25-NOVEMBRO-2015
HISTÓRICOS ADEREM
AO VOLEIBOL SENTADO


O Castelo da Maia Ginásio Clube é o primeiro histórico do Voleibol português a abraçar o Voleibol Sentado no âmbito do projecto do Desporto Adaptado, mostrando, uma vez mais, que instituições ou clubes já existentes podem integrar, com naturalidade e mesmo como uma mais-valia, o Desporto Adaptado no leque das suas modalidades, desempenhando assim um papel importante na inclusão social.

A Secção de Desporto Adaptado do Castelo da Maia GC arrancou apenas no dia 5 de Setembro de 2015, com as vertentes de Voleibol Sentado, Boccia e Goalball, mas este novo projecto dos maiatos mereceu já uma Menção Honrosa dos Prémio BPICapacitar, sob o lema «Incluir pelo Desporto». Ver mais informações aqui

Entre os vários troféus conquistados pelo clube nortenho, destacam-se:
Em masculinos – 4 Campeonatos Nacionais da I Divisão, 1 Campeonato Nacional da II Divisão, 2 Campeonatos Nacionais da III Divisão, 6 Taças de Portugal e 5 Supertaças.
Em femininos – 9 Campeonatos Nacionais da I Divisão, 1 Campeonato Nacional da III Divisão, 7 Taças de Portugal e 6 Supertaças.
Nos escalões de Formação: 4 Campeonatos Nacionais Juniores Masculinos, 4 Campeonatos Nacionais Juniores Femininos, 3 Campeonatos Nacionais Juvenis Femininos, 2 Campeonatos Nacionais Iniciados Masculinos, 1 Campeonato Nacional Iniciados Femininos e 1 Campeonato Nacional Minis B Masculinos.

Apesar de ainda estarem a ser dados os primeiros passos no sentido da divulgação e da (consequente) difusão do Voleibol Sentado em Portugal, o mais recente desafio desportivo e social da Federação Portuguesa de Voleibol começa já a dar os seus frutos e a tornar evidente todo o seu potencial.
Essas características estão a repercutir-se no interesse demonstrado quer por entidades sociais ou estabelecimentos de ensino quer por clubes em participarem mais activamente na promoção do Voleibol Sentado, que, para além de ser diferente e muito divertido, pode ser praticado por qualquer pessoa, com e/ou sem deficiência.

O processo de inscrição pode ser efectuado em www.fpvoleibol.pt/voleibolsentado

Informações adicionais sobre o Voleibol Sentado / Vídeo aqui / Site oficial

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS