17-MARÇO-2016
GIRA-VOLEI VISITA TUNES
E ENCANTA JOVENS ATLETAS

A Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) organizou, ontem, em Tunes, concelho de Silves, em parceria com o Centro Gira-Volei do Agrupamento de Escolas Silves Sul, o I Encontro Escolar de Gira-Volei da unidade escolar EB1 de Tunes e fez as delícias dos mais jovens, que sentiram, na actividade prática demonstrada, que este jogo é, de facto, «fácil, divertido e competitivo».

Esta oportunidade de prática desportiva e competitiva juntou cerca de 70 jovens gira-atletas, desde o 1º ano até ao 3º ano de escolaridade. Os alunos e atletas do 1º e 2º ano participaram numa actividade demonstrativa e os restantes alunos puderam integrar os diversos quadros competitivos.

Os jovens que pisaram o palco de competição ficaram radiantes com esta oportunidade de “praticar desporto e estar na companhia dos amigos” conforme confessou Marissol, aluna do 4º ano, que não parou de dizer que adorou este novo jogo. Estiveram presentes 5 professores a monitorizar a actividade, sendo que esta experiência salutar, praticada de forma efusiva, foi dividida em duas partes: os alunos do 1.º e 2.º anos estiveram a experimentar novos exercícios para o desenvolvimento correcto da técnica do passe, enquanto os alunos mais velhos estiveram integrados num modelo competitivo de 1x1 e 2x2 precedido de um aquecimento onde a nota dominante foi aplicarem-se no aperfeiçoamento do toque de dedos.

Tal como aconteceu na época anterior, a AVAL insiste na organização massiva de Encontros Escolares de Gira-Volei por todo o Alentejo e Algarve, levando a alegria e o entusiasmo a muitos dos gira-atletas espalhados pelos vários centros.
Para muitos destes atletas, é a primeira vez que participam num Torneio de Voleibol e que podem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Educação Física, uma vez que o projecto se encontra neste momento numa fase de disseminação por todos os anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas.

"Este primeiro contacto com o Gira-Volei e a parceria estabelecida com a AVAL permite-nos realizar este tipo de competições numa lógica de nova oportunidade de participação desportiva", salienta Paulo Silva, coordenador do projecto na EB1 de Tunes, um professor que pretende ver ainda estas competições replicadas por todas as unidades escolares do agrupamento pois considera importante "aproveitar todos os recursos que existem no terreno para multiplicar estas sessões e fidelizar cada vez mais atletas no concelho e, quem sabe, criar outras oportunidades de participação noutro tipo de eventos competitivos ligados à modalidade".

Para Paulo Pinho, Director Técnico Regional, que acompanha todas as competições de Voleibol instaladas na região, disseminar o Gira-Volei por todos os concelhos "é parte integrante da nossa estratégia de desenvolvimento da modalidade" e aposta no desenvolvimento da variante de Ar Livre com o Circuito Regional VOLLEY STAND UP!, que levará a Castro Verde no dia 19 de Março a sua Etapa 2 e que se estenderá esta época desportiva por mais 12 etapas, em número superior às da época passada, uma vez que acredita que o número de atletas vai continuar a crescer fortemente por toda a região.

Ver calendário de eventos de Gira-Volei aqui

Mais informações em www.giravolei.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS