Federação Portuguesa de Voleibol - Notícias

11-NOVEMBRO-2015
LIGA MUNDIAL: PORTUGAL
ORGANIZA FINAL DO GRUPO 2

Portugal vai acolher a Final Four do Grupo 2 da Liga Mundial 2016, nos dias 9 e 10 de Julho.
Esta Final será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados do Grupo 2 na Fase Intercontinental.

A World League 2016 apresenta um novo formato de competição, que divide as selecções em dois grupos de 12 equipas e um grupo de 8.

O Grupo 1 inclui as melhores 12 selecções da Liga Mundial 2015: França (vencedora), Sérvia (vice-campeã), Estados Unidos (3.º), Polónia, Brasil, Itália, Irão, Austrália, Rússia, Bulgária, Argentina e Bélgica.

O Grupo 2 é composto pelas 12 selecções classificadas entre o 13.º e o 24.º lugar em 2015: Japão, Holanda, Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal, Egipto, Turquia, Eslováquia e China.
Nota: Subiram a este grupo a China, a Turquia, a Eslováquia e o Egipto.

O Grupo 3 é composto por 12 selecções: Eslovénia, Tunísia, Venezuela, Catar, México, Espanha, Montenegro, Alemanha, Cazaquistão, Grécia, Taipé e Porto Rico.

 

A edição 2016 da Liga Mundial disputa-se de 17 de Junho a 17 de Julho.
A Fase Intercontinental dos Grupos 1 e 2 será disputada ao longo de três semanas, de 17 de Junho a 3 de Julho, enquanto a fase preliminar no Grupo 3 será concluída em apenas duas semanas.
No Grupo 3, a Final 4 será realizada nos dias 1 a 3 de Julho e será seguida pela realização da Final 4 do Grupo 2 (9 e 10 de Julho) e da Final 6 do Grupo 1 (13 a 17 de Julho).

A Final 6 do Grupo 1, que define o vencedor da Liga Mundial, será disputado por seis selecções (o organizador mais os cinco melhores classificados na Fase Intercontinental do Grupo 1).

Nos Grupos 2 e 3, as finais serão disputados pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador.
Os locais anfitriões das finais serão confirmados oportunamente.

O ano em curso afigura-se muito movimentado e intenso, tanto a nível de Voleibol Indoor como de Voleibol de Praia.
Até ao mês de Setembro, Portugal vai estar envolvido em várias competições internacionais, que trarão até nós várias centenas de representantes de outros países. que, independentemente dos resultados alcançados, levarão boas recordações do nosso País, pelas pessoas e pela organização dos eventos em que foram os principais intervenientes.

No próximo ano, Portugal vai participar nas seguintes competições:

Selecções Nacionais de Indoor
. Fases de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018 e Campeonato da Europa de 2017
(seniores masculinos e femininos) e Liga Mundial 2016 (seniores masculinos);
. Fases de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2016 (Sub-20 masculinos e Sub-19
femininos);
. Torneios da WEVZA (Sub-18 masculinos e Sub-17 femininos)
. Torneios da WEVZA (Sub-16 masculinos e Sub-15 femininos), que contam para o apuramento para o Europeu de Sub-17 masculinos e Sub-16 femininos, a realizar em 2017.

Selecções Nacionais de Voleibol de Praia
Fases de apuramento:
. Campeonato do Mundo Sub-17
. Campeonato do Mundo Sub-19
. Campeonato do Mundo de Sub-21
. Europeu de Sub-18
. Europeu de Sub-20
. Torneios da WEVZA de Sub-17, Sub-19 e Sub-21

Mais informações: www.fivb.com / www.cev.lu 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS