12-SETEMBRO-2016
EUROVOLLEY: TODOS QUEREM
OCUPAR OS LUGARES DE HONRA


Está tudo preparado para que o 1.º Torneio da Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o EuroVolley 2017 – composta pelas selecções de Portugal, Israel, Eslováquia e Croácia – consiga brindar com excelentes espectáculos de Voleibol o público que vai certamente afluir em número e entusiasmo nos dias 16, 17 e 18 de Setembro ao Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, recinto desportivo que recebeu já outras fases de qualificação para o Europeu, bem como etapas da Liga Mundial, entre outras competições.

O treinador principal da Selecção Nacional de Seniores Femininos já avisou que no horizonte da sua equipa está o apuramento, directo ou por via do playoff da 3.ª ronda, mas a verdade é que António Guerra e as suas pupilas não terão a vida facilitada nessa missão espinhosa, pois as selecções que compõem a Poule D são praticamente todas candidatas aos lugares cimeiros da classificação.

Os jogos da 1.ª jornada ajudarão a ter uma ideia mais aproximada do real favoritismo das equipas [ver + informações aqui]:

Eslováquia x Croácia (16h00)
A Croácia é apontada como a maior favorita ao apuramento: é a melhor posicionada das quatro no ranking da CEV (9.ª), reforçou as suas ambições ao vencer (3-1, Cuba), em Junho, o Grupo 3 do World Grand Prix e, para além disso, recebe, de 22 a 25 de Setembro, em Rovinj o 2.º torneio de qualificação para o Europeu 2017.
Embora ciente destes factos, a Eslováquia (15.ª) também apresenta boas credenciais: as suas aspirações europeias saíram reforçadas após a excelente prestação na Liga Europeia, onde foi vice-campeã, após vencer as selecções de Eslovénia (meias-finais), Bielorrússia, Albânia e Polónia (fase de grupos).

Portugal x Israel (19h00)
Aparentemente mais modesta, a Selecção de Israel (20.º) nem por isso deixa de apostar forte neste torneio de qualificação europeia: apresenta algumas atletas da escola de Leste (Rússia e Bielorrússia) naturalizadas e repartiu a sua preparação para esta etapa do EuroVolley por países como Japão, Finlândia e Itália.
Por seu turno, a Selecção Nacional (26.ª) quer ser uma digna anfitriã e presentear o público da Póvoa de Varzim com bons espectáculos e resultados positivos.
“O nosso objectivo é o apuramento. Vamos defrontar selecções que têm já um ritmo de trabalho grande: a Croácia, que recebe o segundo torneio da Poule D, vem de uma vitória no World Grand Prix; a Eslováquia foi finalista na Liga Europeia 2016 e Israel tem algumas jogadoras oriundas do Leste europeu, por isso estamos conscientes de que o nível das equipas nesta fase de qualificação europeia é alto, seja na nossa poule, seja na Poule F, de onde sairá o nosso adversário se ficarmos em 2.º lugar”, salienta o Seleccionador Nacional.
A Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017 disputa-se em dois torneios: o 1.º realiza-se na Póvoa de Varzim nos dias 16 a 18 de Setembro; o 2.º torneio está agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, na Croácia.
Quem vencer a Poule D garante o apuramento directo para a fase final; o 2.º classificado terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule F, composta por Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia, a disputar em Outubro de 2016.

Formulário de acreditação dos jornalistas aqui / Enviar até ao dia 14 de Setembro para imprensa.fpv@fpvoleibol.pt

Jogos na Póvoa de Varzim
16.09.2016
16h00 – Eslováquia x Croácia. Árbitros: Benedikt Geukes (Bélgica) e Vittorio Sampaolo (Itália)
19h00 – Portugal x Israel. Árbitros: José Luis Mira (Espanha) e Mamdouh Baklouti (França)

17.09.2016
15h00 – Croácia x Israel. Árbitros: Mamdouh Baklouti (França) e Benedikt Geukes (Bélgica)
18h00 – Eslováquia x Portugal. Árbitros: Vittorio Sampaolo (Itália) e José Luis Mira (Espanha)

18.09.2016
15h00 – Israel x Eslováquia. Árbitros: José Luis Mira (Espanha) e Benedikt Geukes (Bélgica)
18h00 – Croácia x Portugal. Árbitros: Vittorio Sampaolo (Itália) e Mamdouh Baklouti (França)

Jogadoras convocadas para o estágio
em V. Castelo e na P. Varzim

Porto Vólei
Joana Resende / Libero / 1,75 m
Marta Hurst / Zona 4 / 1,83 m
Aline Timm / Central / 1,92 m
Vanessa Paquete / Oposta / 1,80 m
Gabriela Coelho / Zona 4 / 1,78 m
Bárbara Gomes / Zona 4 / 1,74 m

Leixões SC
Ana Couto / Distribuidora / 1,75 m
Eduarda Duarte / Central / 1,91 m
Carla Sousa / Oposta / 1,93 m
Helena Monteiro / Central / 1,81 m

Atlético VC
Vanessa Rodrigues / Distribuidora / 1,80 m
Juliana Rosas / Oposta / 1,80 m

CF «Os Belenenses»
Daniela Loureiro / Libero / 1,66 m
Neusa Neto / Central / 1,90 m

AJ Moreira
Júlia Kavalenka / Oposta / 1,93 m

KSC Berlin (Alemanha)
Núria Silva / Central / 1,76 m

Team Manager – Paula Semedo
Treinador Principal – António Guerra
Treinador Adjunto – Filipe Lacerda
Fisioterapeuta – Diogo Barata

Ver vídeo realizado pelas jogadoras aqui

Árbitros portugueses em acção

Igualmente presentes na 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu de Seniores vão estar os árbitros portugueses:

Ricardo Ferreira (AV Porto) – 1.º Torneio da Poule B de Femininos, a disputar em França, com a participação de Bósnia-Herzegóvina, Espanha, França e Bélgica, de 16 a 18 de Setembro.
Hélio Ormonde (AV S. Miguel) – 2.º Torneio da Poule A de Masculinos, a disputar em Espanha, com a participação de Montenegro, Alemanha, Espanha e Suíça, de 23 a 25 de Setembro.
Nuno Teixeira (AV Braga) – 2.º Torneio da Poule E, a disputar na Holanda, com a participação de Turquia, Bielorrússia, Áustria e Holanda.

A Final do Europeu 2017 será disputada no Azerbaijão e na Geórgia. Estão já qualificadas para a fase final as selecções do Azerbaijão e Geórgia (organizadores), Alemanha, Holanda, Rússia, Sérvia e Turquia.

Mais informações: www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS