15-JUNHO-2016
SELECÇÃO NACIONAL
AMBICIOSA NA TURQUIA


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos encontra-se já na cidade turca de Izmir, onde vai disputar, sexta-feira, sábado e domingo, a poule inaugural da Liga Mundial 2016.

A verdadeira odisseia protagonizada ontem pela comitiva portuguesa – alguns atletas saíram de Lisboa às seis da manhã e chegaram, com a comitiva, ao hotel em Izmir já perto da meia-noite, com mais de duas horas de atraso – já é passado e os jogadores da Selecção Portuguesa começaram hoje já a dar o litro, com um treino de musculação, a que se seguiu um período de preparação com bola.

Antes, Francisco dos Santos e Alexandre Ferreira, respectivamente Seleccionador Nacional e Capitão de Portugal, estiveram numa conferência de Imprensa promovida pela Federação Turca de Voleibol, organizadora desta Poule A2, que reúne Portugal, Turquia, Holanda e Eslováquia.

Francisco dos Santos desfiou os objectivos da equipa lusitana:
"Como estamos já na Final Four, a realizar em Portugal, vamos aproveitar estas três competições preliminares para crescer como equipa em cada uma delas, ao mesmo tempo que vamos defrontando e conhecendo melhor os nossos adversários nestas três poules".

Alex, perfeito conhecedor da realidade do Voleibol turco – actua há duas épocas pelo Ziraat Bankasi, uma das três melhores equipas do campeonato otomano – afina pelo mesmo diapasão, salientando:
"O nosso objectivo principal é a Final Four. Estamos aqui, na Turquia, para tentar vencer todos os jogos, como é óbvio, mas a nossa principal missão é prepararmo-nos para a final de Matosinhos".

Objectivos igualmente ambiciosos tem a equipa-anfitriã.
O italiano Emanuelle Zanini, que defrontou já Portugal quando estava no comando técnico de outra selecção, a Eslováquia, não tem dúvidas sobre o grau de responsabilidade da Turquia:
"Somos ambiciosos e queremos estar na Final Four de Portugal.
A Liga Mundial estreia uma fórmula de competição muito interessante e estamos ansiosos por disputar esta poule, pois somos a equipa menos cotada do ranking internacional neste torneio e queremos ver qual é o nosso nível de jogo.
Esta poule é muito importante para a Turquia, como país, e isso aumenta a nossa responsabilidade como equipa. Estamos preparados e ansiosos por ver a resposta dos jogadores em campo".

O capitão Ulas Kiyak partilha dos desígnios turcos:
"O nosso objectivo é a Final Four. Estamos conscientes de que ainda temos um longo percurso a percorrer, mas acreditamos que se atingirmos a Final Four, podemos sagrar-nos campeões da Liga Mundial".

Holandeses e eslovacos mostram-se mais comedidos do que os turcos, escudando-se na juventude de alguns dos seus jogadores:
"Temos alguns jogadores jovens, que querem demonstrar o que valem e estão muito ansiosos por disputar este torneio", salienta o Treinador da Holanda, Gido Vermeulen, enquanto o capitão Jasper Diefenbach revela:
"Preparámo-nos muiro bem desde Maio e estou muito curioso para ver em que nível estamos. Vamos defrontar três equipas da Europa e isso vai ser muito bom para aquilatarmos a nossa força. Estou confiante nesta equipa e acredito que vamos fazer bons resultados".

O treinador da Eslováquia, Miroslav Palgut, lembra que "temos uma equipa que mistura experiência com juventude e preparámo-nos bem em jogos com a Finlândia e a Eslovénia", enquanto o capitão Emanuel Kohut acrescenta:
"Queremos ganhar experiência e crescer como equipa, mas vamos dar o nosso máximo para obter os melhores resultados". 

Os jogos de Portugal na Poule A2 podem ser seguidos em directo na Sport TV ou via live streaming/FIVB:
17 de Junho
– Turquia x Portugal (15h30): Directo na Sport TV2 ou aqui
18 de Junho
– Portugal x Holanda (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui
19 de Junho
– Portugal x Eslováquia (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui

A equipa técnica da Selecção Nacional, liderada pelo brasileiro Francisco dos Santos, escolheu 12 dos 17 jogadores que se encontravam, desde o início de Maio, a efectuar um estágio de preparação para a Liga Mundial em Vila Flor, vila do distrito de Bragança.

Jogadores convocados

Nome

Pos.

Clube

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
Hugo Gaspar Oposto SL Benfica
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
André Lopes Zona 4 SL Benfica
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Fabrício Silva Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
 Comitiva
Team Manager – Carlos Prata
Treinador Principal – Francisco dos Santos
Treinador Adjunto – Hugo Silva
Médico – Carlos Magalhães
Fisioterapeuta – Gustavo Figueiredo
Estatístico – Ricardo Rocha

Jogos em directo da Poule A2

17 de Junho – Turquia x Portugal (15h30): Directo na Sport TV2 ou aqui

18 de Junho – Portugal x Holanda (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui

19 de Junho – Portugal x Eslováquia (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui

Contactos

Alojamento: Double Tree by Hilton Hotel (Izmir)
Tel: +90 232 402 02 02

Pavilhão: Izmir Ataturk Volleyball Hall
Capacidade:
6.000 espectadores 

Como organizador, Portugal está já apurado para a Final Four da Liga Mundial 2016, que acolhe nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Até lá, a Selecção Nacional vai disputar a Fase Intercontinental, participando nas seguintes poules:
A2 – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia. Na Turquia (Izmir), de 17 a 19 de Junho de 2016.
F2 – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal. No Canadá (Saskatoon), de 24 a 26 de Junho de 2016.
I2 – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba. Na Finlândia (Tampere), de 1 a 3 de Julho de 2016.

A Final Four será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados na Fase Intercontinental.

Jogos em directo da Poule A2 (Izmir/Turquia)

17 de Junho – Turquia x Portugal (15h30): Directo na Sport TV2 ou aqui
18 de Junho
– Portugal x Holanda (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui
19 de Junho
– Portugal x Eslováquia (12h30): Directo na Sport TV2 ou aqui

Jogos em directo da Poule F2 (Saskatoon/Canadá)

25 de Junho – Portugal x China (00h30): Directo na Sport TV
26 de Junho
– Portugal x Coreia (23h10*): Directo na Sport TV
27 de Junho
– Portugal x Canadá (01h00): Directo na Sport TV

Jogos em directo da Poule I2 (Tampere/Finlândia)

1 de Julho – Portugal x Finlândia (16h40): Directo na Sport TV
2 de Junho
– Portugal x Canadá (13h40): Directo na Sport TV
3 de Junho
– Portugal x Cuba (13h10): Directo na Sport TV 

*horário alterado

Campeonato da Europa de 2017

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar a Finlândia na jornada inaugural da Poule B da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017, cujos 1.º e 2.º torneios serão disputados em Setembro próximo, respectivamente na Dinamarca e na Finlândia.

Em Sonderborg, no Sul da Dinamarca, Portugal vai defrontar a Finlândia no dia 16 de Setembro (16h00 locais), a Dinamarca no dia 17 (19h00 locais) e, no dia 18 de Setembro, a Suécia (1.º classificado da Poule 1).

No 2.º torneio, agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, em Helsínquia, os portugueses medem forças, sucessivamente, com os dinamarqueses (15h00 locais), finlandeses (18h00 locais) e os suecos.

Se vencer a Poule B, Portugal garante o apuramento directo para a fase final; se ficar em 2.º lugar, terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule E, composta por Bielorrússia, Holanda, Turquia e a Áustria (1.º class. Poule 2), a disputar em Outubro de 2016.

Estão já apuradas para o EuroVolley 2017 as selecções da Polónia, país organizador da fase final, e da França, da Eslovénia, da Itália, da Bulgária, da Rússia e da Sérvia (os seis melhores classificados do Europeu 2015).

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS