09-JANEIRO-2019
PORTUGUESAS IMPERIAIS EM GONDOMAR

Apesar de estar já apurada para a fase final do Campeonato da Europa - um feito histórico para o Voleibol português -, a Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Rui Moreira, não deixou os seus créditos por mãos alheias, tendo vencido hoje, no Multiusos de Gondomar, a Geórgia por 3-0 (25-19, 25-23 e 25-12).
O sorteio dos jogos do Europeu 2019 realiza-se no dia 23, na Turquia, um dos países organizadores.
O Campeonato da Europa realiza-se pela primeira vez em quatro países: Polónia, Turquia, República Checa e Hungria, de 23 de Agosto a 8 de Setembro de 2019.

Pontos-chave neste jogo:
. A perder por 9-12, Portugal reagiu e passou para a frente no marcador (15-13). Este foi o momento crucial do primeiro set, já que os serviços de Eduarda Duarte e de Vanessa Rodrigues, bem secundados pelos ataques de Carla Sousa e Marta Hurst, consolidaram o triunfo.

. Novamente superior no serviço, as portuguesas estiveram a vencer por 22-17, mas a reacção georgiana encurtou a diferença antes de Eduarda Duarte selar nova vitória, desta vez pela diferença mínima.

. O terceiro e último parcial foi totalmente dominado pela equipa da casa, que encerrou a fase de qualificação com apenas duas derrotas frente à invicta França.

Bárbara Gomes, com 12 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, seguida pelas georgianas Laura Simona e Ann Kalandadze, ambas com 10.

Rui Moreira, Treinador de Portugal:
"O principal a realçar é o crescimento da equipa ao longo do jogo, depois de não termos entrado bem, que levou a que o resultado fosse tão expressivo. Este apuramento é bom para o Voleibol nacional, bom para o Voleibol feminino e bom para o País".

Bárbara Gomes, a melhor pontuadora do jogo:
"Estamos de parabéns por termos conseguido um feito histórico para o Voleibol português. Com trabalho, tudo se consegue e acredito que continundo a trabalhar bem iremos ter uma boa prestação no Europeu".

Ulumbelashvili Paata, Treinador da Geórgia:
"Portugal jogou muito bem e acabou por ser um justo vencedor. A derrota nunca é boa para ninguém, mas este jogo foi uma etapa no desenvolvimento da nossa equipa".

Este ano, a Selecção Nacional de Seniores Femininos irá também disputar a Silver European League.

Na European Silver League 2019, as portuguesas vão defrontar, na Pool B, a Eslovénia, a Grécia e a Estónia.
A Pool A é formada por Roménia, Geórgia, Israel e Chipre, selecções teoricamente mais acessíveis.
Apuram-se para a Final Four a selecção do país organizador, os dois primeiros classificados de cada Poule e ainda o 2.º melhor classificado.

A competição realiza-se de finais de Maio a finais de Junho de 2019:

25/26.05.2019
PORTUGAL x Grécia
Eslovénia x Estónia

29.05.2019
Grécia x Eslovénia
PORTUGAL x Estónia

1/2.06.2019
Grécia x PORTUGAL
Estónia x Eslovénia

8/9.06.2019
PORTUGAL x Eslovénia
Estónia x Grécia

12.06.2019
Eslovénia x PORTUGAL
Grécia x Estónia

15.06.2019
Estónia x PORTUGAL
Eslovénia x Grécia

28/29.06.2019
Final Four - Organizador a definir

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS