06-AGOSTO-2019
OS 17 CONVOCADOS
PARA O EUROPEU 2019

A equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, divulgou hoje a convocatória de 17 jogadores que irão retomar, no dia 19 de Agosto, a preparação da fase final do Campeonato da Europa, que se realiza, pela primeira vez, em quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda, de 12 a 29 de Setembro de 2019.

O estágio realiza-se em Vila Flor e o primeiro treino está agendado para as 16 horas do dia 19 de Agosto. Ver Plano provisório aqui

Hugo Silva assesta baterias aos futuros adversários e traça o objectivo de passar à fase eliminatória do Europeu:
"Esta é uma convocatória com um sinal claro de que nos próximos anos nos vamos focar na renovação, procurando, ano após ano, injectar algum sangue novo na selecção. Neste Europeu e em função do que foi a VNL e as Universíadas, vamos dar oportunidade a alguns atletas que já passaram pelas nossas selecções mais jovens, esperando que possam dar o seu contributo e assim ajudar a crescer, com a sua juventude, esta próxima selecção.
Seria bom poder dizer que temos muitas alternativas, mas vamos assumir a aposta nas que temos pois é do futuro da nossa selecção que se trata. Será um sinal claro de que queremos mudar algo, mas, ao mesmo tempo, agradecermos aos que tanto já deram à nossa selecção.
Em relação ao Europeu, é uma oportunidade da actual geração justificar o que tem feito nos últimos anos e o porquê de ter estado na elite do Voleibol. Desta forma, e até porque o discurso sempre foi esse, de estarmos por mérito entre os melhores, então temos de assumir o favoritismo perante selecções como a Grécia e a Roménia e assim passar à fase seguinte.
É óbvio que não será fácil, mas creio que para vitórias morais já chegam as da VNL...
Acredito que é um objectivo não só meu mas de um grupo que sempre se assumiu ambicioso e responsável. Passar à fase seguinte será histórico; não passando, eu diria que seria um mau Europeu.
A preparação vai começar no dia 19 de Agosto, já com três dos nossos rivais a um nível excelente uma vez que estão a disputar qualificações olimpicas. Pela nossa parte, dentro do pouco tempo possível, tentaremos aproveitar ao máximo os jogos de treino com a Eslováquia e a República Checa [
ver plano aqui] e estar no melhor nível possível para esta final do EuroVolley".

Convocatória (17 jogadores)

ZONAS 4
Alexandre Ferreira (Aluron Virtu, POL)
João Simões (Sporting CP)
Lourenço Martins (SC Espinho)
Caíque Silva (AJF Bastardo)
Miguel Cunha (VC Viana/Casa Peixoto)
André Rosa (Esmoriz GC)

DISTRIBUIDORES
Miguel Rodrigues (Rennes Volley/FRA)
Tiago Violas (SL Benfica)

CENTRAIS
Filip Cveticanin (SL Benfica)
Phelipe Martins (SC Espinho)
Guilherme Menezes (SC Espinho)
Nuno Teixeira (VC Viana)

OPOSTOS
Marco Ferreira (SC Espinho)
Bruno Cunha (VC Viana)

LIBEROS
Gil Meireles (Esmoriz GC)
João Fidalgo (Sporting CP)
Januário Alvar (SC Espinho)

Portugal em Montpellier
na Final do EuroVolley

A Selecção Nacional vai disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2019, organizado simultaneamente por quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda.
Portugal está inserido na Pool A, sediada na cidade gaulesa de Montpellier, juntamente com a Itália, número 3 do ranking mundial e 5.ª classificada nas últimas edições do Mundial e do Europeu, a França, vice-campeã da Liga das Nações de Voleibol (VNL) e a Bulgária, uma das mais fortes representantes da escola de Leste.
Completam o grupo de seis equipas as selecções da Grécia e da Roménia. 

Horários dos jogos* (Horas locais - Sud France Arena, em Montpellier)

12.Set Quinta-feira
14h15 - BUL vs GRE
17h15 - POR vs ITA
20h45 - FRA vs ROU

13.Set Sexta-feira
17h15 - BUL vs ROU
20h45 - ITA vs GRE

14.Set Sábado
17h15 - GRE vs FRA
20h45 - BUL vs POR

15.Set Domingo
14h00 - ROU vs ITA
17h30 - POR vs FRA

16.Set Segunda-feira
17h15 - ROU vs GRE
20h45 - FRA vs BUL

17.Set Terça-feira
14h00 - GRE vs POR
19h30 - ITA vs BUL

18.Set Quarta-feira
14h00 - POR vs ROU
20h45 - FRA vs ITA
*horas previstas 

O Campeonato da Europa realiza-se de 12 a 29 de Setembro do ano corrente. Ver calendário

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos apurou-se como 1.ª classificada da Pool D da Fase de Qualificação.

Os quatro primeiros classificados de cada pool qualificam-se para os oitavos-de-final, sendo que os apurados da Pool A irão defrontar os apurados da Pool C (A1 x C4, A2 x C3, A3 x C2 e A4 x C1), o mesmo se passando com os da B em relação aos da D.

Os jogos dos quartos-de-final serão distribuídos pelos quatro países organizadores, enquanto as meias-finais se disputam na Eslovénia (Ljubljana) e França (Paris) e o jogo de atribuição do 3.º e do 4.º classificados e a final serão realizadas na capital gaulesa.

As selecções estão divididas por 4 grupos de 6 equipas, sediados em França (Pool A), Bélgica (Pool B), Eslovénia (Pool C) e Holanda (Pool D).

Pool A – França (Montpellier, org.), Itália, Bulgária, Portugal, Grécia e Roménia.
Pool B – Bélgica (org.), Sérvia, Alemanha, Eslováquia, Espanha e Áustria
Pool C – Eslovénia (org.), Rússia, Finlândia, Turquia, Macedónia e Bielorrússia
Pool D – Holanda (org.), Polónia, República Checa, Estónia, Ucrânia e Montenegro

Pela primeira vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes, incluindo as que representam os quatro países anfitriões – França, Eslovénia, Bélgica e Holanda –, ou seja, oito apuradas pela classificação final do Europeu 2017, 12 da fase de qualificação e 4 organizadores.

Informações adicionais: www.cev.eu / eurovolley.cev.eu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS