01-JUNHO-2017
PORTUGUESAS SOMAM SEGUNDO TRIUNFO
NA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2018

A Selecção Nacional de Seniores Femininos somou hoje a segunda vitória consecutiva (3-2: 25-23, 27-29, 17-25, 25-22 e 15-12 à Finlândia) na Poule F de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo 2018, a decorrer, até domingo, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O apoio do público e um grande espírito de entreajuda estiveram na base de um triunfo difícil perante um adversário acessível mas que jogava a derradeira cartada na luta pelo apuramento.
Amanhã, Portugal defronta (17h30) a superfavorita do grupo e vai tentar colocar uma pedra na engrenagem germânica.

Frente à Finlândia, as portuguesas entraram mal no jogo (8-13, 18-22), mas, impulsionadas pelo público, logaram selar a vitória por 25-23, com dois ataques de Julia Kavalenka e um de Juliana Rosas.

Novamente em perigo, com as finlandesas a nove pontos de distãncia (9-18), as portuguesas encetaram uma recuperação épica, que conjugou o apoio do público, um grande espírito de entreajuda, combatividade e a experiência de jogadoras como a distribuidora e estratega Vanessa Rodrigues, a solicitar o poder físico de Kavalenka e os ataques de segunda linha de Marta Hurst. As nórdicas só respiraram de alívio quando conseguiram selar o 2.º set com 29-27.

A história repetiu-se no terceiro set, com Portugal a dar passos atrás com alguns erros e a ver a Finlândia a fazer cinco pontos consecutivos (19-13). Contudo, desta vez a equipa capitaneada por Laura Pihlajamaki não perdoou: 25-17.

Portugal aprendeu, finalmente, a lição e tomou em mãos a liderança do marcador, susteve a reacção finlandesa e fechou o parcial com um ataque da sua artilheira de serviço, Julia Kavalenka: 25-22.

No derradeiro set, Portugal voltou a jogar pelo seguro: tomou em mãos as rédeas do jogo, aguentou as investidas nórdicas e com Marta Hurst e Carina Moura no bloco e Kavalenka a pressionar no ataque somou a segunda vitória consecutiva: 15-12.

Julia Kavalenka foi a melhor pontuadora do jogo, com 31 pontos, mais um do que Piia Korhonen. Ver estatística aqui

No final, o Seleccionador Nacional, António Guerra, salientou:
"Esta selecção está em crescendo. Tem dois ou três pontos fortes e estamos a construir o resto. São jogadoras muito competitivas e que sabem perfeitamente o que têm a fazer em campo. Amanhã, defrontamos a favorita. A Alemanha é muito forte em dois fundamentos: serviço e recepção e tem um nível de jogo que lhe dá uma legítima auto-confiança. Contudo, às vezes nas grandes máquinas, basta mexermos uma pequena peça para alterar a engrenagem. Também possuimos os nossos argumentos".

Eslovénia x França, 3-0 (25-17, 25-15 e 25-16)

Desejosas de somar pontos, as eslovenas entraram agressivas e pressionantes no jogo e nem deixaram respirar as francesas, conseguindo uma vantagem de oito pontos que foram gerindo até aos 25-17 finais.
O segundo parcial foi mais equilibrado nos momentos iniciais (7-7), mas depois transformou-se numa cópia do anterior, com Iza Mlakar e Sasa Planinsec a fazerem as despesas no ataque: 25-15.
No final do terceiro set, também ele desnivelado (25-16), Alessandro Chiappini reconheceu: "Continuamos na corrida, graças a Deus! Hoje a equipa jogou mais descontraída, ao contrário de ontem mostrou o que é capaz de fazer, e estou muito contente com o que vi.. Depois da derrota com a Alemanha, merecíamos mais uma oportunidade, pois temos valor para lutar pela qualificação para o Mundial".

Contactos

Alojamento
Hotel do Parque
Praça da Galiza, Viana do Castelo
Telefone: 258 828605

Pavilhão
Centro Cultural de Viana do Castelo
Tel: 258 809 300
Fax: 258 809 347

A Sport TV vai transmitir em directo os dois últimos jogos de Portugal na Poule F Europeia de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, a realizar, de 31 de Maio a 4 de Junho de 2017, na cidade de Viana do Castelo.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por António Guerra e Manuel Almeida, defronta a Eslovénia no dia 3 de Junho (17h30) e a Estónia no último dia de competição (20h30).
Para além destes jogos, a Sport TV também vai assegurar a transmissão em directo dos jogos Finlândia x Alemanha (3 de Junho / 15h00) e Alemanha x França (4 de Junho / 17h30).

Ver mais informações sobre a Poule F aqui e convocadas aqui

Os primeiros classificados de cada poule qualificam-se directamente para a fase final, que será organizada pelo Japão e na qual tem também a presença assegurada a selecção dos Estados Unidos, actual campeã mundial.
Os segundos classificados das seis poules da 2.ª Ronda apuram-se para a 3.ª Ronda, que será disputada de 22 a 27 de Agosto e qualifica os dois primeiros dessa fase para o Mundial 2018.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS