21-AGOSTO-2017
PORTUGUESES A CAMINHO
DO EUROPEU DE SUB-18

Portugal vai participar com duas duplas nos Campeonatos da Europa de Sub-18 em Voleibol de Praia, a disputar de 24 a 27 de Agosto, sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), na Riviera Beach, na cidade russa de Kazan.

Beatriz Rodrigues/Matilde Calado Rodrigues – dupla que se qualificou, no passado fim-de-semana, para a final da Taça Continental da Juventude – e João Nuno Pedrosa/Hugo Campos (na foto) viajam para a Rússia na quarta-feira, acompanhadas do treinador Pedro Carvalho.

Henrique Gomes, membro da Comissão Europeia de Voleibol de Praia e antigo director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), será o Supervisor da CEV.

A comitiva lusitana parte amanhã, cumprindo o seguinte itinerário:
Voo TP 1959 - Porto / Lisboa (20h30 / 21h30)
Voo TP 1232 - Lisboa / Moscovo (23h00 / 06h20 locais, 23 Agosto)
23 de Agosto
Voo TP 8138 - Moscovo / Kazan (08h15 / 09h45 locais)

O regresso está agendado para o dia 27 de Agosto, com a comitiva a chegar ao nosso País no dia seguinte: voo TP 1235 - Moscovo / Lisboa (07h20 / 11h00) e TP 1936 - Lisboa / Porto (12h00 / 13h00).

Um historial rico

A história recente do Voleibol de Praia nacional no que diz respeito aos escalões mais jovens tem apresentado resultados dignos de registo.
A dupla Mariana Filipe Alexandre/Joana Neto, atletas do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV (CTARVP), rubricou mesmo uma página de ouro no desporto português ao alcançar, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18.

José Pedrosa e José Teixeira foram os primeiros portugueses a sagrarem-se campeões europeus de Sub-23, em Esposende, em 2001, depois de, em 1996, Jorge Alves e João Silva terem sido vice-campeões europeus de Sub-20, em Jurmala, na Letónia.

Em 1997, os mesmos José Pedrosa e José Teixeira tinham sido medalhados com o bronze no Europeu de Sub-20, em Zagreb, na Croácia.
Também em 2010, Rui Moreira e Ricardo Alvar classificaram-se num honroso 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-23, realizado na ilha grega de Kos. Rui Moreira tinha já sido 9.º classificado no Europeu de Sub-18, em 2006.

Em 2012, Joana Resende e Tânia Oliveira, vice-campeãs nacionais, e Januário Silva/Sebastião Alves classificaram-se em 9.º lugar no 6.º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia, disputado na cidade brasileira de Maceió.

Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário e, em 2014, Rosa Couto e Marta Hurst, campeãs nacionais de seniores, atingiram o 5.º lugar na classificação geral do Mundial Universitário, disputado também na Cidade Invicta.
Igualmente em 2013 e no Porto, Diogo Maia/Tomás Silva e Francisco Pombeiro/Bernardo Martins alcançaram um excelente 9.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19.

Nos VIII Jogos Desportivos CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, disputados na Foz do Lizandro, na Ericeira, Diogo Maia e António Nazário conquistaram a medalha de ouro e Inês Pereira e Valéria Rodrigues foram medalhadas com a prata.

Em 2014, as duplas Ricardo Cardoso/Tomás Sousa e Beatriz Pinheiro/Inês Castro conquistaram a medalha de prata nos torneios de Voleibol de Praia dos IX Jogos CPLP, que decorreram em Angola.
Ainda em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.

Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21.
Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.

Em 2016,  as duplas Beatriz Rodrigues/Matilde Calado e Leandro Firmino/Vasco Moura foram medalhadas com o ouro nos X Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputados na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Em 2017, Francisco Pombeiro e José Jardim foram 17.ºs classificados no Europeu de Sub-22, disputado na cidade austríaca de Baden.
Marta Hurst/Gabriela Coelho, em femininos, e José Pedro Monteiro/Fabrício Barros, em masculinos, venceram o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Ainda mais recentemente, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio da WEVZA de Voleibol de Praia disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland, e a dupla Beatriz Rodrigues/Matilde Calado Rodrigues apurou-se para a final da Taça Continental da Juventude, a realizar no próximo ano, ao garantir o 2.º lugar da Poule D de qualificação, disputada na praia de Parnu, na Estónia.

Mais informações em www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS