08-SETEMBRO-2017
PORTUGUESES NA FASE ELIMINATÓRIA
DO EUROPEU DE SUB-20

As duplas portuguesas que se encontram a participar, na ilha italiana de Vulcano, no Campeonato da Europa de Sub-20 em Voleibol de Praia, venceram hoje o último jogo da fase de grupos e apuraram-se para a Ronda de 24 Equipas, assegurando, desde logo, 32 pontos no Ranking da CEV.

Na Ronda de 24 equipas, os adversários assumem já contornos de futuros pesos pesados da modalidade...

Beatriz Pinheiro e Inês Castro apuraram-se para a fase eliminatória da prova ao vencerem a dupla croata Gabriela/Ana (2-0: 21-17 e 21-18) no último jogo da Poule G.
Se vencerem amanhã (8h20) as russas Maria Voronina/Maria Bocharova, campeãs europeias de
Sub-18 em título e vencedoras da Poule A da Taça Continental da Juventude, as portuguesas defrontarão a dupla eslovena Spela Morgan/Tajda Lovsin na Ronda de 16 Equipas.

Ver vídeo com declarações aqui

Na Poule D, Afonso Reis e André Marques derrotaram (2-0: 21-13 e 21-17) Mihail Cuzuioc/Maxim «Maka» Voleanin, da Moldávia.

Na Ronda de 24 Equipas, os portugueses vão enfrentar amanhã (10h00) os holandeses Mees Blom/Yorick de Groot, atletas com experiência em provas internacionais como a Taça Continental da Juventude.

Se vencerem a laranja mecânica, os portugueses irão defrontar a dupla italiana Windisch/Cappio na Ronda de 16 Equipas. Ver jogos aqui

Ver vídeo com declarações aqui

Beatriz Pinheiro e Inês Castro foram 4.ªs classificadas no Torneio de Sub-21 da WEVZA em 2017, disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland, e medalha de prata nos IX Jogos CPLP, em Angola (2014).
Afonso Reis e André Marques foram 7.ºs classificados no Torneio de Sub-21 da WEVZA.

Os atletas estão acompanhados por Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional.
A portuguesa Sandra Deveza faz parte da equipa de arbitragem destacada pela CEV para esta competição.

Ver vídeo promocional aqui

O regresso está agendado para o dia 11 de Setembro
Voo KL 3464 – Catânia / Roma (7h50 / 9h15)
Voo KL 1598 – Roma / Amesterdão (10h20 / 13h00)
Voo KL 2607 – Amesterdão / Porto (19h25 / 21h05)

Os jogos disputados no campo n.º1 do Europeu de Sub-20 são transmitidos no site laola1.tv

Um historial rico

A história recente do Voleibol de Praia nacional no que diz respeito aos escalões mais jovens tem apresentado resultados dignos de registo.
A dupla Mariana Filipe Alexandre/Joana Neto, atletas do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV (CTARVP), rubricou mesmo uma página de ouro no desporto português ao alcançar, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18.

José Pedrosa e José Teixeira foram os primeiros portugueses a sagrarem-se campeões europeus de Sub-23, em Esposende, em 2001, depois de, em 1996, Jorge Alves e João Silva terem sido vice-campeões europeus de Sub-20, em Jurmala, na Letónia.

Em 1997, os mesmos José Pedrosa e José Teixeira tinham sido medalhados com o bronze no Europeu de Sub-20, em Zagreb, na Croácia.
Também em 2010, Rui Moreira e Ricardo Alvar classificaram-se num honroso 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-23, realizado na ilha grega de Kos. Rui Moreira tinha já sido 9.º classificado no Europeu de Sub-18, em 2006.

Em 2012, Joana Resende e Tânia Oliveira, vice-campeãs nacionais, e Januário Silva/Sebastião Alves classificaram-se em 9.º lugar no 6.º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia, disputado na cidade brasileira de Maceió.

Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário e, em 2014, Rosa Couto e Marta Hurst, campeãs nacionais de seniores, atingiram o 5.º lugar na classificação geral do Mundial Universitário, disputado também na Cidade Invicta.
Igualmente em 2013 e no Porto, Diogo Maia/Tomás Silva e Francisco Pombeiro/Bernardo Martins alcançaram um excelente 9.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19.

Nos VIII Jogos Desportivos CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, disputados na Foz do Lizandro, na Ericeira, Diogo Maia e António Nazário conquistaram a medalha de ouro e Inês Pereira e Valéria Rodrigues foram medalhadas com a prata.

Em 2014, as duplas Ricardo Cardoso/Tomás Sousa e Beatriz Pinheiro/Inês Castro conquistaram a medalha de prata nos torneios de Voleibol de Praia dos IX Jogos CPLP, que decorreram em Angola.
Ainda em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.

Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21.
Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.

Em 2016,  as duplas Beatriz Rodrigues/Matilde Calado e Leandro Firmino/Vasco Moura foram medalhadas com o ouro nos X Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputados na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Em 2017, Francisco Pombeiro e José Jardim foram 17.ºs classificados no Europeu de Sub-22, disputado na cidade austríaca de Baden.
Marta Hurst/Gabriela Coelho, em femininos, e José Pedro Monteiro/Fabrício Barros, em masculinos, venceram o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Ainda mais recentemente, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA de Voleibol de Praia disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland e Afonso Reis/André Marques o 7.º lugar na mesma competição.
A dupla Beatriz Rodrigues/Matilde Calado Rodrigues apurou-se para a final da Taça Continental da Juventude, a realizar no próximo ano, ao garantir o 2.º lugar da Poule D de qualificação, disputada na praia de Parnu, na Estónia.
João Nuno Pedrosa e Hugo Campos estiveram perto de criar uma grande surpresa na cidade russa de Kazan. Venceram o 1.º set (21-19) frente aos favoritos Nikolay Chukhnenkov e Aleksei Arkhipov (Rússia) e estiveram perto de ganhar o 2.º (21-23). Cederam apenas na negra (12-15), classificando-se no 17.º lugar no Europeu de Sub-18.

Mais informações em www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS