07-SETEMBRO-2020
EUROVOLLEY 2021: LETÓNIA
APURADA PARA A FASE FINAL

A Letónia qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europa de 2021 de seniores masculinos ao vencer a Pool D de qualificação, disputada no Chipre.

Em Nicósia, a capital cipriota, a Letónia terminou o torneio com igual número de pontos e de vitórias que a Espanha, mas com melhor rácio de sets. A última presença da Letónia num Europeu tinha sido em 1994/1995.
Aos espanhóis, que venceram os dois jogos com os letões, mas sofreram uma derrota «inesperada» com os cipriotas, resta-lhes agora esperar que a segunda posição alcançada na Pool D lhes permita qualificar-se como um dos cinco melhores segundos classificados da fase de apuramento, que contempla sete grupos.

A maioria das pools de qualificação para os Campeonatos da Europa 2021 de seniores masculinos e de seniores femininos tiveram de ser adiadas de Agosto de 2020 para Janeiro do próximo ano, devido à evolução da pandemia de Covid-19.

Se a situação evoluir favoravelmente, Portugal irá acolher duas fases de qualificação, mais concretamente o Torneio 1 da Pool B de femininos, de 7 a 10 de Janeiro – a Geórgia organiza o Torneio 2 deste grupo, de 14 a 17 de Janeiro – e o Torneio 2 da Pool G de masculinos, de 14 a 17 de Janeiro, enquanto a Hungria recebe, de 7 a 10 de Janeiro, o Torneio 1. [Ver imagens]

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria, ao passo que a Geórgia, a Ucrânia e a Suécia são as adversárias da Selecção Nacional de Seniores Femininos na Pool B.

Em masculinos, apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.

Em femininos, apuram-se para o Europeu (a decorrer na Sérvia, na Bulgária, na Croácia e na Roménia), as selecções vencedoras das seis pools de qualificação e os seis segundos classificados.

Tanto em masculinos como em femininos, as 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

Mais informações em www.cev.eu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS