16-SETEMBRO-2016
EUROVOLLEY: PORTUGUESAS
REFORÇAM ESPERANÇAS


A Selecção Nacional de Seniores Femininos entrou hoje da melhor forma – vitória por 3-0 (25-15, 26-24 e 28-26) frente a Israel - no 1.º torneio da Poule D da 2.ª ronda de qualificação para o Europeu 2017, curiosamente uma poule toda feminina, desde a Supervisora CEV até às juízes-de-linha, excepção feita à equipa de arbitragem. Ver ficha de jogo aqui

As expectativas do público que acorreu hoje ao Pavilhão Desportivo da Póvoa de Varzim não saíram defraudadas. Portugal entrou a medo (0-3), mas depressa deu a entender que o seu único objectivo era a vitória. Com Marta Hurst a facturar no ataque, virou o pendor do jogo a seu favor (8-3) e fechou o parcial com um desnivelado 25-15.

O segundo set foi totalmente diferente, com o bloco das israelitas a travar o ímpeto das lusitanas (15-10). Kavalenka igualou aos 20 pontos. Kruk respondeu com três pontos no ataque, mas Portugal manteve a calma e foi recompensado com a vitória: 26-24.

A equipa de Arie Selinger entrou em força no terceiro set, com um serviço directo de Sofia Starikov a afastar ainda mais as equipas (12-6). As portuguesas não desistiram e, apoiadas pelo público, passaram para o comando com um serviço directo de Ana Couto (20-19).

O braço-de-ferro (23-23) só seria quebrado, a favor de Portugal, com um bloco de Aline Timm: 28-26.

Marta Hurst foi a melhor pontuadora, com 18 pontos, mais dois do que a israelita Natalia Kruk.

António Guerra, Seleccionador de Portugal, reconheceu: “Entrar a vencer e logo por 3-0 numa competição como esta dá-nos motivação e igualmente alguma margem para cometermos eventuais erros. No segundo set já se viu uma imagem mais aproximada da força da selecção israelita, mas também contámos com o apoio do púbico da Póvoa, que nos faz sentir em casa. Não conhecemos tão bem a Eslováquia, mas é mais forte técnica e fisicamente do que Israel, o que não nos retira a vontade de vencer”.

Juliana Rosas reforça ambição portuguesa: “Desde o início que o nosso objectivo é a qualificação e, depois desta vitória, creio que a nossa ambição sai reforçada. Continuaremos a lutar ponto a ponto, set a set e jogo a jogo até ao fim”.

Júlia Kavalenka fez uma estreia em cheio (10 pontos) na Selecção Nacional de Seniores: “Estou a viver uma experiência única. Já tinha jogado pelas juniores, mas pelas seniores é como estar a viver um sonho. Sabíamos que Israel era uma selecção que estava ao nosso alcance e não deixámos fugir a oportunidade”.

Galit Devash, capitã de Israel, salientou: “Não estávamos a contar com este resultado. Viemos para ganhar, mas não conseguimos colocar em campo o nosso jogo. Temos jogadoras muito jovens, com uma média de 21 anos, que ainda cometem muitos erros. Mas acredito no valor da nossa equipa e que isso ficará evidente nos próximos jogos”.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos defronta amanhã (18h00) a sua congénere da Eslováquia na 2.ª jornada do 1.º Torneio da Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o EuroVolley 2017.

Croácia x Eslováquia, 3-0:
Primeiro grande passo rumo ao Euro

A Croácia confirmou o seu favoritismo logo desde o apito inicial (4-0) e com os serviços de Grbac, os blocos de Strunjak e Poljak e os ataques de Samanta Fabris e da capitã Poljak não tardou a controlar as operações e a fechar o set inaugural com um desnivelado 25-12.

Ciente da sua superioridade, a equipa de Miroslav Aksentijevic jogou sem complexos e com enorme eficácia, fechando o segundo parcial com o resultado de 25-15 e selando o importante triunfo sobre a concorrente directa Eslováquia no arranque da Poule D com o carimbo de 25-18.

Samanta Fabris e Maja Poljak, ambas com 12 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto a capitã Jaroslava Pencova, com 6 pontos, foi a melhor das eslovacas.

Miroslav Aksentijevic (Treinador da Croácia):
“Demos um grande passo. Este era um jogo muito importante por ser o primeiro na competição. Jogámos bem o suficiente para ganhar, pois, sem falsas modéstias, temos excelentes jogadoras e estamos a jogar muito bem, como provámos no World Grand Prix. Vamos tentar manter este bom nível no jogo de amanhã”.
Maja Poljak (Capitã da Croácia): “Temos muito respeito pela Eslováquia e, pelo que tínhamos visto em vídeos, estávamos à espera de mais dificuldades e que dessem mais luta, mas tenho de dar os parabéns às minhas companheiras de equipa pois jogaram muito bem”.

A Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017 disputa-se em dois torneios: o 1.º realiza-se na Póvoa de Varzim nos dias 16 a 18 de Setembro; o 2.º torneio está agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, na Croácia.
Quem vencer a Poule D garante o apuramento directo para a fase final; o 2.º classificado terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule F – composta por Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia, a disputar em Outubro de 2016.
A Final do Europeu 2017 será disputada no Azerbaijão e na Geórgia. Estão já qualificadas para a fase final as selecções do Azerbaijão e Geórgia (organizadores), Alemanha, Holanda, Rússia, Sérvia e Turquia.

O Seleccionador Nacional António Guerra escolheu as seguintes 12 atletas:

Lista de convocadas

Nome

Pos.

Clube em 2015/2016

Joana Resende Libero Porto Vólei 2014
Aline Timm Central Porto Vólei 2014
Marta Hurst Zona 4 Porto Vólei 2014
Ana Couto Distribuidora Leixões SC
Eduarda Duarte Central Leixões SC
Carla Sousa Oposta Leixões SC
Helena Monteiro Central Leixões SC
Vanessa Rodrigues Distribuidora Atlético VC
Juliana Rosas Oposta Atlético VC
Daniela Loureiro Libero CF «Os Belenenses»
Neusa Neto Central CF «Os Belenenses»
Júlia Kavalenka Oposta AJ Moreira
     
Team Manager Paula Semedo
Treinador Principal António Guerra
Treinador Adjunto Filipe Lacerda
Fisioterapeuta Diogo Barata
 

Ver vídeo promocional realizado pelas jogadoras aqui

Jogos na Póvoa de Varzim

17.09.2016
15h00 – Croácia x Israel. Árbitros: Mamdouh Baklouti (França) e Benedikt Geukes (Alemanha)
18h00 – Eslováquia x Portugal. Árbitros: Vittorio Sampaolo (Itália) e José Luis Mira (Espanha)

18.09.2016
15h00 – Israel x Eslováquia. Árbitros: José Luis Mira (Espanha) e Benedikt Geukes (Alemanha)
18h00 – Croácia x Portugal. Árbitros: Vittorio Sampaolo (Itália) e Mamdouh Baklouti (França)

Árbitros portugueses em acção

Igualmente presentes na 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu de Seniores vão estar os árbitros portugueses:

Ricardo Ferreira (AV Porto) – 1.º Torneio da Poule B de Femininos, a disputar em França, com a participação de Bósnia-Herzegóvina, Espanha, França e Bélgica, de 16 a 18 de Setembro.
Hélio Ormonde (AV S. Miguel) – 2.º Torneio da Poule A de Masculinos, a disputar em Espanha, com a participação de Montenegro, Alemanha, Espanha e Suíça, de 23 a 25 de Setembro.
Nuno Teixeira (AV Braga) – 2.º Torneio da Poule E, a disputar na Holanda, com a participação de Turquia, Bielorrússia, Áustria e Holanda.

Mais informações: www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS