07-ABRIL-2016
1.º ENCONTRO EXPERIMENTAL ANDDI/PARAVOLEI


O 1.º Encontro Experimental ANDDI/FPV, organizado, no dia 6 de Abril no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI-Portugal) e pelos técnicos responsáveis pelo ParaVolei na Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) saldou-se por um enorme êxito, que ultrapassou mesmo as expectativas dos organizadores do evento.

O sucesso da iniciativa deveu-se, sobretudo, ao entusiasmo com que os atletas se dedicaram à prática do inVolei, galvanizados pela presença de três grandes vultos do desporto português: ao (super)atleta paralimpico Lenine Cunha*, que apadrinhou o 1.º Encontro desta nova vertente do Voleibol, juntaram-se dois jogadores de Voleibol, Carlos Teixeira, jogador com mais de duas centenas de internacionalizações, e Valdir Reis, do GC Vilacondense.


Carla Mata (FPV), Carlos Teixeira, Lenine Cunha, Valdir Reis e Daniel Lacerda (FPV)

Participaram neste 1.º Encontro conjunto da ANDDI/FPV as instituições MADDI, MAPADI, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e o Clube APPACDM Gaia.
O ParaVolei engloba o Voleibol Sentado e o inVolei. A variante Voleibol Sentado é orientada para pessoas com deficiência motora e o inVolei orientado para todas as pessoas com deficiência ou multideficiência e capacidade para jogar o Voleibol em pé.
O inVolei divide-se em três níveis de exigência: drills (nível 1); 2x2 (nível 2) e 3x3 (nível 3)".

No final, Carlos Teixeira salientou:
"Neste Dia Mundial da Actividade Física, tive o prazer de participar no 1.º Encontro Experimental da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual ANDDI Portugal/ParaVolei.
Este evento contou com a presença das instituições MADDI, MAPADI, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e Clube APPACDM Gaia e do Lenine Cunha, o atleta paralímpico mais medalhado do mundo!
Um obrigado ao Daniel Lacerda, responsável a nível nacional pelo ParaVolei, pelo convite".

Ver fotos aqui

O 2.º Encontro Experimental ANDDI/FPV de ParaVolei está agendado para o dia 6 de Maio, em Vale do Silêncio - Olivais, Lisboa, e será realizado em conjunto com a 6.ª Caminhada do Desporto Adaptado ANDDI/JF Olivais.

*Lenine Cunha é o atleta que mais medalhas conquistou em todo o Mundo, estando a caminho das 180 medalhas em competições internacionais.
Lenine Cunha, 32 anos, nasceu em Vila Nova de Gaia e tem como meta alcançar as 200 medalhas internacionais…
E está bem encaminhado para isso pois está apurado para os Jogos Paralímpicos 2016 do Rio de Janeiro 2016, mas a sua tenacidade e dinamismo não se esgota aí e o atleta mais medalhado de Portugal já está a pensar no futuro… a criação do Sport Clube Lenine Cunha, que pretende proporcionar a prática desportiva a todos os jovens, que podem ser tão, ou mais, especiais e únicos como ele, o que o torna, mais do que um atleta a admirar, um exemplo a seguir.

Calendário de actividades ParaVolei

11 de Abril – Olisipíadas - dinamização assegurada pela Associação de Voleibol de Lisboa.

21 de Abril – Acção de divulgação e dinamização do ParaVolei, das 13h30 às 15h30, no Instituto Educativo do Juncal.

22 de Abril – Demonstração e divulgação do ParaVolei nas «Mini-Olimpíadas Escolares - Torneio de Desporto Adaptado 2016», que envolve, sensivelmente, 200 participantes.
A realizar das 9h00 às 12h30 no Pavilhão da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga, organizado pela Câmara Municipal de Braga, em colaboração com o Gabinete de Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga.

O processo de inscrição no Voleibol Sentado pode ser efectuado em www.fpvoleibol.pt/voleibolsentado

Informações adicionais sobre o Voleibol Sentado no Site oficial

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS