26-AGOSTO-2016
PORTUGAL DEFRONTA CAMPEÕES
OLÍMPICOS EM SETEMBRO


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Francisco dos Santos, vai defrontar, nos dias 3 e 4 de Setembro, a sua congénere brasileira, que se sagrou (tri)campeã olímpica nos Jogos do Rio 2016.

Os dois jogos amigáveis serão disputados em estádios de futebol, um em Curitiba, onde são esperadas mais de 42.000 pessoas e o outro em Brasília, que deverá ser seguido in loco por cerca de 73.000 espectadores, e inserem-se nas comemorações da conquista da medalha de ouro olímpica pela selecção orientada por Bernardo Rezende (Bernardinho), servindo ainda para assinalar a despedida do já lendário libero brasileiro Serginho (Sérgio Dutra Santos), que disputará o seu último jogo com a camisola do seu país.

O seleccionador Chico dos Santos, que foi campeão olímpico em 2004, na equipa técnica liderada por Bernardinho, salienta:
"Fiquei muito contente por o Brasil ter ganho a medalha de ouro, pois, para além de ser a selecção do meu país, conheço e trabalhei com a maior parte dos jogadores.
Para a Selecção Nacional Portuguesa, este convite é muito importante, pois vamos defrontar a equipa mais forte do mundo, perante dezenas de milhares de pessoas, e temos muita vontade de corresponder às expectativas.
Apesar de serem contra uma equipa tão forte, estes jogos vão permitir-nos dar ritmo aos jogadores, caso do Alex [Alexandre Ferreira], a recuperar de uma cirurgia.
É com tristeza que se vê um jogador como o Serginho deixar a selecção, mas compreendo perfeitamente, pois ele está com 40 anos, tem três filhos pequenos e quer curtir a família.
Ainda tinha condições para continuar, pois é um libero fenomenal. Para mim, ele e o Wallace foram os melhores nestes Jogos Olímpicos".

Por seu turno, Hugo Silva, treinador adjunto, reconhece:
"Foi um convite que veio na melhor altura, uma vez que todos os jogos de treino nesta fase [qualificação para o Europeu] são fulcrais para a melhor preparação e nós precisamos rapidamente de obter os níveis técnico- tácticos da Liga Mundial.
Por outro lado, jogar com o campeão olímpico e com a melhor escola de Voleibol do mundo nos últimos 20 anos só enaltece o Voleibol nacional e revela o valor da nossa Selecção Nacional.
Serão, sem dúvida, jogos motivadores para todos nós, para mais porque serão realizados num ambiente diferente e único, na presença de, eventualmente, um dos recordes de maior presença de público num jogo de Voleibol".

Para além de constituir uma oportunidade ímpar para a selecção lusitana na sua preparação para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2017 ao defrontar a «n.º1» do ranking mundial, o convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) serve para estreitar os laços históricos que unem, há mais de quatro séculos, os dois países irmãos e as boas relações desportivas e institucionais entre a Federação Portuguesa de Voleibol e a CBV.

Recorde-se que, em 2005, quando Portugal conseguiu a sua melhor classificação de sempre na Liga Mundial (5.º lugar), a Selecção Nacional bateu (3-0: 25-22, 25-20 e 25-23) o Brasil, que ostentava então os títulos olímpico, mundial e de vencedor da Liga Mundial [na FOTO].

Datas e horários dos jogos

3 de Setembro (sábado) – 16 horas locais (20h00 em Portugal), na Arena de Baixada, estádio de futebol do Atlético Paranaense, em Curitiba, com capacidade para 42,372 espectadores.
4 de Setembro (domingo) – 10 horas locais (16h00 em Portugal) no estádio de futebol – Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, com capacidade para 72,788 espectadores.

A Selecção Portuguesa deve viajar no dia 31 de Agosto para Curitiba e treinar ao final da tarde no Estádio do Atlético Paranaense, onde jogará com a selecção canarinha no dia seguinte.
O regresso está previsto para o dia 5 de Setembro.

A Selecção Nacional encontra-se a preparar a participação na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2017 em Vila Flor, onde continuará a estagiar após os jogos com o Brasil até ao dia 9 de Setembro, altura em que passará a treinar em Matosinhos (12 a 14 de Setembro).

Portugal vai enfrentar a Finlândia na jornada inaugural da Poule B da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017, cujos 1.º e 2.º torneios serão disputados, respectivamente, na Dinamarca e na Finlândia.

Assim, em Sonderborg, no Sul da Dinamarca, Portugal vai defrontar a Finlândia no dia 16 de Setembro (16h00 locais), a Dinamarca no dia 17 (19h00 locais) e, no dia 18 de Setembro, a Suécia (1.º classificado da Poule 1) .

No 2.º torneio, agendado para Helsínquia, os portugueses voltam a medir forças com as selecções nórdicas, sucessivamente, com os dinamarqueses (15h00 locais), finlandeses (18h00 locais) e suecos (19h00 locais), nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.

Se vencer a Poule B, Portugal garante o apuramento directo para a fase final; se ficar em 2.º lugar, terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule E, composta por Bielorrússia, Holanda, Turquia e a Áustria, a disputar em Outubro de 2016.

Estão já apuradas para o EuroVolley 2017 as selecções da Polónia, país organizador da fase final, e da França, da Eslovénia, da Itália, da Bulgária, da Rússia e da Sérvia (os seis melhores classificados do Europeu 2015).

Lista de jogadores a estagiar em Vila Flor

Nome

Pos.

Clube

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
Lourenço Martins Zona 4 Castêlo da Maia GC
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Bruno Cunha Oposto Vitória SC
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Afonso Guerreiro Zona 4 AA S. Mamede
Phelipe Martins Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
Valdir Sequeira Oposto/Z4 Macabbi (Israel)
André Rosa Zona 4 Esmoriz GC
 

Contactos em Vila Flor
Valonquinta
Telm: +351 915 946 705 / +351 914 889 730

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu / www.cbv.com.br

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS