04-MAIO-2016
QUALIFICAÇÃO EUROPEIA
PARA O MUNDIAL DE 2018

 


A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) anunciou a fórmula de disputa da Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2018, que será organizado por Itália/Bulgária (seniores masculinos) e Japão (seniores femininos).

Em masculinos, com a Polónia, campeã do mundo em título, e a Itália e a Bulgária, organizadores da competição, já apuradas, 39 selecções procurarão assegurar um dos 7 «bilhetes» que darão acesso à fase final da competição a países do Velho Continente.

A qualificação europeia arranca em Maio/Junho do ano corrente, com a 1.ª Ronda a ser disputada pelos Pequenos Países (Small Countries), da associação zonal formada por Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, S. Marino, Escócia e País de Gales.
Os dois primeiros classificados apuram-se para a ronda seguinte.

A 2.ª Ronda de Qualificação está agendada para 23 a 28 de Maio de 2017 e será disputada em seis poules de seis equipas cada. Os vencedores das poules apuraram-se directamente para a fase final, enquanto os segundos classificados passam à 3.ª Ronda, agendada para os dias 15 a 20 de Agosto de 2017 e disputada em sistema de todos contra todos (round robin). O vencedor apura-se para a fase final.

Em femininos, serão 42 os países envolvidos na qualificação europeia para o Mundial de 2018. O sistema de disputa é igual ao dos masculinos, excepção feita ao facto de só se apurar para a 2.ª Ronda de Qualificação (30 de Maio a 4 de Junho) o vencedor da 1.ª fase da prova, disputada pelos Pequenos Países.

Mais informações: www.cev.lu / www.fivb.org

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS