31-MAIO-2017
MUNDIAL 2018: PORTUGUESAS
ENTRAM A VENCER A FRANÇA

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, formada na sua maioria por jovens jogadoras, algumas das quais faziam a sua estreia, rubricou hoje, no Centro Cultural de Viana do Castelo, uma dificil, mas preciosa e moralizadora vitória sobre a França 3-2 (25-21, 13-25, 23-25, 27-25 e 15-13), na Poule F de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2018.

Amanhã, Portugal defronta (17h30) a Finlândia, no 2.º dia de competição da Poule F, a disputar no Centro Cultural de Viana do Castelo. Bárbara Gomes apelou à mobilização do público.

Hoje, frente à França, Portugal teve uma atitude quase irrepreensível no primeiro set. O quase deveu-se apenas aos erros cometidos no início do set, motivados por um certo anseio e... receio do bloco contrário, sobretudo de Christina Bauer (1,96 metros). Perdido o medo, as portuguesas começaram a desenvolver o seu jogo e, com alguns blocos e maior eficácia no ataque - Julia Kavalenka contabilizou 5 pontos -, lograram alcançar uma vitória tranquila: 25-21.

No segundo parcial, os serviços de Juliette Fidon provocaram estragos na recepção (10-4) e também na confiança da equipa orientada por António Guerra e Manuel Almeida (14-7, 16-9), que nunca conseguiu aproximar-se da sua adversária no marcador. No final, os blocos de Christina Bauer garantiram a vitória às gaulesas: 25-13.

No terceiro set, os serviços de Juliette Fidon voltaram a ajudar a criar um fosso pontual (18-13). A perder por 17-21, as portuguesas tentaram a reviravolta final, com serviços de Juliana Rosas e os ataques da jovem Bárbara Gomes e de Aline Timm Rodrigues, mas as gaulesas aguentaram o golpe e selaram o triunfo com um bloco de Pauline Martin: 25-23.

No quarto set, as francesas voltaram a entrar melhor (12-10), mas Portugal, impulsionado por Gabriela Coelho, Julia Kavalenka e... pelo público, passou para a frente no marcador (14-12).
Contudo, à entrada para a recta final do set, e quando Portugal liderava por 22-19, com um serviço directo de Juliana Rosas, Christina Bauer e companhia reagiram (22-22). Gabriela Coelho, Juliana Rosas e Aline Rodrigues colocaram justiça no resultado: 27-25.

No quinto set, Portugal entrou a perder (6-8) e saiu a ganhar. Depois de fazer dois serviços directos (9-8), Julia Kavalenka ainda contribuiu com um ataque. Um ataque de segunda linha da capitã juliana Rosas empolgou o público (11-8). Novo serviço directo de Kavalenka levou-o ao rubro (12-8). Gabi fez o 13-10 e o público marcou o ritmo pontual com palmas. Vanessa Rodrigues, com um «ataque» ao segundo toque, colocou Portugal a um ponto do triunfo. As francesas não desistiram (14-13), mas coube a honra de fechar o set e o jogo à capitã lusa: 15-13.

Julia Kavalenka foi a melhor pontuadora do jogo, com 25 pontos. Ver estatística aqui

No final do jogo, Manuel Almeida, treinador adjunto da Selecção Nacional, reconheceu:
"O primeiro jogo de uma competição como esta, com cinco dias de duração, é sempre difícil e entrar a ganhar é sempre motivador para qualquer selecção. Sobretudo porque é um momento de avaliação do trabalho que desenvolvemos nas últimas três semanas, com jovens jogadoras e também com gente nova, como eu, no grupo de trabalho. Fica sempre uma pontinha de incerteza sobre qual será a reacção da equipa, mas elas deram uma boa resposta perante um adversário como a França, que tem jogadoras de um campeonato competitivo.
Ainda há arestas a limar, pois houve uma quebra do primeiro para o segundo set e muitos erros no terceiro set, mas houve muita gente jovem a dar o seu contributo para a vitória e por isso estão todas de parabéns. É um estímulo muito grande para este grupo de trabalho e para os jogos que vamos disputar nesta poule
".

Contactos

Alojamento
Hotel do Parque
Praça da Galiza, Viana do Castelo
Telefone: 258 828605

Pavilhão
Centro Cultural de Viana do Castelo
Tel: 258 809 300
Fax: 258 809 347

A Sport TV vai transmitir em directo os dois últimos jogos de Portugal na Poule F Europeia de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, a realizar, de 31 de Maio a 4 de Junho de 2017, na cidade de Viana do Castelo.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por António Guerra e Manuel Almeida, defronta a Eslovénia no dia 3 de Junho (17h30) e a Estónia no último dia de competição (20h30).
Para além destes jogos, a Sport TV também vai assegurar a transmissão em directo dos jogos Finlândia x Alemanha (3 de Junho / 15h00) e Alemanha x França (4 de Junho / 17h30).

Ver mais informações sobre a Poule F aqui e convocadas aqui

Os primeiros classificados de cada poule qualificam-se directamente para a fase final, que será organizada pelo Japão e na qual tem também a presença assegurada a selecção dos Estados Unidos, actual campeã mundial.
Os segundos classificados das seis poules da 2.ª Ronda apuram-se para a 3.ª Ronda, que será disputada de 22 a 27 de Agosto e qualifica os dois primeiros dessa fase para o Mundial 2018.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS