26-JULHO-2017
PRAIA DA BAÍA PALCO PRIVILEGIADO
DO ESPINHO OPEN -  VOLEIBOL DE PRAIA


A cidade de Espinho é, de sexta-feira a domingo, a capital do Voleibol de Praia internacional.
A praia da Baía volta a receber uma competição de Voleibol de Praia organizada sob a égide da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

O Espinho Open, disputado por duplas de seniores masculinos, é organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol e pela Câmara Municipal local.
Esta etapa de duas estrelas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia poderá significar o regresso das competições internacionais de dimensão mundial às areias das praias de Espinho, uma cidade com pergaminhos e tradição na modalidade, célebre por ser palco de 13 edições consecutivas do Open de Portugal, evento que integrava o Circuito Mundial (FIVB Beach Volley World Tour).

Inscreveram-se para em Espinho 34 países (16 nas duplas do Quadro Principal e 18 nas de Reserva): Austrália, Áustria, Bielorrússia, Brasil, Canadá, República Checa, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Irão, Israel, Itália, Japão, Letónia, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Catar, Rússia, Arábia Saudita, Escócia, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Estados Unidos e Venezuela.

A final será transmitida em directo pela televisão pública RTP no domingo (15h00).

Os espectáculos de Voleibol que terão por palco a Praia da Baía também poderão ser seguidos através da Volei TV.

Oito duplas portuguesas em acção

São oito as duplas portuguesas que tentarão mostrar o seu valor perante um público entusiástico mas igualmente conhecedor e exigente como é o de Espinho.

As duplas José Pedro Monteiro / Fabrício Barros, vice-campeões nacionais e vencedores do I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol dos Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), e Roberto Reis / Fabrício Silva, actuais campeões nacionais, encabeçam a lista dos portugueses que vão disputar o Espinho Open e que incluem ainda João Simões / Tiago Violas, dois jogadores da Selecção Nacional de indoor, Januário Silva / Sebastião Alves, Tiago Pereira / João Magalhães, Bruno Sousa / Ricardo Alvar, José Filipe Neto / Gonçalo Santos e Bernardo Silva / Tomás Rocha, sendo que Bernardo foi 17.º classificado em 2015 no Europeu de Sub-22 disputado em Macedo de Cavaleiros.
Campeões em 2010, 2011, 2012 e 2014, Roberto e Kibinho recuperaram o ouro em 2016 ao superarem (2-1), na Final, Fabrício Barros e José Pedro Monteiro, que já tinham sido finalistas vencidos em 2015.

Em relação aos favoritos estrangeiros, alguns nomes sobressaem:

Maciej Rudol / Jakub Szalankiewicz (Polónia)
Dupla formada este ano, já conseguiu um 3.º lugar na China (Xiamen) e um 5.º lugar na Rússia (Moscovo), ambos torneios de 3 estrelas, e o 5.º posto na Croácia (Porec), de 5 estrelas.
Rudol formou dupla com Maciej Kosiak de 2011 a 2016, tendo obtido várias vitórias em torneios satélite, bem como classificações de realce em campeonatos europeus e mundiais de categorias mais jovens.

A Noruega apresenta duas duplas candidatas aos lugares cimeiros do Espinho Open.

Anders Berntsen Mol / Mathias Berntsen
Em 2015, e com apenas 17 / 18 anos, foram 9.ºs classificados no Europeu de Sub-22 realizado em Macedo de Cavaleiros, sagrando-se campeões europeus de Sub-20 no Chipre (Larnaka).
No ano passado, foram 4.ºs classificados no Mundial de Sub-21, na Suíça (Lucern).
Formando dupla com Christian Sandlie Sørum, Mol sagrou-se campeão europeu de Sub-20 (Turquia) e de Sub-22 (Grécia) em 2016.
Este ano, sagraram-se vice-campeões europeus de Sub-22, em Baden (Áustria).

Christian Sandlie Sørum / Svein Oddmund Solhaug
Sørum foi campeão europeu de Sub-20 (Turquia) e de Sub-22 (Grécia) em 2016, com Anders Berntsen Mol, com quem atingiu o 9.º lugar em Gstaad (5 estrelas) no corrente ano.

Lorenz Schümann / Julius Thole (Alemanha)
No corrente mês, Schümann venceu, com Alexander Walkenhorst, o torneio satélite disputado em Siófok (Hungria).

Os produtos da escola norte-americana – assim como da brasileira – também são sempre candidatos aos lugares cimeiros.

Trevor Crabb / James Avery Drost
A dupla faz em Espinho a sua estreia a nível internacional.
Este ano, Crabb foi 17.º classificado em Gstaad (5 estrelas), formando dupla com Sean Rosenthal, enquanto Drost foi 5.º classificado em Xiamen (3 estrelas), com Ryan Doherty.

Arnaud Loiseau / Arnaud Gauthier-Rat (França)
Loiseau e Gauthier-Rat formam dupla desde 2014, ano em que foram 5.ºs classificados no Mundial de Sub-19, disputado no Porto.
Em 2017, os gauleses venceram o torneio satélite de Gotemburgo, na Suécia, e foram 4.ºs classificados no Campeonato da Europa de Sub-22 (Áustria).

A acreditação dos jornalistas é feita online em http://www.fivb.org/EN/Media/accreditation.asp

Mais informações em www.fpvoleibol.pt  / www.fivb.com
 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS