21-JUNHO-2016
LIGA MUNDIAL: SELECÇÃO NACIONAL
PREPARA-SE NO CANADÁ


Depois de na véspera terem andado mais de 24 horas em viagem, com três massacrantes voos a fazerem a ligação entre Izmir/Istambul/Toronto/Saskatoon, mas uma surpreendente recepção, os jogadores da Selecção Nacional de Seniores Masculinos efectuaram hoje de manhã uma caminhada e alguns exercícios físicos, sob a orientação do preparador físico Bruno Matos, para desentorpecimento dos músculos, no Pierre Radisson Park, em Saskatoon. Ver fotos aqui

Seguiu-se uma sessão de vídeo e, de tarde, vai haver sessão de musculação e o primeiro treino, no pavilhão da Universidade de Saskatchewan. Os outros treinos terão por palco o SaskTel Centre, pavilhão com capacidade para 5.300 espectadores, onde Portugal vai enfrentar, sucessivamente, as selecções da China (0 pontos, Poule C2), na sexta-feira, da Coreia do Sul (2 pontos, Poule B2) e Canadá (9 pontos, Poule C2) em jogos da Poule F2 da Liga Mundial 2016.

O primeiro jogo da Selecção Nacional está agendado para sexta-feira, às 17h35 locais (00h35 do dia 25, em Portugal), frente à China, e pode ser seguido em directo na Sport TV e, via live streaming da FIVB, aqui

Hugo Silva, Treinador Adjunto, disseca a preparação e os objectivos da Selecção Nacional neste segundo torneio preliminar da Liga Mundial:
“Os cuidados particulares, relativamente à viagem, aconteceram precisamente hoje. Os jogadores estão a adaptar-se ao fuso horário [7 horas de diferença), que é muito duro, e houve algum cuidado, tanto da parte da manhã como da tarde, para que a adaptação fosse mais rápida e não tão violenta para os jogadores.
Em relação à programação da nossa preparação, tem a ver com aquilo que falámos sempre desde o início: tudo o que fazemos tem em vista o primeiro jogo [meia-final] que iremos disputar na Final Four, em Matosinhos. E todo o trabalho visa apresentarmo-nos o melhor possível em Matosinhos.
A partir de amanhã, já vamos realizar treinos dentro daquilo que é a carga habitual, juntamente com trabalho físico – não vamos poupar os jogadores relativamente a este trabalho que tem de ser feito – e tentar utilizar mais alguns jogadores, tentando revezar mais a equipa e fazer sentir aos jogadores que todos serão precisos na Final Four; é dessa forma que vamos encarar os jogos aqui no Canadá”.

Em Saskatoon, Portugal vai defrontar  a China (00h30*/sábado), a Coreia (23h10*/sábado) e o Canadá (01h00*/segunda-feira).* Horas em Portugal continental

“São três jogos que queremos vencer, sabendo de antemão que o foco do nosso trabalho está na Final Four.
No final deste segundo torneio, já será possível ver quem serão as equipas que vão atingir a Final Four. A primeira poule não nos correu bem, mas foram os primeiros jogos e temos de dar tempo ao trabalho que o Chico dos Santos tem vindo a fazer, e que não é muito diferente daquilo que já vínhamos a fazer nos últimos dois anos, mas há sempre nuances e formas diferentes de ver o jogo que requerem o seu tempo.
Na primeira poule, jogámos com equipas europeias e que creio que são selecções que estão ao nosso alcance, mas os jogos não nos correram bem, não por falta de atitude ou de querer, mas porque a equipa não estava num dia sim. Contudo, a acontecer estes desaires, que sejam agora nesta fase inicial e não na final, pois assim poderemos rectificar erros e falhas antes do jogo das meias-finais, porque aí já não há desculpas, físicas ou psicológicas, e todos devem estar nos seus limites.
Começa-se a ver melhor o panorama para a fase final: estou convencido de que o Canadá e a Turquia deram um passo importante rumo à Final Four e a grande questão será em relação ao terceiro apurado, que deverá ser o nosso adversário na meia-final”, conclui.

Comitiva portuguesa presente em Saskatoon

Nome

Pos.

Clube

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
Hugo Gaspar Oposto SL Benfica
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
André Lopes Zona 4 SL Benfica
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Fabrício Silva Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
 Comitiva
Team Manager – Carlos Prata
Treinador Principal – Francisco dos Santos
Treinador Adjunto – Hugo Silva
Preparador Físico – Bruno Matos
Médico – Ricardo Aido
Fisioterapeuta – Gustavo Figueiredo
Estatístico – Ricardo Rocha

Contactos no Canadá

Alojamento: Hotel SASKATOON INN
Tel: +1 403-266-1980
Fax: +1 403-205-5460

Pavilhão:: SaskTel Centre
Capacidade:
5.300 espectadores 

Como organizador, Portugal está já apurado para a Final Four da Liga Mundial 2016, que acolhe nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Até lá, a Selecção Nacional vai disputar a Fase Intercontinental, participando nas seguintes poules:
A2 – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia. Na Turquia (Izmir), de 17 a 19 de Junho de 2016.
F2 – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal. No Canadá (Saskatoon), de 24 a 26 de Junho de 2016.
I2 – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba. Na Finlândia (Tampere), de 1 a 3 de Julho de 2016.

A Final Four será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados na Fase Intercontinental.

Jogos em directo da Poule F2 (Saskatoon/Canadá)

25 de Junho – Portugal x China (00h30): Directo na Sport TV e aqui
26 de Junho
– Portugal x Coreia (23h10*): Directo na Sport TV e aqui
27 de Junho
– Portugal x Canadá (01h00): Directo na Sport TV e aqui

Jogos em directo da Poule I2 (Tampere/Finlândia)

1 de Julho – Portugal x Finlândia (16h40): Directo na Sport TV
2 de Julho
– Portugal x Canadá (13h40): Directo na Sport TV
3 de Julho
– Portugal x Cuba (13h10): Directo na Sport TV 

*horário alterado

NOTA: Os pedidos de acreditação para a Final Four devem ser efectuados online aqui

Mais informações: www.fivb.org / www.fpvoleibol.pt/WL2016

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS