13-DEZEMBRO-2016
A AFV-PLP NASCEU HOJE NO PORTO


 

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e as Federações de Voleibol de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe deram hoje o primeiro passo para a criação da Associação de Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), na sede da FPV, na cidade do Porto.
A AFV-PLP será presidida por Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV.

Como seria de prever, a primeira competição organizada e dinamizada pela AFV-PLP será de Voleibol de Praia, está já agendada para o Junho de 2017, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e envolve duplas de seniores femininos e masculinos.

Khalid Cassam, Presidente da Federação Moçambicana de Voleibol e Vice-Presidente da AFV-PLP, foi o porta-voz da nóvel instituição e considera que o passo mais complicado já foi dado:
"Trabalhamos neste projecto há já dois anos e o facto de estarmos hoje aqui, a criar a Associação, podemos considerar que foi dado o pontapé-de-saída. Daqui para a frente vai ser pôr mãos à obra e começarmos a trabalhar para o desenvolvimento do Voleibol nos nossos países.
Estamos todos com boas expectactivas e esperançados em que em breve possamos  fazer com que as nossas selecções estejam num patamar mais alto do que aquele em que estão hoje", salientou, acrescentando:
"Gostámos muito desta visita a Portugal e fiquei com uma opinião muito positiva e bastante impressionado com a Federação Portuguesa de Voleibol, com aquilo que é a Federação, as infra-estruturas e condições que tem. E a ideia é exactamente esta: com a criação da Associação, fazermos trocas de experiências daquilo que é a Federação Portuguesa de Voleibol, o que são as nossas federações e, em conjunto, podermos crescer e participar em competições disputadas ao mais alto nível".

Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e Khalid Cassam, José Luís Martinho de Jesus, António Carlos Rodrigues e Aníbal Pereira Batista, em representação, respectivamente, das federações de Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau, tiveram já hoje uma reunião de trabalho da AFV-PLP, cujos objectivos principais são "promover a expansão e popularidade do Voleibol e do Voleibol de Praia, em todas as suas formas" e "realizar, periodicamente, eventos e competições desportivas", de modo a "atrair a atenção e o interesse dos diferentes Governos" no desenvolvimento da prática do Voleibol. 

AFV-PLP

Constituição dos Órgãos Sociais

Presidente
Vicente Araújo (Portugal)

Vice-Presidente
Khalid Cassam (Moçambique)

Secretário-Geral
José Luís Jesus (S. Tomé e Príncipe)

Vogais
Mário Oliveira (Portugal)
Aníbal Batista (Guiné-Bissau)

Conselho Fiscal
António Carlos Rodrigues (Cabo Verde)
Teodemiro de Carvalho (Portugal)
Valentim Domingos (Angola)

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS