16-NOVEMBRO-2016
MELHORAR O DESPORTO
SOB A BANDEIRA DA ÉTICA


Tendo em vista "melhorar as instituições desportivas no âmbito dos valores éticos", o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) lançou a Bandeira da Ética.

Para integrarem a Comunidade da Bandeira da Ética, as entidades interessadas (clubes, escolas, federações, associações, universidades, etc.) terão de cumprir um processo de certificação, que poderá ser consultado aqui.

Segundo os seus mentores, "sob a tutela do Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto), a Bandeira da Ética é um selo de qualidade das iniciativas desportivas, que deve ser potenciado pelas entidades certificadas, dentro e fora da sua organização".

A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido a clubes, escolas, projectos ou qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Pretende-se igualmente através deste projecto implementar um processo que identifique e promova boas práticas, garantindo ao mesmo tempo uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes.

Todo o processo assenta numa plataforma tecnológica que visa ser uma comunidade de registo e partilha de boas práticas. O processo divide-se em duas fases distintas, embora complementares. A primeira fase de certificação refere-se ao próprio processo de obtenção da acreditação, mediante o acesso à plataforma online “Bandeira da Ética”.
Numa segunda fase, de pós-certificação, as entidades verão as suas iniciativas e projetos integrados num repositório online de boas práticas de ética no desporto, fazendo parte de uma comunidade de instituições comprometidas com esta dimensão desportiva e, aquelas certificadas, poderão utilizar o selo de qualidade Bandeira da Ética em todos os seus processos de comunicação interna e externa. Este repositório permitirá conhecer práticas de excelência que se realizam noutras instituições, visando a divulgação e partilha das mesmas, que se pretende que seja uma fonte de inspiração e informação dinâmica.

Mais informações em www.bandeiradaetica.pt
 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS