18-OUTUBRO-2016
UMA (SUPER)TAÇA
MUITO DESEJADA
 

A Supertaça de masculinos 2016 coloca frente a frente, no dia 22 de Outubro, pelas 19h30, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, campeão nacional, e o Sport Lisboa e Benfica, vencedor da Taça de Portugal, no Pavilhão Cidade de Viseu, em Viseu.

As duas equipas cruzaram-se há poucos dias, no XV Torneio das Vindimas. A vitória, pela margem mínima (3-2), pertenceu aos açorianos, agora orientados por João José, um dos nomes mais famosos do Voleibol nacional como jogador, numa final em que o nível de jogo oscilou um pouco ao longo de mais de duas horas, mas que prendeu a atenção dos espectadores devido à competitividade evidenciada pelas duas equipas… abrindo ainda mais o apetite para a Supertaça.

A AJF Bastardo [Foto: AJFB] é a campeã em título e vai defrontar a equipa vencedora das últimas cinco edições da Supertaça. Pelos resultados obtidos, são as duas equipas nacionais mais fortes dos últimos anos e as forças parecem equivaler-se.
Ou será que a renovação das equipas (saídas e entradas) para esta temporada vai pesar, pelo menos no início da época?

José Pedro Monteiro, campeão pelo conjunto açoriano na época passada e distribuidor de jogo da AJF Bastardo, reconhece:
"As mudanças provocam sempre uma nova adaptação a tudo. Não é só a nível de adaptação ao jogo, mas também na vida de quem vive longe do continente e tem que fazer imensas viagens, pois o corpo requer uma adaptação maior a esse tipo de situações.
A nível da competição, os jogadores têm de ganhar rotinas de jogo em equipa e isso só com otempo é que se desenvolve, mas estamos cientes das nossas capacidades e temos a perfeita noção que estamos a trabalhar no máximo das nossas capacidades e que temos todas as condições possíveis, bem como uma enorme vontade, para atingirmos os nossos objectivos".

Campeã por duas vezes e vencedora de uma edição da Taça de Portugal, será que é desta vez que a AJF Bastardo vai conseguir a Supertaça, o troféu que continua a perseguir?
“Temos isso em mente, como é óbvio, mas não vivemos obcecados com a conquista da Supertaça; sonhamos, trabalhamos e vamos atrás dos nossos objectivos.
Somos uma equipa com um misto de juventude e experiência e isso traz-nos algumas vantagens.
Para além disso, estamos a desenvolver um trabalho fantástico com o João José e vamos lutar com tudo para atingir os objectivos que temos bem delineados.
Vamos trabalhando dia a dia para cumprir todas as nossas metas. Somos uma equipa de combate e vamos lutar, claro está, para conquistarmos também a Supertaça".

Perante este panorama, quem serão os favoritos no Campeonato Nacional 2016-2017?“Somos os actuais campeões nacionais e trabalhamos para defender o símbolo das quinas que transportamos ao peito. Queremos muito renovar esse título, mas temos a perfeita noção que só com trabalho podemos lá chegar, pois existem outras equipas que também se reforçaram muito e que estão apostadas em roubar-nos esse título, mas estamos a trabalhar bem e sempre focados nos nossos objectivos.
Para já, a única coisa que prometemos é muito trabalho e dedicação para dignificar este símbolo que ostentamos".

No sábado, do outro lado da rede estará o SL Benfica [Foto: site oficial do SLB], a equipa vencedora das últimas cinco edições da Supertaça…

Tiago Violas, que se sagrou campeão pela AJF Bastardo, mas cumpre agora a primeira época ao serviço das águias é peremptório:
"Na minha opinião, não há favorito. Na equipa da AJ Fonte do Bastardo registaram-se muitas mudanças e entraram jogadores novos que poderão vir a constituir uma surpresa, visto que, para já, não há grandes informações sobre eles.
No SL Benfica, apesar de ser detentor das últimas cinco edições da Supertaça, manteve-se a maior parte da equipa, alguns jogadores regressaram ao clube, mas, em geral, são jogadores já conhecidos da AJ Fonte do Bastardo".

E qual é a sensação de defrontar a ex-equipa?
“É uma equipa pela qual tenho um carinho enorme, porque fui muito bem tratado nas duas últimas épocas.
A AJ Fonte do Bastardo reforçou-se bastante e ainda não é possível ter um conhecimento profundo do real valor desses reforços.
Contudo, e conhecendo muito bem a competência a todos os níveis do João José, tenho a certeza que montou uma equipa muito forte para esta sua estreia como treinador.
Em relação à minha equipa, os objetivos do SL Benfica são sempre muito claros, ganhar todas as competições em que está inscrito, desde o Campeonato à Challenge Cup, passando pela Taça de Portugal e pela Supertaça, e é para isso que esta equipa está a trabalhar.
Na minha opinião, no Campeonato Nacional 2016-2017 podem-se assumir três candidatos: o SL Benfica, a AJ Fonte do Bastardo e o SC Espinho".

A 19.ª edição* da Supertaça, que é organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, com a colaboração da Câmara Municipal de Viseu e da Associação de Voleibol de Viseu, terá transmissão em directo no canal televisivo Sport TV.
Os ingressos têm o preço único de 2 euros.

Desde 1988/89 até à actualidade, várias equipas de seniores masculinos rubricaram o seu nome na lista dos vencedores deste troféu disputado pelo campeão nacional e pelo vencedor da Taça de Portugal, com destaque para o SL Benfica* e o Castêlo da Maia GC, que, no seu historial, ergueram o troféu por cinco vezes, e para o SC Espinho, com 4 vitórias. O Sporting CP, com três triunfos, e o Leixões SC (1) completam o leque de vencedores.
*Em 1989/1990, o SL Benfica venceu a Taça Federação, que foi disputada por várias equipas.

Conferência de Imprensa em Viseu

A Federação Portuguesa de Voleibol realiza no dia 21 de Outubro (18h15) no Pavilhão Cidade de Viseu, uma Conferência de Imprensa, para apresentação da Supertaça de seniores masculinos,, que contará com a presença dos treinadores e capitães da AJF Bastardo e do SL Benfica.

Acreditação de jornalistas

Supertaça de masculinos aqui

Supertaça de femininos aqui

Mais informações: www.fpvoleibol.pt / www.facebook.com/fpvoleibol 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS