23-AGOSTO-2016
PORTUGUESAS DEFRONTAM
FINLANDESAS EM SETEMBRO


A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por António Guerra, vai efectuar jogos amigáveis na Finlândia no próximo mês, no âmbito do seu plano de preparação para a Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017.

As jogadoras portuguesas, que se encontram a efectuar, em Viana do Castelo, um estágio de preparação, viajam no dia 31 de Agosto para a cidade finlandesa de Salo, onde a turma das quinas vai defrontar a Finlândia a 2 e 3 de Setembro, regressando no dia seguinte ao nosso País e retomando o estágio em Viana do Castelo.
De 12 a 15 de Setembro, os treinos serão efectuados na Póvoa de Varzim, onde será disputado o 1.º Torneio da Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o EuroVolley 2017.

"É cada vez mais importante, diria mesmo essencial, disputarmos uma poule de qualificação depois de já termos competido, pois vamos defrontar selecções que têm já um ritmo de trabalho grande: a Croácia, que recebe o segundo torneio da Poule D, vem do World Grand Prix (Grupo 3) e a Eslováquia foi finalista na Liga Europeia 2016, por isso os jogos que vamos realizar na Finlândia são absolutamente decisivos na nossa preparação", garante António Guerra.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos vai defrontar, na Póvoa de Varzim, as selecções de Israel, no dia 16 de Setembro (19h00), Eslováquia, no dia 17 (18h00), e Croácia, no dia 18 de Setembro (18h00).
No 2.º torneio, agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, na Croácia, as portuguesas vão medir forças com as mesmas adversárias.
Se vencer a Poule D, Portugal garante o apuramento directo para a fase final; se ficar em 2.º lugar, terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule F, composta por Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia, a disputar em Outubro de 2016.

O que poderemos esperar da Selecção Nacional? Para já, há uma certeza: a nossa prestação vai depender muito do trabalho que fizermos até à poule de qualificação.
Temos mais dimensão física do que tínhamos anteriormente. Ou seja, a estatura das jogadoras já nos dá algumas garantias.
É importante sabermos o momento em que estão fisicamente e qual é o seu ritmo, pois algumas jogadoras estão paradas há algum tempo – desde o final do Campeonato Nacional – apesar de uma grande parte delas também jogar Voleibol de Praia, o que ajuda.
Primeiro, vamos ver o que conseguimos implementar, mas uma coisa é certa: temos de funcionar sempre como um grupo coeso. Se conseguirmos criar um modelo de jogo que nós pensamos ser um modelo de jogo evoluído e conseguirmos ter uma equipa coesa, não há que ter medo e vamos  jogar para vencer, pois o nosso objectivo é o apuramento.
Estamos conscientes de que o nível das equipas nesta fase de qualificação europeia é alto, seja na nossa poule, seja na Poule F (Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia), de onde sairá o nosso adversário se ficarmos em 2.º lugar
", salienta o Seleccionador Nacional.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos está a estagiar em Viana do Castelo até ao dia 11 de Setembro; de 12 a 15 de Setembro, os treinos serão efectuados na Póvoa de Varzim, onde será disputado o 1.º Torneio da Poule D.

Jogadoras convocadas para o estágio

Porto Vólei
Eliana Durão / Distribuidora / 1,71 m
Joana Resende / Libero / 1,75 m
Marta Hurst / Zona 4 / 1,83 m
Vanessa Paquete / Oposta / 1,80 m
Aline Timm / Central / 1,92 m
Gabriela Coelho / Zona 4 / 1,78 m
Bárbara Gomes / Zona 4 / 1,74 m

Leixões SC
Ana Couto / Distribuidora / 1,75 m
Eduarda Duarte / Central / 1,91 m
Carla Sousa / Oposta / 1,93 m
Helena Monteiro / Central / 1,81 m

Atlético VC
Vanessa Rodrigues / Distribuidora / 1,80 m
Fabiola Gomes / Zona 4 / 1,81 m
Juliana Rosas / Oposta / 1,80 m

CF «Os Belenenses»
Daniela Loureiro / Libero / 1,66 m
Neusa Neto / Central / 1,90 m

AJ Moreira
Júlia Kavalenka / Oposta / 1,93 m

KSC Berlin (Alemanha)
Núria Silva / Central / 1,76 m

A Selecção não é só estas jogadoras, é um grupo mais alargado de atletas. Estas são as que neste momento, dentro da disponibilidade e rendimento, apresentam as melhores condições para integrar o grupo de trabalho no início de um novo ciclo.
Para já, há toda uma série de actos de trabalho, de cultura de treino que queremos implementar. Pelas primeiras reacções que tivemos, a atitude tem sido muito positiva e todos acreditam que podemos fazer um bom trabalho
”, conclui António Guerra.

Árbitros portugueses em acção

Igualmente presentes na 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu de Seniores vão estar os árbitros portugueses:

Ricardo Ferreira (AV Porto) – 1.º Torneio da Poule B de Femininos, a disputar em França, com a participação de Bósnia-Herzegóvina, Espanha, França e Bélgica, de 16 a 18 de Setembro.
Hélio Ormonde (AV S. Miguel) – 2.º Torneio da Poule A de Masculinos, a disputar em Espanha, com a participação de Montenegro, Alemanha, Espanha e Suíça, de 23 a 25 de Setembro.
Nuno Teixeira (AV Braga) – 2.º Torneio da Poule E, a disputar na Holanda, com a participação de Turquia, Bielorrússia, Áustria e Holanda.

Mais informações: www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS