02-JUNHO-2017
PORTUGAL MANTÉM-SE NA LUTA
PELA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL

A Alemanha venceu hoje, por 3-1 (25-18, 25-15, 25-15 e 25-11), a Selecção Nacional de Seniores Femininos e ficou a uma vitória do apuramento para a fase final ou 3.ª ronda do Campeonato do Mundo 2018.
Tudo indica que as germânicas conseguirão, com relativa facilidade, a qualificação directa para o Japão 2018, mas, hoje, receberam um aviso à navegação, quando perderam 15-25 com Portugal sem conseguirem esboçar  a mínima reacção.

Amanhã, a Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por António Guerra e Manuel Almeida, defronta a Eslovénia (17h30) e a Estónia no último dia de competição (20h30).
Para além destes jogos, a Sport TV também vai assegurar a transmissão em directo dos jogos Finlândia x Alemanha (3 de Junho / 15h00) e Alemanha x França (4 de Junho / 17h30).

O Alemanha x Portugal começou sob o signo do equilíbrio e desenrolou-se com um ligeiro ascendente das alemãs, mais fortes nas acções ofensivas do serviço e do ataque. À entrada para a recta final do set, Portugal ainda estava em condições de discutir o triunfo (17-19). Contudo, uma série de quatro erros consecutivos (no ataque e no serviço) facilitou uma vitória folgada da Alemanha por 25-18.

A Alemanha mostrou por que razão é superfavorita à qualificação directa ao vencer por 25-15, num set em que praticamente não cometeu erros e no qual foi extremamente acutilante e eficaz no serviço (Lena Mollers) e na gestão de soluções em momentos críticos (Jennifer Geerties).

Com Vanessa Rodrigues a servir e Julia Kavalenka e Aline Rodrigues na rede, Portugal chegou à vantagem (9-7). E a boa exibição continuou a ser recompensada: 17-10, com um serviço forte de Kavalenka, 21-13, num ataque de Aline, até aos 25-15 finais, rubricado, no bloco, por Carina Moura.

Quando o público esperava uma explosão de Portugal, foi a Alemanha quem controlou totalmente o quarto set. O resultado de 25-11 diz tudo.
"Já vemos a final do Mundial com contornos mais nítidos. Estamos a uma vitória de conseguir os objectivos que perseguimos nesta poule. Portugal tem uma equipa jovem mas talentosa e com muita força e garra e criou-nos dificuldades na recepção" - Jennifer Geetries, a melhor pontuadora da Alemanha, com 13 pontos.

A melhor pontuadora do jogo (20 pontos) foi, pelo terceiro jogo consecutivo, Julia Kavalenka: "Entrámos bem nesta poule com duas vitórias e neste jogo sabíamos que íamos defrontar a equipa mais forte. Foi um jogo complicado, mas creio que se acreditássemos mais nas nossas capacidades, poderíamos ter feito outro resultado, quem sabe um 2-3, sobretudo se tivéssemos entrado no quarto set da forma como jogámos no terceiro.
A nível geral, faltou-nos recepção, sobretudo, mas no terceiro set mostrámos que temos Voleibol para vencer qualquer equipa desta poule. Vamos continuar a lutar, conscientes de que numa competição destas, um ponto, um set, tudo pode fazer a diferença e nós, apesar de tudo, conquistámos hoje um set
".

Ver vídeo da reportagem dos dois primeiros jogos de Portugal aqui

Finlândia x França, 3-0 (26-24, 25-18 e 25-17)

A França entrou muito bem no jogo, liderando sempre o marcador até à parte final do set (19-14), altura em que as finlandesas aliaram eficácia no ataque à sua boa defesa, igualaram (22-22) e acabaram por triunfar algo surpreendentemente: 26-24.
As gaulesas voltaram a começar melhor no segundo parcial (8-2), mas nórdicas igualaram (15-15) e com um serviço directo de Kaisa Alanko, logo seguido de rápido ataque, alcançaram a vitória: 25-18.
O último set confirmou a superioridade (25-17) da equipa orientada por Tapio Kangasniemi, que salientou: "Hoje estou mais feliz do que nos dias anteriores, não só porque vencemos mas também porque a nossa jovem equipa está a evoluir de jogo para jogo. Amanhã defrontamos a favorita da poule, mas, como no Voleibol é difícil dominar todos os jogos, vamos ver o que podemos fazer".
A nórdica Piia Korhonen, com 19 pontos foi a melhor pontuadora do jogo.

Eslovénia x Estónia, 3-0 (25-19, 25-20 e 25-12

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, embora sempre com a Eslovénia ligeiramente adiantada no marcador. A jogar de forma tranquila mas eficaz a formação eslovena fechou a contagem com dois blocos consecutivos: 25-19.
Novamente de forma gradual, sem pressas, a equipa capitaneada por Eva Mori foi fazendo valer o poder ofensivo das jovens Iza Mlakar e Lana Scuka e somou mais set: 25-20.
O terceiro set ainda foi mais desequilibrado: 25-12 e, no final, Eva Mori reconheceu:
"Amanhã é o jogo mais importante, pois vai dar ao vencedor o 2.º lugar na poule a qualificação para a 3.ª Ronda. Vai estar certamente muita gente a apoiar Portugal e só espero que consigamos jogar como hoje. A Alemanha é uma boa equipa, mas se em vez de a termos defrontado no primeiro dia a defrontássemos no domingo, o resultado poderia ser outro"...

Contactos

Alojamento
Hotel do Parque
Praça da Galiza, Viana do Castelo
Telefone: 258 828605

Pavilhão
Centro Cultural de Viana do Castelo
Tel: 258 809 300
Fax: 258 809 347

Ver mais informações sobre a Poule F aqui e convocadas aqui

Os primeiros classificados de cada poule qualificam-se directamente para a fase final, que será organizada pelo Japão e na qual tem também a presença assegurada a selecção dos Estados Unidos, actual campeã mundial.
Os segundos classificados das seis poules da 2.ª Ronda apuram-se para a 3.ª Ronda, que será disputada de 22 a 27 de Agosto e qualifica os dois primeiros dessa fase para o Mundial 2018.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS