19-JUNHO-2019
Volleyball Nations League

PORTUGAL E AUSTRÁLIA
ENCONTRAM-SE NO IRÃO

A Pool 15 da Liga das Nações de Voleibol 2019 (Volleyball Nations League - VNL), a realizar de 21 a 23 de Junho na localidade iraniana de Ardabil, será muito importante para as aspirações na competição da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por Hugo Silva, já que possibilita que os portugueses defrontem um adversário directo: a challenger team Austrália.

Após uma longa viagem, o Seleccionador Nacional faz o ponto da situação:

Qual a importância desta pool no percurso de Portugal na VNL?
É tão importante como todas as outras, mas, com o aproximar do fim, o caminho vai-se estreitando para as equipas desafiadoras (challengers teams).
Vai ser uma tarefa super-difícil, mas vamos lutar com todas as nossas forças para conseguir aquilo que, no início, parecia impensável. Acredito que será uma luta até ao fim
”.

Portugal vai defrontar a Austrália, seu concorrente directo na luta pela permanência
Não é o jogo com a Austrália que vai definir a classificação, mas sim todos os jogos, até porque o que vai fazer a diferença será o número de vitórias e não de pontos.
Como é óbvio, será mais um jogo importante mas não decisivo. Continuo a dizer que vai ser muito complicado porque a Austrália joga em casa a última pool (Pool 17), mas o nosso grupo gosta destes desafios e sempre mostrou saber lidar com as dificuldades e conseguir surpreender todos.
Não tenho dúvidas de que é o maior desafio deste grupo, maior mesmo que a Challenger Cup 2018, que ganhámos.
Acredito que esta aventura só vai ficar definida no último jogo
”.

Depois das viagens longas e cansativas (Argentina e Rússia), Portugal teve uma pool fisicamente desgastante em Gondomar (lesões de Alex e Fidalgo) e, agora, novamente uma viagem longa para o Irão. De que forma isso irá pesar na equipa?
Fomos talvez a equipa menos favorecida com as viagens e a questão dos fusos horários, mas não queremos colocar isso como desculpa.
Em relação às lesões, todos fazem falta a esta equipa, tais são as nossas limitações, que são assumidas por nós, mas o lado solidário e de interajuda deste grupo faz-nos ultrapassar todos estes obstáculos e vamos fazer tudo para não se notar qualquer tipo de fraqueza
”.

Os jogos poderão ser seguidos em directo na Sport TV:

IRÃO x PORTUGAL
21 de Junho (sexta-feira)- 15h00

FRANÇA x PORTUGAL
22 de Junho (sábado)- 12h00

PORTUGAL x AUSTRÁLIA
23 de Junho (domingo)- 12h00

Ver resultados completos da VNL 2019 aqui

Após disputar a Pool 15 no Irão, a Selecção viajará para a Alemanha (Pool 20 / 28 a 30 de Junho), onde defrontará o Japão, a Polónia e a Alemanha na derradeira etapa da fase preliminar da VNL.
Nas mesmas datas, a Austrália acolhe a Pool 17, defrontando a Argentina, a China e a Rússia.

Mais informações em www.fpvoleibol.pt/vnl2019/

A preparação dos portugueses incluiu jogos particulares na América do Sul, com o Chile e a Argentina, antes da VNL, e com a Eslováquia (em Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de Agosto) e na República Checa (5, 6 e 7 de Setembro), tendo em vista o Campeonato da Europa de 2019.
Ver Plano (provisório) aqui

Atletas convocados (14 jogadores)

ZONAS 4
Alexandre Ferreira (Aluron Warta Zawiercie/POL)
João Simões (Sporting CP)
Lourenço Martins (SC Espinho)
Caíque Silva (AJF Bastardo)

DISTRIBUIDORES
Miguel Rodrigues (Rennes Volley/FRA)
Tiago Violas (SL Benfica)

CENTRAIS
Filip Cveticanin (SL Benfica)
Phelipe Martins (SC Espinho)
Nuno Teixeira (VC Viana)

OPOSTOS
Marco Ferreira (SC Espinho)
Bruno Cunha (VC Viana)
Valdir Sequeira (Videx Grottazzolina/ITA)

LIBEROS
João Fidalgo (Sporting CP)
Gil Meireles (Esmoriz GC)

A turma das quinas participa na prestigiada VNL após ter conseguido vencer na Final da Volleyball Challenger Cup 2018 a República Checa por 3-1 (18-25, 25-22, 25-19 e 25-16).
A Liga das Nações é disputada por 16 selecções nacionais: 12 «fixas» que estão sempre qualificadas para a competição e quatro «desafiadoras» (em 2019, Portugal, Canadá, Bulgária e Austrália), sendo que a última classificada destas selecções desce à Golden League, sendo substituída pela vencedora da Challenger Cup, um torneio que qualifica o vencedor para a próxima edição da Liga das Nações como equipa «desafiadora».

A VNL é composta por duas fases.
A Fase Preliminar desenrola-se ao longo de cinco semanas. Cada semana, as selecções participantes são organizadas em pools de quatro equipas, disputadas em sistema de «round-robin» (todos contra todos) em países diferentes.
Qualificam-se para a Final Six as cinco primeiras da classificação geral, que se juntam à selecção do país organizador desta etapa decisiva.
As seis selecções participantes formam duas pools de três equipas, que se defrontam no sistema de «round-robin».
Os 1.º e 2.º classificados de cada pool apuram-se para as meias-finais e jogam em sistema cruzado (o 1.º classificado de uma pool defronta o 2.º classificado da outra pool).
Os vencedores encontram-se na Final para competir pelo título da VNL.

A Final 6 da Liga das Nações de Voleibol 2019 - masculinos será disputada, de 10 a 14 de
Julho, na cidade norte-americana de Chicago.

A Rússia venceu a primeira edição da Liga das Nações ao derrotar, na final disputada na cidade gaulesa de Lille, a França pela margem máxima: 3-0 (25-22, 25-20 e 25-23).

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com

Portugal em Montpellier
na Final do EuroVolley

A Selecção Nacional vai disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2019, organizado simultaneamente por quatro países: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda.
Portugal está inserido na Pool A, sediada na cidade gaulesa de Montpellier, juntamente com a Itália, número 3 do ranking mundial e 5.ª classificada nas últimas edições do Mundial e do Europeu, a França, vice-campeã da Liga das Nações de Voleibol (VNL) e a Bulgária, uma das mais fortes representantes da escola de Leste.
Completam o grupo de seis equipas as selecções da Grécia e da Roménia.

Horários dos jogos* (Horas locais - Sud France Arena, em Montpellier)

12.Set Quinta-feira
14h15 - BUL vs GRE
17h15 - POR vs ITA
20h45 - FRA vs ROU

13.Set Sexta-feira
17h15 - BUL vs ROU
20h45 - ITA vs GRE

14.Set Sábado
17h15 - GRE vs FRA
20h45 - BUL vs POR

15.Set Domingo
14h00 - ROU vs ITA
17h30 - POR vs FRA

16.Set Segunda-feira
17h15 - ROU vs GRE
20h45 - FRA vs BUL

17.Set Terça-feira
14h00 - GRE vs POR
19h30 - ITA vs BUL

18.Set Quarta-feira
14h00 - POR vs ROU
20h45 - FRA vs ITA
*horas previstas 

O Campeonato da Europa realiza-se de 12 a 29 de Setembro do ano corrente. Ver calendário

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos apurou-se como 1.ª classificada da Pool D da Fase de Qualificação.

Os quatro primeiros classificados de cada pool qualificam-se para os oitavos-de-final, sendo que os apurados da Pool A irão defrontar os apurados da Pool C (A1 x C4, A2 x C3, A3 x C2 e A4 x C1), o mesmo se passando com os da B em relação aos da D.

Os jogos dos quartos-de-final serão distribuídos pelos quatro países organizadores, enquanto as meias-finais se disputam na Eslovénia (Ljubljana) e França (Paris) e o jogo de atribuição do 3.º e do 4.º classificados e a final serão realizadas na capital gaulesa.

As selecções estão divididas por 4 grupos de 6 equipas, sediados em França (Pool A), Bélgica (Pool B), Eslovénia (Pool C) e Holanda (Pool D).

Pool A – França (Montpellier, org.), Itália, Bulgária, Portugal, Grécia e Roménia.
Pool B – Bélgica (org.), Sérvia, Alemanha, Eslováquia, Espanha e Áustria
Pool C – Eslovénia (org.), Rússia, Finlândia, Turquia, Macedónia e Bielorrússia
Pool D – Holanda (org.), Polónia, República Checa, Estónia, Ucrânia e Montenegro

Pela primeira vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes, incluindo as que representam os quatro países anfitriões – França, Eslovénia, Bélgica e Holanda –, ou seja, oito apuradas pela classificação final do Europeu 2017, 12 da fase de qualificação e 4 organizadores.

Informações adicionais: www.cev.lu / eurovolley.cev.eu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS