Federação Portuguesa de Voleibol - Notícias

30-MAIO-2016
AZIBO ENCHEU COM O ENCONTRO
NACIONAL DE GIRA-VOLEI


O Encontro Nacional de Gira-Volei e de Gira+ decorreu este ano na Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. No entanto, a prova não foi concluída devido ao mau tempo.

A Albufeira do Azibo, uma das Maravilhas de Portugal, identifica-se cada vez mais com o Voleibol, sendo um dos palcos privilegiados do Voleibol de Praia – recebe anualmente a Final do Campeonato Nacional e foi anfitriã de eventos internacionais como os torneios de Sub-17, Sub-19 e Sub-21 da WEVZA e o Campeonato da Europa de Sub-21 –, tendo recebido agora aquela que é considerada a grande festa anual do Gira-Volei.

Foram cerca de 700 os gira-atletas que explanaram o seu melhor Voleibol nos 57 campos montados no relvado do Azibo. Sob a forte ameaça da chuva, os participantes deram o litro para concluírem a fase de grupos do Encontro Nacional, antes deste ter sido dado como adiado até aos próximos dias 9 e 10 de Julho, em Matosinhos, onde serão coroados os campeões deste ano.

As fortes chuvadas que se fizeram sentir durante todo o fim-de-semana não foram suficientes para lavar o sorriso estampado no rosto dos gira-atletas, que aproveitaram da melhor maneira o intercâmbio desportivo e social.

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
Professora Dulce Pinto: "A chuva foi, de facto, o ponto negativo deste encontro, que tinha todas as condições para ser uma das melhores edições de sempre. Acho que a organização devia repetir um Encontro Nacional no Azibo, pois, com bom tempo, tenho a certeza que será um grande evento.
No entanto, há coisas mais importantes que os jogos e as medalhas, que é a parte do convívio, a possibilidade de fazer novas amizades e tudo aquilo que o Gira-Volei proporciona e que o mau tempo não conseguiu estragar".

Afonso Choças (11 anos): "Gostei muito de estar aqui, fiz novos amigos e espero voltar para o ano que vem".
Dinis Betencourt (11 anos): "Este lugar é muito giro, foi pena a chuva, que não nos deixou jogar tanto como queríamos. A melhor parte do fim-de-semana foram os jogos e as amizades que criámos."

Centro de Gira-Volei de Mogadouro
Professor Rui Gaspar: "Viemos a este Encontro Nacional do Gira-Volei com 5 duplas e foi pena este ano a chuva ter estragado esta belíssima festa.
É o nosso 10.º Encontro Nacional do Gira-Volei, que é uma modalidade espetacular e à qual os jovens aderem com muita frequência. A boa disposição não deixou de existir, pois esta é uma verdadeira festa do Voleibol e do Gira-Volei acima de toda a competição saudável que possa existir."

Rodrigo (9 anos): "Gostei muito de vir aqui ao Azibo jogar, foi o melhor do fim-de-semana."
Marina (14 anos): "O Gira-Volei para mim é algo onde nos podemos distrair do quotidiano e aprender. Já pratico a modalidade há 8 anos mas ainda tenho muito para aprender."

Voleibol de Chaves – HC Flaviense
John Alves: "Este foi o nosso primeiro Encontro e foi pena não ter corrido da melhor maneira.
Seja como for, foi uma excelente experiência, divertimo-nos muito e esperamos no próximo ano estar cá de novo. Este é um projecto que nasceu em Dezembro de 2015 e são competições como esta que vão fazendo com que o Voleibol em Chaves cresça."
Ivânia (18 anos): "Foi a nossa primeira competição fora de Chaves. O nosso desempenho esteve algo abaixo das expectativas, mas foi sobretudo importante pelo convívio e por termos jogado a nossa modalidade preferida. Penso que foi uma experiência bastante enriquecedora para todos."
Pedro (17 anos): "Apesar da chuva, gostei bastante de ter estado cá com os meus amigos. Foi uma experiência que quero repetir. O momento alto foi um jogo muito disputado do qual saímos vencedores."

Manuel Moreno, Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, não escondeu a satisfação por ver tantos jovens no Azibo.

"Esta parceria com a Federação Portuguesa de Voleibol vem dando os seus resultados, que estão à vista. Este evento é muito importante para o município, uma vez que traz imensos jovens a esta região do País, região essa que dispõe de todas as condições quer para a prática do Voleibol quer para o turismo de natureza e gastronomia. Este casamento com a FPV revela-se muito importante porque permite que nos tragam imensa gente, que depois de ficar a conhecer esta região certamente regressará", afirmou o edil, acrescentando:
"O Azibo está habituado a receber o Voleibol de Praia, mais uma vez fruto desta parceria perfeita entre o município e a federação, e estamos sempre dispostos a que nos desafiem para outros eventos, como é o caso do Gira-Volei, para podermos dar a conhecer ainda mais esta região. A FPV tem feito um papel extraordinário na ligação do Litoral com o Interior, trazendo para cá os seus eventos".

Por fim, Manuel Moreno revelou:
"É com um sentimento misto que se observa hoje o Azibo. Sinto-me feliz por ver esta moldura humana; não estamos habituados a ver tanta juventude junta em torno de um desporto e sinto-me feliz por pensar que são estes jovens que no futuro virão cá relembrar os bons momentos passados aqui. Por outro lado, estamos tristes pois o S. Pedro não ajudou e o tempo que se fez sentir não esteve de acordo com a grandiosa festa que aqui se proporcionava."

Fotos do evento aqui

Mais informações: www.giravolei.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS