12-MAIO-2016
SELECÇÃO NACIONAL INTENSIFICA
PREPARAÇÃO EM VILA FLOR


Tendo em vista  a participação na Liga Mundial 2016, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos encontra-se a efectuar, em Vila Flor, um estágio de preparação.
Como organizador, Portugal está já apurado para a Final Four da Liga Mundial, que o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos acolhe nos dias 9 e 10 de Julho.

Esta semana, a equipa técnica da Selecção Nacional, formada por Francisco dos Santos e Hugo Silva, apalpou o pulso à forma física dos jogadores, que verão o ritmo dos treinos aumentar na próxima semana.

Francisco dos Santos faz o primeiro ponto da situação do estágio em Vila Flor.

"O trabalho que está a ser desenvolvido passa, especialmente, pela recuperação dos atletas, porque eles vêm de vários campeonatos, alguns estão mesmo parados há algum tempo e esta semana o trabalho prende-se mais com o conhecimento da forma como eles estão.
Neste primeiros dias, alguns jogadores sentiram algumas dores ou queixaram-se de problemas físicos, mas isso está dentro da normalidade para esta primeira semana.
Esperamos que na próxima semana todos estejam já a treinar ao mesmo ritmo", salienta.

O processo de injectar algum sangue novo no grupo de trabalho tem contribuido para a renovação da Selecção Nacional.

"Já tinha um bom conhecimento dos novos jogadores através dos vídeos organizados pelo Hugo (Silva), mas agora tenho a oportunidade de conhecê-los pessoalmente.
A primeira impressão é que são jogadores jovens com bastante potencial, mas estamos conscientes de que temos de trabalhar forte em termos físicos para tentar alcançar um nível tão alto como é reconhecidamente o nível do Voleibol europeu", admite.

Chico dos Santos, como é conhecido no Brasil, treinou a Selecção Portuguesa em 2005/2006 [Ver currículo desportivo aqui]

“Estou muito contente por regressar. Passaram-se 10 anos desde a minha passagem pela Selecção Portuguesa, que foi um pouco conturbada porque eu quis forçar muito o ritmo dos jogadores e eles não estavam preparados para isso.
A verdade é que eu queria que eles entrassem naquele que é um ritmo normal para a Selecção Brasileira, mas, agora, estou consciente de que Portugal tem as suas características próprias e sabemos como temos de trabalhar. Uma coisa é certa: não vai haver moleza, pois os treinos vão ser sempre intensos”, promete o técnico brasileiro.

Ver plano de treinos da Selecção Nacional em Maio / Junho / Julho

Refira que, hoje, a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) realizou uma sessão de boas-vindas à Selecção Nacional no Centro Cultural de Vila Flor, vila do distrito de Bragança, que recebeu já a Final da Taça de Portugal 2016, em seniores femininos, e da Supertaça 2015, também em femininos, bem como o Encontro Regional de Gira-Volei 2016.

A Final Four da Liga Mundial, disputa-se nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Até lá, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai disputar a Fase Intercontinental, participando nas seguintes poules:
Poule J – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia. Na Turquia (Izmir), de 17 a 19 de Junho de 2016.
Poule O – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal. No Canadá (Saskatoon), de 24 a 26 de Junho de 2016.
Poule R – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba. Na Finlândia (Tampere), de 1 a 3 de Julho de 2016.

A Final Four, agendada para os dias 9 e 10 de Julho de 2016, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados na Fase Intercontinental.

Lista de jogadores convocados

Nome

Pos.

Clube

Ivo Casas Libero SL Benfica
Marcel Gil Central Monteros VC (ARG)
João Oliveira Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor LPR Piacenza (ITA)
Hugo Gaspar Oposto SL Benfica
Lourenço Martins Zona 4 Castêlo da Maia GC
Tiago Violas Distribuidor AJ Fonte do Bastardo
Bruno Cunha Oposto Vitória SC
Marco Ferreira Oposto Toulouse (FRA)
André Lopes Zona 4 SL Benfica
Alexandre Ferreira Zona 4 Ziraat Bankasi (TUR)
Afonso Guerreiro Zona 4 AA S. Mamede
Phelipe Martins Central SC Espinho
Fabrício Silva Central SC Espinho
Filip Cveticanin Central Castêlo da Maia GC
João Fidalgo Libero AJ Fonte do Bastardo
André Rosa Zona 4 Esmoriz GC
 

Mais informações: www.fivb.org

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS