07-OUTUBRO-2016
ITÁLIA E BULGÁRIA ORGANIZAM
CAMPEONATO DO MUNDO EM 2018 

O 35.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol(FIVB), realizado em Buenos Aires, na Argentina, foi pródigo em novidades, desde a primeira reunião da recém-criada Comissão de Atletas, presidida por Gilberto Amauri de Godoy Filho, conhecido internacionalmente como Giba, à reeleição para o período de 2016/2024 do brasileiro Ary Graça para Presidente do organismo que tutela o Voleibol a nível mundial.

Assim, foram apresentados aos delegados das confederações e federações filiadas na FIVB os próximos Mundiais de Voleibol de Praia, que serão organizados pela Áustria em Viena de 28 de Julho a 6 de Agosto de 2017, bem como a 19.ª edição do Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, a realizar em Itália e na Bulgária em 2018.
O Japão acolhe em 2018 o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos e, dois anos depois, os Jogos Olímpicos de 2020.

Foi ainda anunciado que o Kosovo e a República do Sudão do Sul serão os novos membros da Família do Voleibol, bem como proposto que seja a República Dominicana a receber, em Punta Cana, a 36.ª edição do Congresso Mundial da FIVB nos dias 27 e 28 de Outubro de 2018.

Ary Graça Filho, eleito pela primeira vez no 33.º Congresso Mundial do Voleibol, realizado em 2012, em Anaheim, nos Estados Unidos da América, sucedeu ao chinês Jizhong Wei, que presidiu à FIVB de 2008 a 2012, ao mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e ao francês Paul Libaud (1947 a 1984).

Para além do seu actual Presidente, Vicente Araújo, membro executivo do Conselho de Administração e Presidente da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) esteve representada no Congresso por Álvaro Lopes, recém-eleito Presidente da Direcção, e Rogério Pedro Oliveira, Assessor Jurídico do organismo que superintende o Voleibol a nível nacional e membro da Comissão Legal da FIVB.

Recorde-se que, em 2004, o 29.º Congresso Mundial fez convergir para o Porto as atenções de dirigentes e Imprensa de todo o Mundo, tendo reunido representantes de 168 federações nacionais, e ficou marcado pela filiação de Timor-Leste como a 218.ª federação nacional na FIVB e pelo facto de o Português se ter tornado língua oficial da FIVB.

A Argentina tinha acolhido já uma outra edição do Congresso Mundial em 2002, ano em que foi igualmente anfitriã do Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, no qual a Selecção Nacional alcançou o 8.º lugar.

Mais informações: www.fivb.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS