no ataque. Agora vamos ter mais tempo para treinarmos e preparamos juntos a participação no Europeu".

 

Portugal x Alemanha, 0-3 (10-25, 16-25 e 15-25)

A Alemanha fez da agressividade do serviço e do poderio ofensivo as suas melhores armas para vencer com inesperada facilidade o set inaugural do jogo com a Selecção Nacional de Sub-17 Femininos, liderada por Rui Pedro Silva. Destaque para os oito pontos rubricados pela capitã germânica, Nikola Schmidt.
No segundo set, e com Inês Costa no serviço, Portugal passou de 5-6 para 11-8. A Alemanha reagiu com eficácia e somou novo triunfo.
O terceiro set foi muito parecido, com as germânicas a dominarem sempre as operações.

A melhor pontuadora foi a alemã Mia Kirchhoff, com 13 pontos, enquanto Ana Monteiro, com 10, foi a portuguesa mais concretizadora.
Ver estatística aqui

Jens Tietbohl, Treinador da Alemanha:
"Esta vitória era muito importante para nós por causa da qualificação para a próxima fase do Europeu. Estou contente com o torneio que realizámos e com a forma como tudo decorreu em termos de organização".

Rui Pedro Silva, Treinador de Portugal:
"Sabíamos que tínhamos de vencer por 3-0 e tentámos discutir o primeiro set. Não conseguimos bater-nos de igual para igual e dei oportunidade às jogadoras que tinham sido pouco utilizadas, pois todas mereceram estar aqui, e o jogo perdeu alguma qualidade com isso".

Bélgica x Espanha, 3-0 (25-18, 25-15 e 25-19)

Sempre muito disciplinada tacticamente e eficaz em todos os fundamentos do jogo, a Bélgica
não sentiu problemas de maior para se superiorizar a uma Espanha muito aguerrida e combativa mas ainda inexperiente.

A belga Eline Van Elsen foi a melhor pontuadora do jogo, com 17 pontos, enquanto Julia de Paula Viana, com 10, foi a espanhola mais concretizadora.
Ver estatística aqui

Robin De Bont, Treinador da Bélgica:
"Viemos para nos qualificar-nos para o Campeonato da Europa. Só havia um bilhete que dava acesso directo à fase final e perdemo-lo juntamente com a hipótese de disputar a final. A vitória de hoje foi muito importante pois mostrou que recuperámos bem da desilusão de falhar a final. A medalha de bronze dá-nos alento para continuarmos a lutar".

As 12 convocadas

Margarida Santos – AAS Mamede
Catarina Silva – AAS Mamede
Luísa Mello – Castêlo da Maia GC
Fabiana Pires – CS Madeira
Ana Monteiro – Esmoriz GC
Beatriz Cerveira – Leixões SC
Inês Costa – Leixões SC
Carolina Costa – Leixões SC
Beatriz Silva – VC Viana
Luana Gigante – VC Viana
Maria Cruz – Volley4all
Anastasia Popova – Volley4all

Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol, sendo ainda local privilegiado de estágio das selecções nacionais.
Recentemente, o Centro Cultural de V. Castelo acolheu a Pool F da 2.ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, em seniores femininos.
Foi igualmente na Princesa do Lima que a Selecção Nacional de Seniores Femininos defrontou a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis que se inseriram no plano de preparação de Portugal para a Golden European League 2018, os Jogos do Mediterrâneo e para o histórico Campeonato da Europa 2019.
Em Dezembro de 2017, Viana do Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-16 Femininos, transmitido em directo, em exclusivo e na íntegra no site federativo www.volei.tv
O CC vianense foi também palco dos jogos de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2017 - Sub-21 masculinos e Sub-20 femininos.

Informações adicionais aqui

A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial da WEVZA é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS