30-JUNHO-2019
HOLANDESES E ESPANHOLAS
VENCEM TORNEIO WEVZA

As duplas seniores de Voleibol de Praia Sven Vismans/Tom Van Steenis (Holanda), em masculinos, e Carro/Soria (Espanha), em femininos, foram as vencedoras do Torneio da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (WEVZA) que hoje terminou na Praia da Rosa Branca, na localidade algarvia de Quarteira.

A dupla Vismans/Van Steenis superou, na final, os espanhóis Sergi René e Javier Huerta por 2-1 (13-21, 21-19 e 19-17), enquanto a dupla portuguesa Tiago Pereira/Luís Freitas assegurou o último lugar no pódio ao derrotar (2-0: 21-17 e 21-16) Fabrício Barros/Januário Silva.

Em femininos, Carro/Soria venceu um verdadeiro braço-de-ferro (2-0: 21-19 e 22-20) com as portuguesas Juliana Antunes e Tânia Oliveira.
O 3.º lugar foi para a dupla espanhola Nazaret Florian/Maria Saucedo, que se impôs (2-0: 21-13 e 21-14) às portuguesas Vanessa Paquete e Beatriz Pinheiro.

Ver resultados e informações adicionais aqui / Fotos aqui

Portugal somou assim mais duas medalhas, de prata e de bronze, em torneios da WEVZA, competições em que o nosso País tem já tradição, tanto a nível organizativo como em termos de resultados significativos.
Em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.
Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21.
Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.
Em 2017, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA de Voleibol de Praia disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland e Afonso Reis/André Marques o 7.º lugar na mesma competição.
Em 2018, a dupla de Sub-18 femininos constituída por Inês Vasco/Beatriz Rodrigues subiu ao segundo patamar mais alto do pódio, enquanto, em masculinos, Guilherme Maia e Filipe Leite se classificaram no 5.º lugar.
Igualmente no ano passado, as duplas Gabriela Coelho/Vanessa Paquete e Francisco Pombeiro/José Jardim conquistaram a medalha de ouro no Torneio da WEVZA, realizado na Praia
da Rosa Branca.

A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial da WEVZA é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.fpvoleibol.pt/quarteiraopen2019 / www.cev.eu

A Praia da Rosa Branca vai receber, igualmente de 28 a 30 de Junho, a próxima etapa do Campeonato ActivoBank – Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, duplas de seniores femininos e masculinos.

Mais informações e calendário das etapas aqui 
 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS