24-MAIO-2016
CAPITÃO ALEX: VALOR DA SELECÇÃO
NACIONAL MERECE SER RECONHECIDO


Alexandre Ferreira é o novo capitão da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, funções nas quais substitui o histórico João José.

Os 24 anos serão sempre sinónimo de juventude e porventura alguma irreverência, mas, no caso do Zona 4 do Ziraat Bankasi, clube da principal Liga da Turquia, são (também) sinónimo de experiência ao mais alto nível de um jogador que ultrapassou já as 100 internacionalizações…

“Foi-me dada esta função, que é muito importante, e com a ajuda de todos os meus colegas vou tentar desempenhar o melhor possível esse papel”, promete, ressalvando:
“É evidente que o João José é único e um capitão como ele não haverá mais, mas com o apoio que me têm dado todos os meus colegas, creio que vou conseguir desempenhar condignamente essas funções.
Um dos aspectos que terá pesado na decisão da equipa técnica em designar-me capitão é o facto de eu jogar em campeonatos competitivos e com atletas do mais alto nível. É inegável que isso me ajudou a crescer como jogador”.

A inclusão de Francisco dos Santos na equipa técnica reforçou o trabalho que a Selecção Nacional vinha desenvolvendo nos últimos anos:
“Neste estágio em Vila Flor temos trabalhado bastante a nível táctico, a nível de bloco/defesa, que era uma coisa que já trabalhávamos bastante com o Prof. Hugo Silva. É um trabalho parecido, com algumas diferenças, pois o Prof. Francisco dos Santos quer tentar passar-nos um pouco do conhecimento que adquiriu ao serviço da Selecção do Brasil e penso que isso é muito bom para a Selecção Portuguesa.
Temos trabalhado muito nesse aspecto e creio que tem corrido bem”.

Portugal vai acolher a Final Four da Liga Mundial, o que aumenta a responsabilidade da Selecção Nacional.
O capitão Alex revela que a Selecção conta com o apoio de todos os portugueses:
“Nos últimos anos temos jogado em Matosinhos sempre com muito público. É um pavilhão em que nos sentimos muito apoiados; esperamos casa cheia e, como é normal, muito entusiasmo e apoio.
É uma final que vamos disputar e na qual estaremos totalmente concentrados pois queremos mostrar que o trabalho que estamos a fazer merece ser reconhecido, não só a nível internacional, mas sobretudo no nosso País”.

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos encontra-se a efectuar em Vila Flor, até 13 de Junho, um estágio de preparação com vista à participação na Liga Mundial, a disputar de 17 de Junho a 10 de Julho de 2016.

O estágio tem por palco o Pavilhão Municipal de Vila Flor, vila do distrito de Bragança, que recebeu já a Final da Taça de Portugal 2016, em seniores femininos, e da Supertaça 2015, também em femininos, bem como o Encontro Regional de Gira-Volei 2016.

Ainda no âmbito do seu plano de preparação para a Liga Mundial 2016, a Selecção Nacional vai defrontar a Bélgica no próximo mês.
Na capital belga, Portugal vai defrontar a Bélgica nos dias 3, 4 e 5 de Junho, regressando ao nosso País no dia 6 de Junho (Porto, 8h15).

Como organizador, Portugal está já apurado para a Final Four da Liga Mundial, que acolhe nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Até lá, a Selecção Nacional vai disputar a Fase Intercontinental, participando nas seguintes poules:
Poule J – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia. Na Turquia (Izmir), de 17 a 19 de Junho de 2016.
Poule O – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal. No Canadá (Saskatoon), de 24 a 26 de Junho de 2016.
Poule R – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba. Na Finlândia (Tampere), de 1 a 3 de Julho de 2016.

A Final Four, agendada para os dias 9 e 10 de Julho de 2016, será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados na Fase Intercontinental.

Lista de jogadores convocados

Nome

Pos.

Clube

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
Hugo Gaspar Oposto SL Benfica
Lourenço Martins Zona 4 Castêlo da Maia GC
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Bruno Cunha Oposto Vitória SC
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
André Lopes Zona 4 SL Benfica
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Afonso Guerreiro Zona 4 AA S. Mamede
Phelipe Martins Central SC Espinho
Fabrício Silva Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
André Rosa Zona 4 Esmoriz GC
 
Treinador Principal – Francisco dos Santos
Treinador Adjunto – Hugo Silva
Preparador Físico – Mário Simões
Estatístico – Ricardo Rocha
Médico – Carlos Magalhães / Ricardo Aido
Fisioterapeuta – Gustavo Figueiredo

Campeonato da Europa de 2017

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar a Finlândia na jornada inaugural da Poule B da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017, cujos 1.º e 2.º torneios serão disputados em Setembro próximo, respectivamente na Dinamarca e na Finlândia.

Em Sonderborg, no Sul da Dinamarca, Portugal vai defrontar a Finlândia no dia 16 de Setembro (16h00 locais), a Dinamarca no dia 17 (19h00 locais) e, no dia 18 de Setembro, a Suécia (1.º classificado da Poule 1).

No 2.º torneio, agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, em Helsínquia, os portugueses medem forças, sucessivamente, com os dinamarqueses (15h00 locais), finlandeses (18h00 locais) e os suecos.

Se vencer a Poule B, Portugal garante o apuramento directo para a fase final; se ficar em 2.º lugar, terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule E, composta por Bielorrússia, Holanda, Turquia e 1.º classificado da Poule 2, a disputar em Outubro de 2016.

Estão já apuradas para o EuroVolley 2017 as selecções da Polónia, país organizador da fase final, e da França, da Eslovénia, da Itália, da Bulgária, da Rússia e da Sérvia (os seis melhores classificados do Europeu 2015).

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS