09 OUTUBRO-2016
TURQUIA ASSEGURA PRESENÇA
NO EUROVOLLEY 2017

A Turquia assegurou hoje uma presença na fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, a disputar na Polónia em 2017, ao vencer Portugal por 3-2, num jogo dramático.
Os turcos valeram-se do triunfo pela margem máxima conseguido há uma semana e, ao amealharem dois sets em Matosinhos, puderam respirar de alívio pois a sua missão tinha sido cumprida com sucesso.
Para os portugueses, o desfecho do quarto set teve o efeito contrário, cortando as esperanças a uma equipa que nunca tinha baixado os braços e, por isso, pesou demasiado no conjunto de Hugo Silva, não estranhando a vitória forasteira no quinto set.

Antes do início do jogo foi observado um minuto de silêncio em memória das vítimas do recente atentado em Ancara.

Ciente da importância de entrar bem no jogo, a Turquia cedo ganhou vantagem (6-3), anulada com dois blocos de Miguel Tavares/Marcel Gil e um serviço directo de Marco Ferreira (7-7).
Os portugueses passaram para a frente no marcador (12-11), mas três pontos de Burutay Subasi (no ataque e serviço) deram novo fôlego à equipa de Emanuele Zanini (16-14). Um bloco de Burak Gungor aumentou a distância (19-16), mas seria Metin Toy, a estrela da equipa, a fazer a diferença, com dois pontos consecutivos no ataque: 25-21.

No segundo set, um serviço e dois ataques de Marco colocaram Portugal na liderança (6-3). Novo bloco, este de Miguel Tavares, abalou o ímpeto ofensivo dos turcos (8-4). Marco facturava no ataque e o seu irmão Alex no bloco… e no ataque (18-13).
Portugal terminou em beleza, com um bloco de Marcel Gil: 25-18.

O terceiro parcial teve um início diferente do anterior mas um desfecho semelhante. A Turquia pressionou desde início (8-5), mas Portugal respondeu à altura, com serviços directos de Alex e Marco e dois blocos de Marcel Gil/João Simões (13-11).
Um amorti de Alex (22-17) indicou o caminho da vitória: 25-19.

No quarto set, Portugal começou melhor (3-1), mas a Turquia reagiu com ataques de segunda linha de Gokhan Gorkgoz (9-7). O bloco português tinha dificuldade em suster estes ataques desferidos longe da rede (12-18). Contudo, quando acertou a sua defesa alta, sobretudo por intermédio de Marco, Portugal aproximou-se (19-21), para gáudio do público.
Contudo, os turcos aguentaram a pressão, desestabilizaram os portugueses, e selaram o apuramento para o Europeu 2017 ao vencerem o set por 25-20.

O desfecho do quarto parcial pesou no evoluir do quinto set. Hugo Silva fez entrar uma equipa diferente, mas, mesmo com Valdir Sequeira a facturar no ataque, os portugueses não conseguiram fazer esmorecer a confiança da Turquia, que venceu por 15-12.

Marco e Alex Ferreira foram os melhores pontuadores do jogo, respectivamente com 21 e 20 pontos, enquanto Burutay Subasi, com 16 pontos, foi o turco mais concretizador.
Ver estatístisca aqui

Hugo Silva, treinador de Portugal:
“Para ser sincero, creio que, no início, poucos acreditariam que esta equipa, pela remodelação sofrida, conseguiria chegar ao playoff decisivo de apuramento para o Europeu. O percurso que fizemos na segunda ronda quase nos deu o apuramento directo, mas tivemos momentos menos bons no segundo torneio, na Finlândia.
No playoff, perdemos na Turquia por 0-3, num jogo em que nos podemos queixar da arbitragem, mas aqui perdemos por culpa própria, pois estávamos por cima e a única forma forma que a Turquia encontrou de nos derrotar no quarto set foi tentar desestabilizar-nos, o que acabou por conseguir porque nós não soubemos agir com calma”.

Alexandre Ferreira, capitão de Portugal:
“Acreditámos sempre, para mais porque jogávamos perante o nosso público, que nos apoiou sempre de forma extraordinária. Acabámos por cometer muitos erros porque temos elementos muito jovens, mas creio que demos mais um passo na nossa evolução como equipa”.

Emanuele Zanini, Treinador da Turquia:
“Foi o meu último jogo pela Turquia, mas estou muito satisfeito por termos conseguido o apuramento. Finalmente, os jogadores compreenderam que devem jogar como equipa e não como valores individuais. Parabéns aos meus jogadores e a Portugal, que jogou hoje a um nível elevado”.

Marco Ferreira, melhor pontuador:
“Faltou-nos alguma cabeça fria nos momentos decisivos. Temos de ter sangue-frio para julgar algumas situações e isso ainda é difícil pois esta equipa ainda tem de crescer em experiência. Creio que, com o trabalho que temos realizado, poderemos vir a usufruir de oportunidades como esta”.

Fotos aqui / aqui e aqui

3.ª Ronda de Qualificação (Playoff)

Turquia x Portugal – em Manisa-Turgutlu, 3-0
Yildirim Beyazit Sports Hall
Árbitros: Evgeny Maksharov (Rússia) e Sanja Miklosic (Eslovénia)

Portugal x Turquia – em Matosinhos, 2-3
9 de Outubro (18h00)

Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Árbitros : Loic Queste (França) e Kostantin Youchev (Bulgária)

Convocados

Nome

Pos.

Clube em 2015/2016

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Phelipe Martins Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Simões Zona 4 AJ Fonte do Bastardo
Valdir Sequeira Oposto/Z4 Macabbi (Israel)
Loureço Martins Zona 4 Castêlo da Maia GC
Afonso Guerreiro Zona 4 AA S. Mamede
     
Team Manager Ricardo Rocha
Treinador Principal Hugo Silva
Treinador Adjunto Carlos Prata
Médico Ricardo Aido
Fisioterapeuta Daniel Gouveia
 

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu / facebook FPV

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS