02-MAIO-2018
DUPLA VANESSA/GABRIELA VAI DISPUTAR
ETAPA DO WORLD TOUR NA SUÍÇA


A dupla feminina de Voleibol de Praia Vanessa Paquete/Gabriela Coelho vai disputar, de 9 a 13 de Maio, na cidade suíça de Lucerne, uma etapa de três estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (Beach Volleyball World Tour).

As portuguesas, que participaram hoje na etapa de 3 estrelas realizada na localidade turca de  Mersin, somaram os seus primeiros (30) pontos, mercê do 41.º lugar alcançado, após perderem frente à dupla austríaca Nadine Strauss / Franziska Friedl por 0-2 (19-21 e 14-21) no Qualifying.

Presente na etapa helvética estará também a árbitra portuguesa Sandra Deveza.

Após cerca de oito meses de treino, que incluíram dois estágios em França com a selecção tricolor de Voleibol de Praia, e uma competição em Espanha, mais concretamente no País Basco (Open De Vóley de Playa de Invierno de Galdakao), a dupla portuguesa está finalmente em acção: em Mersin e em Lucerne, etapas de três estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (Beach Volleyball World Tour).

Quando não estiverem a competir internacionalmente, Vanessa e Gabriela irão disputar algumas etapas do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, onde estarão debaixo das atenções gerais pelo facto de formarem a primeira dupla (depois da tentativa da dupla olímpica Maria José Schuller/Cristina Pereira em finais dos anos 90) a dedicar-se exclusivamente ao Voleibol de Praia, sem jogarem indoor.

Ver mais informações sobre a dupla aqui e aqui

Gabriela Coelho e Vanessa Paquete disputaram em finais de 2017 o Open De Vóley de Playa de Invierno de Galdakao, tendo subido ao pódio deste torneio realizado no País Basco e que abriu o calendário do Voleibol de Praia da vizinha Espanha.

Não é a primeira vez que Gabriela e Vanessa jogam juntas, tendo disputado competições internacionais de Voleibol de Praia de escalões de formação, mais concretamente o Mundial de Sub-19, em 2013 (Porto) e o Campeonato da Europa de Sub-22, em 2016 (Grécia).

Gabi e Vanessa, apesar da sua juventude, respectivamente, 20 e 23 anos, já deixaram a sua marca a nível mundial, entre outros resultados mais ou menos relevantes:
– Vanessa Paquete (com Daniela Silva) foi vice-campeã do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo, em 2014;
Gabriela Coelho (com Marta Hurst) venceu o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, em 2017.

Ver historial internacional das atletas aqui

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS