06-JUNHO-2018
PORTUGUESES CONQUISTAM
PRESENÇA NA FINAL FOUR
 


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, comandada por Hugo Silva, venceu hoje (3-1: 19-25, 27-25, 25-21 e 25-19) a República Checa e apurou-se, como vencedor da Poule C, para a Final Four da Golden European League – a disputar na República Checa (Karlovy Vary), a 13 e 14 de Junho –, competição que dará acesso ao FIVB Volleyball Challenger Cup Masculinos 2018, a realizar de 20 a 24 de Junho em Matosinhos.

Portugal x República Checa, 3-1 (19-25, 27-25, 25-21 e 25-19)

1.º Set
Os portugueses entraram em jogo muito nervosos e mostraram-se muito perdulários, «oferecendo» seis dos oito pontos o seu adversário (5-8). Passada essa fase, o jogo ficou equilibrado (14-14). Os ataques de segunda linha dos checos(19-16), bem como os serviços de Donovan Dzavoronok (22-17), começaram a fazer estragos na defesa portuguesa. Resultado: 25-19.

2.º Set
Ascendente dos checos, que, embora ligeiro (4-1), se prolongou pelo set (14-11, 17-13). Na ânsia de criar pressão, Portugal continuava a desperdiçar serviços. Imperial no ataque, Alexandre Ferreira aproximou Portugal, que igualou aos 24 pontos por intermédio do seu capitão. Dois serviços directos de José Pedro Monteiro arrumaram a questão: 27-25.

3.º Set
Portugal reorganizou a sua defesa e manteve a pressão no ataque, tendo sido recompensado com a liderança do marcador (17-15). Dois pontos de Alex Ferreira, um no serviço e outro no ataque, selaram o set: 25-21.

4.º Set
Os checos entraram com tudo (7-4), mas a reacção dos portugueses foi letal (8-7), obrigando Michal Nekola a reunir com os seus jogadores. Fortemente apoiados pelo público, os lusitanos criavam pressão com o serviço e concretizavam os pontos no ataque até aos 25-19 finais, que carimbaram o passaporte para a Final Four.

Jan Hadrava, com 21 pontos, Donovan Dzavoronok, com 20, e Alexandre Ferreira, com 19, foram os melhores pontuadores do jogo.

Hugo Silva, treinador de Portugal, salientou:
"É um resultado histórico porque nos permite atingir a Final Four da primeira edição da Golden European League e significa que estamos entre as 10 melhores equipas da Europa, o que, considerando o panorama do Voleibol internacional, é o mesmo que dizer do mundo.
Agora que estamos na Final Four, queremos chegar à final".

Miguel Tavares Rodrigues, distribuidor de Portugal:
"Esta Selecção Checa é muito forte, creio mesmo que é uma das grandes candidatas à vitória na Final Four, que ainda por cima organiza perante o seu público. Entraram bem no jogo e nós cometemos muitos erros no serviço. Tivemos paciência e esperámos que o nosso jogo saisse, como aconteceu nos jogos anteriores. Contámos com a ajuda do Zé Monteiro para fechar o segundo set, a nossa confiança aumentou e conseguimos dois pontos de vantagem que nos deram a tranquilidade suficiente para comandar o jogo".

O checo Jan Hadrava, o melhor pontuador do jogo, com 21 pontos, salientou:
"Não esperávamos nada deste jogo, queríamos simplesmente ganhar. Agora temos de nos focar na Final Four. Esperamos, com o apoio do público checo, atingir a meia-final, pois o próximo jogo será o mais importante deste período para nós".

Ver estatística do Portugal x Rep. Checa aqui

O vencedor do Volleyball Challenger Cup Masculinos qualifica-se para a Liga das Nações 2019.

Mais informações na FIVB e na CEV

Ver calendário da Golden European League 2018 e do Europeu 2019

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS